fbpx

A Internet das coisas X a conexão entre pessoas

A Internet das coisas é um termo comum para você? As evoluções tecnológicas impactam diretamente nosso tempo e nos conectam cada vez mais com o outro.

Internet das coisas

A Internet das coisas X a conexão entre pessoas

A Internet das coisas é um termo comum para você? Mais do que você imagina!

A Internet das coisas nada mais é que uma extensão da Internet atual que possibilita que objetos do dia a dia, quaisquer que sejam, mas que tenham capacidade computacional e de comunicação, se conectem à Internet.

Com os avanços tecnológicos, hoje por exemplo, você pode programar pelo seu smartphone um alerta para o ar condicionado de sua residência ligar na temperatura desejada antes mesmo de chegar em casa, tal como controlar a iluminação, música e qualquer aspecto de gestão de sua atmosfera. Isto seria um exemplo de Internet das coisas: o comando por meio de um dispositivo com acesso à Internet se comunicar com outro dispositivo e uma ação ser realizada. Isto é o que chamam de interconexão digital.

Além da interconexão entre dispositivos, pense em cada necessidade do seu dia a dia. Existe um aplicativo para facilitar? Tá com fome? iFood! Precisa de um motorista? Uber, 99, Cabify, etc. Precisa pagar contas? Aplicativo bancário. Solicitar serviços como supermercado, farmácia? Rappi!

A lista de apps cresce tanto a cada dia que além de facilitar a nossa vida, nos apresenta uma forma de inteiração cada vez mais digital e com mais discussões sobre o impacto disso na otimização do tempo de nossas vidas. Chegaremos já já neste ponto, mas antes quero compartilhar um dado com vocês interessante:

A China terá Internet das coisas onipresente em até dois anos! As tecnologias como Internet móvel e inteligência artificial vêm sendo empregadas para a criação de uma rede elétrica mais inteligente em algumas partes do país. Mais precisão, mais economia e segurança.

E então, isto não é genial?

Os 3 pontos acima são reforçados em quase todos os conteúdos que falam sobre Internet das coisas, mas a pergunta que não quer calar é: quais proporções o avanço da Internet e da inteligência artificial tomará nos próximos anos, décadas? Se voltarmos há 20 anos atrás, encontraremos algumas respostas:

O cenário das últimas 2 décadas foi a constante evolução e interação entre seres humanos e dispositivos eletrônicos. A coisa foi evoluindo tanto que os próprios objetos com a ajuda dos humanos sofreram intensas transformações até o ponto em que eles tivessem a capacidade de se conectar entre si. A pergunta que te faço neste momento é: isto te assusta ou te alivia?

Cada dia tenho mais certeza que nunca se falou e pensou tanto sobre o tempo. Isso: nosso tempo. O quanto ele é valioso, importante e como é difícil otimizá-lo e equilibrá-lo.

Eu não sou expert em tecnologia/inteligência artificial, mas sou uma pessoa curiosa que está sempre estudando sobre o assunto e tenho certeza que precisamos ser cada vez mais humanos em um mundo cada vez mais digital se quisermos seguir fazendo parte do Planeta Terra.

Para mim as evoluções tecnológicas impactam diretamente o nosso tempo e podemos aproveitar tais comodidades para nos conectarmos cada vez mais com o outro. Portanto, quanto mais tempo tivermos, mais podemos fazer pelos outros e por nós mesmos.

Seguiremos falando desse assunto com mais profundidade durante e após a minha viagem para China. Continue comigo e com a mente aberta para refletir sobre o futuro… que é para lá que a gente tá indo!

Leila Navarro
https://www.leilanavarro.com.br/

Confira também: 20 habilidades imprescindíveis a qualquer profissional

 

Leila Navarro Author
Há mais de 18 anos no mercado de palestras, Leila Navarro conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Suas palestras já foram assistidas na Espanha, Chile, Uruguai, Panamá, Japão, México, Peru, Paraguai, Colômbia, Angola e Portugal. No Brasil, segundo a Revista Veja, integra o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros. Entre suas premiações, em 2013 foi a única mulher eleita Top5, na categoria palestrante, do Prêmio Top ofMind Estadão RH, o Oscar do RH, o mais prestigiado e desejado prêmio do mercado. Em 2005 levou em primeiro lugar! Também obteve o Prêmio de 100 fornecedores de RH – Categoria palestrante do ano 2009. Autora de 16 livros, entre eles, “Autocoaching de carreira e de vida”, “Talento para ser Feliz”, “A vida não precisa ser tão complicada”, “O poder da superação”, e seu mais novo lançamento o “Virar o Jogo” , além de diversos e-books, artigos e diversas participações para a mídia em geral.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa