Anúncios

A Liderança na Família!

A Liderança é uma das atribuições mais desafiantes que o ser humano enfrenta, tanto no mundo corporativo como na vida pessoal. Talvez você deva estar me questionando, “liderança na vida pessoal?” E a resposta é sim.

A Liderança é uma das atribuições mais desafiantes que o ser humano enfrenta, tanto no mundo corporativo como na sua vida pessoal. Talvez você deva estar me questionando, “liderança na vida pessoal?” E a resposta é sim.

Um número expressivo de pessoas sofre as consequências da falta de liderança em suas vidas. Assim, é importante desenvolver a capacidade de liderar muito além do corporativo.

O indivíduo recebe a vida para ser o líder de seu próprio destino. É preciso saber reconhecer e se preservar quando outros querem limitar seu espaço, diminuir seu valor, roubar seus sonhos, apagar seu sorriso, estreitar seus caminhos ou impedi-lo de avançar. Quando você assume a responsabilidade de pai/mãe numa família, incontestavelmente está no topo desta hierarquia. A extraordinária tarefa de prover, educar, ensinar, desenvolver, amar seus filhos e ser para eles um referencial, requer a posse de você em primeiro lugar.

A sabedoria e a segurança dos pequeninos de hoje têm assustado seus educadores que, de forma equivocada, dão a eles o lugar de Reizinhos, tornando-se assim, seus súditos. Isso tem acontecido muito em decorrência de algumas questões dos pais:

  1. Insegurança;
  2. Amar de maneira equivocada, sem medida, achando que é só amar e pronto;
  3. Culpa por não acompanhar seus filhos presencialmente como gostariam, por não se sentirem competentes, ou ainda, não gostarem da tarefa de pai/mãe.

Essas questões fazem com que pais e mães acabem escolhendo consciente ou inconscientemente compensar seus filhos com presentes e/ou outras concessões como a ausência de regras claras, limites e de ordens pré-estabelecidas. Tudo para não se indisporem com seus filhos.

Pais, mães, educadores, tomar o seu poder sobre a própria vida é o primeiro passo para ser um grande líder. Alguns pensam que líderes já nascem prontos, mas não é bem assim. O indivíduo é potencialmente capaz de tudo, mas tendo dificuldade de expressar algumas capacidades, pode desenvolvê-las. É possível aprender e até desenvolver habilidade naquilo que reconhecemos necessário para realizar o que é importante em nossas vidas. O ingrediente principal para isso é estar motivado, e a felicidade de seu filho, o cumprimento de sua missão de pai/mãe, são importantes, não são?

Busque se desenvolver, seja um Pai/Mãe Líder e receberá como recompensa filhos saudáveis, engajados no seu mundo e sendo uma contribuição positiva nele.

É comum encontrarmos os pequenos ditando regras em casa ou na escola. Eles merecem ser respeitados, ter livre expressão, ser ouvidos, mas daí a ditar regras, há uma grande diferença. Pais e professores perdem o respeito das crianças quando não assumem as rédeas de sua família ou classe.

São os pais que apresentam aos seus filhos, em qualquer tempo, os valores para a vida, através da vida familiar. Os filhos são cada vez mais ágeis, inteligentes, multifocados, mas também são sensíveis e precisam de pais seguros para ensiná-los o respeito, o amor, a cooperação, a ética, os limites. Seja um companheiro sincero, colaborador responsável, mas assuma o seu papel de pai/mãe/educador. Eles precisam da sua presença segura.

A Liderança do 3º milênio é a Liderança Coach. E essa é uma liderança que você pode aprender e ser um líder inspirador e hábil em reconhecer os potenciais e déficits de seus liderados/filhos, e acompanhá-los com respeito à sua singularidade, mantendo a motivação e o foco nos bons objetivos. O líder Coach tem como propósito evoluir as pessoas que estão sob sua liderança, mas também ser humilde e aprender com elas.

Assim, vocês encarregados de acompanhá-los na sua trajetória de vida, devem buscar muito mais informação e desenvolver capacidades como:

  1. Compreender e respeitar a singularidade;
  2. Perceber seus potenciais e dificuldades;
  3. Habilidade de comunicação;
  4. Gerenciar estados emocionais;
  5. Otimizar aprendizados;
  6. Manter a motivação e foco na realização de metas e objetivos;
  7. Ser verdadeiro, humilde, consciente do seu papel e AMAR.

Seja um Lider Coach, um Lider Inspirador para seu filho, seja um facilitador na sua linda missão de transformar, de preparar um mundo mais harmonioso e feliz no futuro.

Você pode se desenvolver de muitas formas, recomendo as modernas metodologias como Coaching, PNL-Programação Neurolinguística, Constelações Sistêmicas e Familiares, entre outras.

⚙️ CrerSerMais
Roselake Leiros é Coach de Crianças, Jovens e Família – Buscando uma educação mais efetiva para os filhos, pais mais leves e motivados, Famílias mais harmoniosas, criou o “Educar Mais com Coaching e PNL”. Em Coaching, cursos e palestras dá suporte emocional e técnico com ferramentas que aumentam a efetividade e motivação na educação para Pais e Professores. É Dir. da CrerSerMais – Ministra Curso para Coaches que desejam habilidade no atendimento de crianças e é Trainner de Formações de Coach e PNL.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa