fbpx

A mudança que você tanto deseja

Desejamos mudanças, mas elas precisam estar alinhadas com nossos valores. Você, tem consciência dos seus valores pessoais e está preparado para a mudança que você tanto deseja?

A MUDANÇA QUE VOCÊ TANTO DESEJA Por que ela deve estar alinhada com seus valores pessoais?

A MUDANÇA QUE VOCÊ TANTO DESEJA
Por que ela deve estar alinhada com seus valores pessoais?

Vivemos num mundo onde a padronização de comportamentos, atos, falas e rótulos está em alta, ou seja, ou você se enquadra ou você pode estar sujeito a uma série de frustrações.

Essas frustrações podem ocorrer se você não tiver claro quais são seus valores fundamentais. Quando você vive de acordo com seus valores, você se sente melhor consigo mesmo e estará mais focado em fazer as coisas que são importantes para você.

Todos nós temos crenças e valores pessoais que nos estimulam ou que nos prendem em determinados momentos.

Nós vamos adquirindo esses valores e crenças ao longo de nossa história e esse conjunto se torna praticamente nosso jeito de ser e agir.

VALORES é tudo que acreditamos como certo. Valores pessoais é a junção entre as características e comportamentos que motivam e guiam nossas decisões. E normal que em determinado momento da vida passamos a desejar mudanças, essas mudanças precisam estar muito alinhadas com seus valores pessoais.

Conhecer os próprios limites, as pontes mais difíceis de atravessar, as emoções e suas reações, o que elas causam, lhe proporciona o olhar para dentro, conhecer as adversidades que nos acompanham e que nos travam nos momentos mais importantes da nossa vida, tornar consciente momentos em que nos ancoramos em situações difíceis, muitas vezes, vivenciadas na infância e deixadas de lado, mas que inconscientemente nos atrapalham bastante.

Tornar consciente os desafios internos, possibilita limpezas profundas e mudança de padrão, mas, isso só é possível por meio do processo de ressignificação e reprogramação mental.

Para você ter uma ideia de quanto isso é fundamental, na última turma do curso AT Autoliderança Transformadora, tivemos um executivo/líder que sofria com problemas de rejeição e mal conseguia falar sobre isso, obviamente, com um clima favorável conseguiu falar, mas não conseguia entender o porquê desse incomodo tão grande, ele realizou uma experiência profunda e conseguiu lembrar de fatos da sua infância onde sempre era interrompido com autoritarismo pelo seu pai, na ocasião era impedido de completar suas ideias e ainda por cima era chamado de “moleque abusado”. Acontece que esse “moleque abusado” cresceu e se tornou um líder, autoritário, somente suas ideias tinham que prevalecer e eram as únicas capazes de solucionar as questões da empresa, por conta deste comportamento, era ignorado e rejeitado pelos pares e subordinados, sua arrogância, não era aceita no dia a dia e muito menos nos momentos de descontração após expediente.

Ele tornou consciente esse fato e conseguiu enxergar que estava apenas repetindo um comportamento de uma pessoa importante na sua vida.  E o melhor, conseguiu perdoar seu pai e ressignificar aquele comportamento para que finalmente não se repetisse. Através da sua experiência vivencial, mudou e percebeu o quanto era autoprejudicial.  Hoje ele é outra pessoa, consegue valorizar o que tem de bom em si e enxergar essa bondade no outro.

Considero fundamental esse autoconhecer, só enxergamos no outro o que temos dentro de nós…

A mudança que desejamos está dentro de nós.  E o alinhamento dos valores pessoais com o objetivo estabelecido para o novo passo, passa a ser fundamental para atingir o sucesso desejado.

Cada vez mais as empresas estão valorizando pessoas com características únicas e que são capazes de inspirar as melhores qualidades em outras pessoas, para que assim a produtividade aconteça naturalmente e a performance sobressaia através de novos comportamentos baseados em valores pessoais condizentes com valores de outras pessoas. Esse processo de mudança e crescimento pessoal favorece a todos, mas principalmente que teve a iniciativa de sair da zona de conforto e buscar novos caminhos. Voltando a reflexão do início, a padronização de comportamento deixa de ter importância, pois o fundamental é a autenticidade que exala valores pessoais.

E você, tem consciência dos seus valores pessoais e está preparado para uma mudança?

Pense sobre isso, e se sentir vontade, pegue uma folha e faça uma lista de quais são seus valores fundamentais. Em outra folha, escreva quais são seus objetivos de mudança e observe se as mudanças estão coerentes com seus valores. Se estiver, vá em frente.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os valores pessoais e a importância de alinhá-los à mudança que você tanto deseja? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Luciana Soares Passadori
https://www.passadori.com.br

Confira também: Comportamentos e Atitudes para Alcançar a Liderança Feminina

 

Luciana Soares Passadori é mentora, coaching de desenvolvimento humano e facilitadora de autoliderança, liderança integral e liderança situacional. Possui vasta experiência no atendimento de grandes empresas para desenvolvimento de soluções em treinamentos comportamentais. Realizou a formação em Coaching Integrado – Coaching Executivo, Life Coaching pelo ICI Integrated Coaching Institute – Credenciado pelo ICF International Coach Federation, formação em DISC Profiler Solides e formação em Mentoria pela Enora Leader, formação em liderança feminina com Sally Helgesen. Criou e conduz, juntamente com Reinaldo Passadori, o curso Autoliderança Transformadora que tem um modelo de programa de autodesenvolvimento que potencializa as competências profissionais e pessoais. Advogada de formação, pós-graduada em Psicologia Transpessoal e especializada em Psicologia Forense. Iniciou sua jornada na carreira jurídica, onde atuou com Direito de Família por 12 anos. É Diretora estratégica do IVG, participa do comitê executivo do Programa Mentoria Colaborativa – Nós Por Elas do Instituto Vasselo Goldoni. E coautora do livro Mentores e suas histórias inspiradoras – Editora Leader.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa