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A magia da comunicação

Uma boa comunicação envolve duas coisas: falar e ouvir. Parece algo básico, mas muitas pessoas esquecem que antes de falar é necessário ouvir o que a pessoa quer e quais são as suas necessidades.

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino “comunicare”, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum.” Quando pensamos em comunicação, em geral, a primeira imagem que vem na mente são pessoas comunicando-se verbalmente. Colocamos o foco em falar assertivamente, utilizando um bom vocabulário e priorizando o entendimento das informações que estão sendo transmitidas. Não há nada de errado nisso, pelo contrário. A comunicação é a troca de mensagens entre quem emite e quem recebe. Porém, Uma boa comunicação envolve duas coisas: falar e ouvir. Parece algo básico, mas muitas pessoas esquecem que antes de falar é necessário ouvir o que a pessoa quer e quais são as suas necessidades. Vamos então, conhecer as cinco regras de ouro da boa audição:

1- Compartilhe – Seja atencioso e cordial

Em geral, as pessoas têm uma reação instintiva sobre o que o outro quer ouvir. Avaliam o que deve ou não ser dito a partir de sua análise, que é centrada no próprio “eu”. Pare e ouça. Seja atencioso e abra a sua mente para o que o outro quer e precisa.

2- Mostre que você está ouvindo

A comunicação é um processo dinâmico e interativo. Demonstrar interesse pelo que o outro está dizendo, impacta positivamente e gera confiança e credibilidade. Mas, como demonstrar que você está ouvindo? Adote uma postura corporal aberta, faça contato visual reativo, balance a cabeça em concordância ao que está sendo falado. Repita palavras que já foram ditas, confirmando que você escutou o que foi transmitido.

3- Verifique a compreensão

Envolva-se com o conteúdo da conversa, faça perguntas, dê opinião e busque demonstrar emoção e empatia.

4- Seja lento para julgar

Em geral, quando julgamos alguém pelo que está sendo falado, temos a tendência a interromper o assunto. Novamente, precisamos sair do próprio “eu” e deixar espaço para o outro manifestar os seus pensamentos. Portanto, procure ser lento ao julgar e deixe o outro finalizar o seu pensamento e ponto de vista.

5- Use o silêncio de forma adequada

Saber ouvir é saber silenciar. Muitas vezes, a pessoa quer e necessita ser ouvida sem interrupções. Entender o ‘“timing” de falar e silenciar, é o grande “pulo do gato” na comunicação. Fale quando necessário e aprenda a silenciar.

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
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