A importância do equilíbrio no mundo dos negócios

O Anjo Investidor fala sobre a importância dos empreendedores estarem em perfeito equilíbrio para desenvolverem seus negócios.

1535
1535
A importância do equilíbrio nos negócios

A importância do equilíbrio no mundo dos negócios

Convivo com centenas de pessoas de sucesso, de vários tipos, setores e classes sociais. As que mais conseguem perenidade e prosperaram em todos os sentidos, são aquelas que de alguma forma conseguem equilibrar o conhecimento, a simplicidade, o sucesso, a riqueza, o trabalho, a influência, a autoridade e a empatia. De fato, não é fácil lidar com este misto de sentimentos e conquistas; me arrisco a dizer que é exatamente por isso que tanta gente se perde no meio do caminho.

Principalmente quando o assunto é empreender. O mundo dos negócios como um todo e o ecossistema de startups, principalmente, não dá margem para erros ou valoriza a vaidade. Não é difícil perceber que quem se destaca alcança este feito justamente por ter equilíbrio e controle sobre si mesmo, suas emoções e ambições. São inúmeros os casos em que as pessoas tentam inverter os valores; quantos especialistas de tudo estão surgindo sem que eles ao menos tenham vivido o que estão tentando ensinar?

Apesar do tempo e a própria vida se encarregarem de dar as devidas “porradas” e por meio de lições oferecerem diferentes ensinamentos, eu prefiro sempre lembrar as pessoas que nada é pra sempre e da importância de ter os pezinhos bem firmes no chão. Não falhar no que é essencial já é um excelente começo. A certeza, sem a dúvida, te faz um ignorante. A simplicidade, sem autoconhecimento, te deprecia. A riqueza, sem caridade, te faz avarento. A empatia, sem compaixão, te faz dissimulado. A influência, sem “semancol”, te deixa metido. O trabalho, sem tempo, te faz escravo. A autoridade, sem respeito, te faz tirano.

Como identificar esses pontos e descobrir quem é assim?

Esteja atento aos sinais, eles são preciosos seja na vida ou no mundo dos negócios.  Pequenos sinais e certos detalhes, repetidamente, de autopromoção, de selfish, de ancoragem, de vendas, de ostentação, de prepotência, de benevolência demais, de ingenuidade, entre outros tantos, dizem muito sobre alguém.

E nada é mais poderoso do que a coerência, falar é fácil, mas o que foi feito? O que é mostrado e como é enxergar o filme por trás da foto. Como eu costumo dizer, quem fala que sabe, geralmente não sabe. Quem mostra o que tem, não deve ter tanto assim.

É desafiador ler as entrelinhas, no entanto, necessário para sobreviver e, principalmente, para se destacar. No programa O Anjo Investidor, dou dicas como essa para quem deseja entender melhor a nova economia, o mundo das startups e do investimento anjo. No programa, fica nítido como os empreendedores precisam estar em perfeito equilíbrio para desenvolverem seus negócios e a importância disto. Como eu disse no começo, seja na vida ou no mercado, este será o maior desafio para todos daqui pra frente.

Convido você a acompanhar O Anjo Investidor, boas reflexões e negócios!

João Kepler
http://www.joaokepler.com.br/

Confira também: O Mentor

 

João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...