fbpx

A Inteligência do Coração na Liderança Consciente

Você sabia que todas as inteligências da liderança consciente estão diretamente ligadas e potencializadas pela inteligência do coração?

A Inteligência do Coração na Liderança Consciente

A Inteligência do Coração na Liderança Consciente

Como orquestradora de uma organização em rede há 20 anos, tive a oportunidade de vivenciar muitas equipes. E observar que, como cada ser humano, toda equipe é de fato única. Algumas fluem, gerando assim felicidade e prosperidade. Algumas não fluem, gerando então frustração e ansiedade.

É papel do líder saber unir talentos individuais únicos, que juntos são muito mais. E ter a sensibilidade de estimular a expressão autêntica do melhor de cada ser, em benefício de um propósito maior enquanto grupo.

Para falar de liderança, me inspiro aqui no movimento Capitalismo Consciente que existe com o propósito de elevar a consciência da humanidade por meio dos negócios.

Capitalismo Consciente é uma prática, uma filosofia, um jeito de ser e de estar nos negócios. O movimento parte do princípio de que os negócios existem para algo mais do que dinheiro: para criar valor.

Para despertar as organizações para novas formas de gerar lucro e abundância, apresenta a Liderança Consciente como um dos seus quatro pilares, juntamente com propósito elevado, cultura humanizada e valor compartilhado entre stakeholders.

A Liderança Consciente é facilitadora de cura, florescimento e felicidade de todos os sistemas que lidera: indivíduos, equipes, organização, a sociedade e o planeta. O líder consciente é servidor de seus sistemas e do propósito elevado pelo qual atua. Reconhece o valor humano e tem foco na comunidade.

A Liderança Consciente é composta por quatro inteligências, a saber:

  • A Inteligência Analítica, o QI, que é a bagagem intelectual e a capacidade de colocarmos conhecimento em ação;
  • A Inteligência Emocional, que engloba autoconsciência e a capacidade de autorregulação. Líderes conscientes querem transcender a sua experiência emocional. Desenvolvem habilidades para escutar, focar no outro e testemunhar as próprias emoções. E sabem não reagir, mas escolher com discernimento, com a consciência de ser empático à experiência do outro;
  • Inteligência Espiritual é a nossa conexão com a verdade, com a bondade, com as qualidades do coração. Por meio da inteligência espiritual acessamos nossos significados mais profundos, os nossos valores, o nosso propósito no mundo. É poder sentir qual futuro que quer emergir por intermédio de nossa liderança;
  • Inteligência Sistêmica é a nossa capacidade de visão da interdependência dos sistemas que compõem o ecossistema da organização. É saber que cada ser humano é um sistema – que compõe sistemas maiores (as equipes), que por sua vez compõem um sistema ainda maior (a organização), que impacta os sistemas da Sociedade e do Planeta.

Todas as inteligências da liderança consciente estão diretamente ligadas e potencializadas pela inteligência do coração.

O Instituto HeartMath, que estuda o coração há quase 30 anos, comprova cientificamente que o coração tem uma sabedoria que pode ser, de fato, desenvolvida como uma competência, que transcende a nossa crença de que este órgão é apenas uma bomba de sangue. E que é fundamental para a liderança consciente em momentos de tanta complexidade.

A inteligência do coração é o fluxo de consciência, compreensão e intuição que experimentamos quando a mente e as emoções são colocadas em alinhamento coerente com o coração. A inteligência do coração é a base da organização celular, que orienta e evolui os organismos em direção ao aumento da ordem, consciência e coerência dos sistemas de seus corpos.

Acessar a inteligência do coração desenvolve a nossa sabedoria de autorregulação – física, emocional, mental e espiritual. Por meio do coração, podemos assim acessar nossa melhor versão, com mais saúde, de forma integral, além de resiliência e motivação. E ainda nos conectar com a sabedoria intuitiva e criativa, caminhando para uma liderança sábia, inovadora e, principalmente, amorosa.

A inteligência do coração é acessada pelo estado de coerência cardíaca, onde nosso coração e cérebro – e então todos os sistemas do nosso corpo – passam a funcionar em sincronia e otimização energética. Atingimos esse estado por meio de uma respiração ritmada, com foco no coração. E ativando, junto com a respiração, um sentimento regenerador, uma qualidade do nosso coração.

Quando coerentes, ativamos as partes mais nobres e criativas do nosso cérebro, melhorando assim a nossa performance mental, a capacidade de resolução de problemas, memória e foco. Aprimorando então a Inteligência Analítica.

No estado de coerência cardíaca, ativamos a nossa capacidade de autoconsciência e autorregulação emocional e passamos então a escolher viver a vida com a lente das qualidades do coração, o que gera uma perspectiva mais positiva, empática e colaborativa da vida. Nos tornamos mestres na Inteligência Emocional.

A Inteligência Espiritual é intensificada com a prática HeartMath, nos conectando com a inteligência intuitiva do coração, de forma prática, a qualquer momento ou situação. Por meio dessa inteligência nos conectamos com nosso senso de valores e propósito e nossa flexibilidade em relação aos pontos de vista dos outros, estimulando então uma comunicação coerente e mais criatividade. E assim fica mais fácil liderar em cenários complexos.

Pela Inteligência do Coração aprendemos a alinhar de forma coerente os nossos sistemas físico, mental e emocional, acessando o melhor de nós. E podemos irradiar essa nossa melhor versão para outras pessoas e ambientes, por meio do campo eletromagnético do coração, que carrega informações de como estamos nos sentindo.

É nosso superpoder como líderes, por meio da nossa própria autorregulação, da coerência do coração, acessar nossa melhor versão e então influenciar positivamente os sistemas e ambientes com que interagimos. É saber despertar a melhor versão de todos os sistemas impactados por nossa liderança. Começando pelo coração de suas pessoas, alinhadas e em coerência por um propósito maior.

Gostou do artigo? Que saber mais sobre a Inteligência do Coração na Liderança Consciente? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também: O mundo mudou! Com que consciência queremos cocriar o novo mundo?

 

Roberta Moreira Lima é apaixonada por pessoas e felicidade, acredita no despertar das organizações para o seu papel facilitador de cura e florescimento de seu ecossistema. CEO e orquestradora da Reserva de Ideias Heart&Business, traz a coerência do coração para as estratégias de negócio por meio da união de marketing consciente, inovação e evolução humana. Capitalista Consciente, ICI Coach, PNL MasterPractioner, Terapeuta Vibracional e Instrutora Certificada HeartMath®. Coempreendedora da HeartBrasil, que compartilha, por meio de cursos e treinamentos, o Sistema HeartMath e Inteligência do Coração para indivíduos e organizações. Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso de Amor.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa