A Importância da Pausa

A rotina agitada e a falta de tempo para descansar abrem cada vez mais espaço para as tensões e para o estresse. Confira 5 dicas para o seu dia a dia!

A rotina agitada e a falta de tempo para descansar abrem cada vez mais espaço para as tensões e para o estresse. Toda a vez que passamos por uma situação estressante, muitos sintomas se manifestam fisicamente, causando incômodos, dores, irritações e mal estar. Por isso, técnicas de respiração e concentração, ajudam a controlar os sintomas da ansiedade.

Para prevenir agravamentos causados pela correria e altos níveis de tensão, é de extrema importância aprender a pausar. Dar prioridade aos momentos de lazer, atividades de relaxamento e à prática de exercícios físicos é uma maneira de espantar as preocupações. No dia a dia, pode ser até mais simples. Algumas técnicas ajudam a relaxar em apenas 30 minutos por dia.

5 Dicas para o seu dia a dia

Seguem algumas dicas abaixo para inclusão no dia a dia:

  • Técnicas de “Mindfulness”: foque no momento presente. Um bom momento é durante a escovação de dente no final do dia. Perceba cada movimento, gostos e sensação enquanto escova os dentes antes de dormir.
  • Meditação e exercícios de respiração: Escolha uma posição confortável, de preferência sentado. Feche os olhos, concentre-se na sua respiração. Deixa os pensamentos fluírem, evitando ter que controlá-los. Comece com um minuto por dia e vá aumentando conforme for melhorando sua concentração.
  • Atividades que auxiliam a entrada em “Flow”: “Flow” é um estado mental de profunda concentração, com a perda de percepção de tempo, espaço e outras preocupações. Atividades ligadas à música, por exemplo, auxiliam a entrada em flow. Toque um instrumento ou escute música diariamente. Aprecie a melodia e ritmo. Deixe-se levar pelos sons. Anotações de pensamentos: Faça uma lista de seus pensamentos ou preocupações diariamente. O ato de escrever auxilia na redução de ansiedade.
  • Alongue-se: Faça alongamentos ao longo do seu dia. Relaxe a musculatura e trabalhe a sua flexibilidade física. Você também pode praticar exercícios posturais para aliviar dores nas costas, lombar e pescoço.
  • Leitura: Escolha um novo livro por mês. Dedique alguns minutos por dia para a leitura. Você pode ler no transporte para casa, na cama antes de dormir, na mesa esperando uma reunião. Foque em cada palavra, no enredo e nos personagens.

Estas são algumas das técnicas que auxiliam no relaxamento da mente e do corpo. Engaje-se em atividades que favoreçam a pausa física e mental diariamente para elevação do bem-estar.

 

Sharon Feder Author
⚙️ Carevolution
Sharon Feder é formada em Psicologia pela Brown University nos EUA, com especialidade em Estudos Brasileiros e Portugueses pela Brown University e Coach de Saúde e Bem-Estar com Certificação Internacional pela Wellcoaches (EUA). Treinada no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (ProChange Behavior Systems). Atualmente, é Sócia Diretora na Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar, desenvolvendo programas de qualidade de vida e capacitações de profissionais com foco em mudança de comportamento, engajamento e autocuidado.
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