fbpx

A Nova Liderança: Liderando Negócios com o Coração!

Há uma nova liderança, um novo jeito de ser líder. Como exercer essa nova liderança, a liderança consciente e coerente (ou a liderança do coração)?

A Nova Liderança: Liderando Negócios com o Coração!

A Nova Liderança: Liderando Negócios com o Coração!

“Líderes convencionais estão altamente bem capacitados para liderar em um mundo que não existe mais.” (Steve Havill)

Este artigo celebra a oportunidade que tive durante a #HeartWeek de ouvir meu amigo Steve Havill falar, para o Brasil, sobre a nova ordem da liderança – a liderança do coração.

Steve é capitalista consciente, guia da nova economia e CEO da Conscia Ventures, consultoria que apoia líderes, empreendedores e profissionais a ativarem seus propósitos e assim prosperarem na nova economia. E também é Ativador da Comunidade Global de Instrutores Heartmath.

Steve compartilha de minhas duas maiores paixões: negócios conscientes e suas lideranças; e HeartMath e a coerência do coração, como ferramenta para levar, de fato, líderes e organizações a um novo patamar de existência.

Na sua palestra, Steve nos lembra dos desafios atuais para qualquer líder, em qualquer lugar do mundo. Neste momento de grande transição, todos vivemos em cenários cada dia mais incertos e observando a obsolescência de muitas estruturas a que estávamos de fato habituados.

E em meio a esse caos e à diversidade de visões de mundo, novas tendências se escancaram no mercado, em um chamado por inovação e humanização. Um chamado por uma nova liderança, um novo jeito de ser líder.

E qual é o jeito do Novo Líder?

O novo líder abandona a abordagem de controle e comando. E se abre para a liderança servidora, que facilita suas pessoas a expressarem todo o seu potencial.

O novo líder tem competências para navegar no cenário de incertezas e de rápidas mudanças. Competências como por exemplo: resiliência, autoconsciência, maestria emocional, autorregulação, autocuidado.

O novo líder honra o valor e o potencial humano. Sabe que pessoas não são recursos, mas fontes. De sabedoria, criatividade e talentos. De múltiplos potenciais.

O novo líder sabe utilizar as qualidades do coração em suas estratégias – apreciação, gratidão, coragem, entusiasmo – e é consciente dos benefícios do cuidado verdadeiro às pessoas que fazem parte do seu ecossistema. Assumem assim uma perspectiva do todo e trabalham por propósito.

E, muito importante, o Novo Líder sabe alavancar o poder da Inteligência do Coração. Individualmente, para melhores decisões e criatividade no novo mundo que emerge. E coletivamente, desenvolvendo a sabedoria de ser facilitador da intenção e inteligência coletivas.

Ativar o poder da Inteligência Coletiva começa pelo entendimento de que pessoas são fontes de sabedoria. E, ao adotar práticas de colaboração generativa, em ambientes que incentivem a expressão do Ser Integral de cada um, com clareza do Propósito Compartilhado, é possível então acessar e prosperar a partir da inteligência coletiva do coração.

Para acessar a inteligência coletiva do coração e contribuir criativamente para um mundo mais próspero e humanizado, o Novo Líder deve estar atento a três pontos, a saber:

1. Neutralidade:

Criar espaço para estar em um estado neutro, de silêncio interior e não-ação, para dar então espaço ao futuro que quer emergir a partir de sua liderança. Coerência nos deixa mais inteligentes, criativos e intuitivos.

2. Latitude Compassiva:

Desenvolver uma atitude e perspectiva compassiva em suas interações. É entender que o outro, bem como você, tem momentos de desafios, pontos-cegos emocionais, e erra. De fato, errar é humano. Ao passo que abraçar a vulnerabilidade do outro é qualidade do Novo Lider.

3. Cuidado Genuíno:

Verdadeiramente abraçar a cura e a felicidade dos seres humanos com quem se relaciona. E cuidado saudável tem limite. Evoca qualidades amorosas e regenera. Contudo, cuidado excessivo drena e estressa, e é uma habilidade do novo líder, mesmo os mais comprometidos, saber discernir entre o equilíbrio e o excesso.

E para exercer essa nova liderança, a liderança consciente e coerente (ou a liderança do coração) também tem a ver com a capacidade do líder de manter uma vibração alta em suas pessoas e ambientes, começando por si próprio. E então direcionar o negócio a um novo patamar. De amor, cuidado e impacto positivo no mundo.

Alguém disse que é fácil liderar nestes tempos? Não, mas com curiosidade e coração ativado pode ser divertido desbravar este novo mundo dos negócios.

Para elevar a vibração, o HeartMath propõe a técnica Shift & Lift (“Mudar e Elevar”), a saber:

  1. Respiração Focada no Coração: Foque sua atenção na área do coração. Imagine que sua respiração está fluindo para dentro e para fora da área do coração ou do peito, respirando um pouco mais lenta e profundamente do que o normal. Encontre então um ritmo que seja fácil e confortável.
  2. Ative sentimentos de gentileza, apreciação, conexão genuína ou uma atitude de escuta profunda.
  3. Irradie essas qualidades do coração para elevar sua vibração e ajudar assim a elevar a energia do campo do ambiente que o cerca.

Gostou do artigo? Que saber mais sobre a nova liderança e como liderar negócios com o coração? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também: ESG é coerência nos negócios

 

Roberta Moreira Lima é apaixonada por pessoas e felicidade, acredita no despertar das organizações para o seu papel facilitador de cura e florescimento de seu ecossistema. CEO e orquestradora da Reserva de Ideias Heart&Business, traz a coerência do coração para as estratégias de negócio por meio da união de marketing consciente, inovação e evolução humana. Capitalista Consciente, ICI Coach, PNL MasterPractioner, Terapeuta Vibracional e Instrutora Certificada HeartMath®. Coempreendedora da HeartBrasil, que compartilha, por meio de cursos e treinamentos, o Sistema HeartMath e Inteligência do Coração para indivíduos e organizações. Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso de Amor.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa