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A Importância do Respeito para um Ambiente de Trabalho Saudável e Produtivo

Entenda a importância vital do respeito no local de trabalho e seu impacto na saúde e produtividade de toda a equipe. Aprenda estratégias eficazes para cultivar uma cultura de respeito e colaboração na sua empresa.

A Importância do Respeito para um Ambiente de Trabalho Saudável e Produtivo

A Importância do Respeito para um Ambiente de Trabalho Saudável e Produtivo

Já aconteceu com você, durante uma reunião, ter um dos participantes de olhos fechados o tempo todo, enquanto você está falando? Imagine essa situação e suba o número de pessoas para dois, três ou quatro. Provavelmente, você ficaria desconfortável, sua concentração se dividiria, sem saber se estão prestando atenção em você ou pensando em qualquer outra coisa. Dá para considerar uma falta de respeito, não dá?

Será que o equivalente a essa situação, em uma reunião online, não seriam as câmeras fechadas? Quando isso acontece comigo, sempre fico com a sensação de que a pessoa está fazendo alguma outra coisa ou, talvez, nem sequer esteja na frente do computador. Fica a sensação de que não está minimamente interessada no assunto daquela reunião. Dá para considerar também uma falta de respeito, não dá?

O cenário turbulento, a complexidade da vida, o ritmo de trabalho, são alguns dos fatores existentes hoje e que podem estar nos desfocando de relações mais respeitosas e saudáveis. Banalizamos inúmeros comportamentos de falta de respeito e até achamos normal – uma normalidade tóxica está presente.

A popularização de inúmeras atividades por meio e com uso da tecnologia trouxe muito dessa discussão sobre o comportamento assumido nesses momentos, falando-se muito da necessidade de se criar regras para evitar atitudes que possam ser encaradas como falta de respeito. Alguns exemplos do que pode entrar nessa lista:

1. Chegar atrasado ou sair antes do horário combinado

Isso pode mostrar desinteresse e falta de comprometimento com a reunião. Existem casos e casos, obviamente, por isso é sempre melhor deixar claro, do que agir como se nada estivesse acontecendo. Já soube de situações em que a pessoa simplesmente saiu, sem nem um “tchau”.

2. Não se preparar para a reunião

Isso pode prejudicar o andamento da reunião e causar constrangimento aos outros participantes. Nada pior do que alguém que volta a pontos que já foram debatidos, levantando questões que já foram esclarecidas e não trazendo nada de novo. Fica a impressão de que está falando por falar, por não ter se preparado e não ter nada a acrescentar.

3. Não participar da discussão é a outra face da moeda

Se você estiver presente e participando de uma reunião, é importante contribuir. Mesmo que seja só para apoiar uma proposta, sem falar muito, já mostra que você tem uma opinião e a está deixando clara.

4. Não prestar atenção

Essa é para aqueles que deixam a câmera aberta, mas se envolvem em outras atividades ou distrações, como enviar mensagens de texto ou verificar constantemente o celular. Tem a variação também de desligar apenas o microfone e aparecer falando ao telefone ou conversando com alguém que está no mesmo ambiente, enquanto a reunião acontece na tela.

5. Interromper os outros

Isso é desrespeitoso e pode prejudicar a compreensão da reunião. Em uma reunião online, beira o insuportável quando falamos ao mesmo tempo, ficando impossível entender o que está sendo dito.

6. Fazer comentários ofensivos ou discriminatórios

Nem precisa explicar, né? Mas podemos falar também do tom em que um comentário é feito. Se for agressivo, rude, hostil e mesmo irônico ou sarcástico além da conta, cria um ambiente negativo e altamente desrespeitoso. Nessa linha ainda, incluiria os apelidos que ofendem ou depreciam o outro.

7. Usar roupas ou equipamentos inadequados

Sobre as roupas – ou falta delas – são diversos os vídeos de reuniões online que apareceram durante a pandemia, com gente sem camisa ou de regata em uma audiência. De equipamentos, a gente sabe que nem sempre dá pra contar com a internet, mas revisar tudo antes é sempre bom. Um fone com chiado, por exemplo, deixa todo mundo irritado. Isso pode causar distração e prejudicar o andamento da reunião.

Como muitas outras questões, o mundo virtual colocou uma lente de aumento em situações do dia a dia, criando variações virtuais delas.

Com a falta de respeito não é diferente. Na empresa, no trabalho, ela pode ter um impacto enorme.

Para os funcionários, pode levar a problemas de saúde, diminuição da motivação e do engajamento, aumento do absenteísmo e até mesmo ao desejo de deixar o emprego. Além disso, a falta de respeito pode criar um clima de desconfiança e hostilidade entre os colegas de trabalho, prejudicando o trabalho em equipe e a colaboração.

Para as empresas, as consequências também podem ser graves. A falta de respeito no ambiente de trabalho, como não cumprimento de acordos ou a presença de líderes abusivos, pode resultar em alta rotatividade de funcionários, má reputação da empresa, baixa produtividade, aumento dos custos de treinamento de novos funcionários, além de possíveis processos judiciais por discriminação ou assédio.

Além disso, um ambiente de trabalho negativo pode afetar a imagem da empresa e sua capacidade de atrair e reter talentos.

O primeiro passo é identificar os comportamentos que representam a falta de respeito no ambiente de trabalho é estar atento aos sinais. Se você presencia uma situação de falta de respeito, é importante tomar medidas para combatê-la. Se quisermos deixar de lado a questão óbvia da empatia, é sempre bom lembrar que ignorar o que acontece com um colega pode ser a forma de abrir caminho para que aconteça com você também.

Respeito é fundamental para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Todos nós queremos um ambiente onde sejamos tratados com dignidade e respeito. Para além disso, respeito é algo que deveria fazer parte do nosso dia a dia, em qualquer situação, desde dentro de casa, com a família, até na rua, com desconhecidos. E no entanto, a falta dele muitas vezes é tolerada, como um traço de personalidade ou normalidade, quando não deveria ser.

Em poucos dias, iremos comemoramos uma transição de ciclo anual, final de ano, oportunidade de fazer pedidos e assumirmos compromissos com novos comportamentos. Que tal mudarmos isso em 2024, como uma resolução de Ano Novo, em todos os ambientes? O que você acha?

Fica aqui o convite: selecione até 03 novos comportamentos respeitosos e de qualidade para as relações no seu grupo de trabalho ou empresa e se comprometa em fazer diferente em 2024.

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre a importância do respeito para um ambiente de trabalho saudável e produtivo, e como a falta dele impacta tudo ao redor? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Que sejamos mais felizes em 2024!

Marco Ornellas
https://www.ornellas.com.br/

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Marco Ornellas é Psicólogo, Master of Science in Behavior pela California American University e Mestre em Biologia-Cultural pela Universidad Mayor do Chile e Escuela Matrizstica. Pós em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações.Consultor, Coach, Designer Organizacional, Palestrante e Facilitador de Grupos e Workshops em temas como Liderança, Complexidade, Gestão, Desenvolvimento de Equipes, Inovação e Consultor em Design da Cultura Organizacional.Autor dos Livros: DesigneRHs para um Novo Mundo, Uma nova (des)ordem organizacional e Ensaios por uma Organização Consciente.CEO da Ornellas Consulting e Ornellas Academy.
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