A História do Management

Vivemos um período de grandes mudanças na vida das pessoas e organizações. Segundo o Fórum Mundial da Economia, o ano de 2020 será um marco nessa mudança!

Estamos vivendo um período de grandes mudanças na vida das pessoas e organizações.

Conforme vem sendo falado, o ano de 2020 será um marco nessa mudança, conforme o Fórum Mundial da Economia, onde muitas funções que conhecemos hoje, não serão mais utilizadas, tanto que, colocaram as dez mais importantes competências que serão exigidas para os líderes do futuro que emerge agora em 2020:

  1. Adaptabilidade Proativa;
  2. Resiliência Evolutiva;
  3. Liderança por Propósitos;
  4. Cultura Digital;
  5. Cocriação e Prototipagem Rápida;
  6. Empatia Multifocal;
  7. Solução da Complexidade;
  8. Fazer menos e melhor;
  9. Agilidade não apressada;
  10. Recapacitação (Reskilling).

Fonte: Fórum Econômico Mundial

Eu não poderia deixar de incluir as duas abaixo:

  1. Líder Coach e Mentor, e
  2. Espírito Empreendedor.

Agora estamos em uma encruzilhada, na adaptação mais rápida e nós, seres humanos, não estamos acostumados a encarar essa velocidade com tanta profundidade e tecnologia.

Eu creio que essa mudança de paradigma, vai trazer para muitos líderes um sofrimento nessa adaptação, visto que, as mudanças não tinham tanto velocidade como hoje esta acontecendo.

Quero trazer à tona nesse pequeno artigo, uma profunda reflexão, para que possamos entender o momento de mudança radical que está acontecendo, onde estamos saindo de uma era onde as coisas aconteciam com tempo para se preparar, para uma era onde não se tem mais esse tempo para preparação.

Já falei em artigos anteriores, sobre dois grandes pensadores, que já nos alertavam para essa problemática: Peter Drucker: “O futuro está a dois minutos à nossa frente”, falava isso na década de 80 e outro Alvin Toffler, em seus dois grandes manuscritos, “Previsões e Choque do Futuro”, também na década de 80.

Então vale a pena discorrer a história da liderança para entendermos melhor esse novo tempo.

Da máquina a vapor à 4ª Revolução Industrial: a evolução do mundo da gestão.

Movimento SocialPeríodoReflexo da GestãoReferências Intelectuais
1ª revolução IndustrialInício do séc. XIXAdministração CientíficaFrederic Taylor
2ª revolução IndustrialInício do séc. XXAdministração CientíficaHenry Ford
Henri Fayol
Valorização do IndividuoDécada de 1940Trabalhador do conhecimentoPeter Drucker
Pós-GuerraDécada de 1950Movimento Qualidade Total (TQM)Peter Drucker
Edward Deming
Joseph Duran
Ascensão do mercado de consumoDécada de 1960Especialização do MarketingTheodore Levitt
Philip Kotler
3ª revolução industrialDécada de 1960/70Utilização de computadores nas organizações
Popularização da gestãoDécada de 1980Explosão dos conteúdos sobre gestão: surgimento da indústria do managementTom Peters
Ascensão TecnológicaDécada de 1980Adoção da tecnologia nos negócios ReengenhariaGordon Moore
Regis Mckenna
Michael Hammer
James Champy
Empoderamento do consumidorDécada de 1990Migração do mercado de massa para o mercado de nichoStan Rapp
Aumento da velocidade das mudançasDécada de 1990Ascensão da inovaçãoClayton Christensen
Expansão da internetDécada de 2000Transformação digital cloud computingSteve Jobs
Bill Gates
4ª revolução industrialAno 2016Ruptura total. Adoção de conceitos nos negócios como inteligência artificial (IA), internet das coisas, big data dentre outrosKlaus Schwab
Peter Deamandis
Salim Ismail
Joi Ito

Fonte: MAGALDI, Sandro; SALIBI NETO, José, Gestão do amanhã, ed. Gente, 5ª e, 2018.

Espero ter colaborado, nessa pequena reflexão para que você possa ainda, mesmo que falte pouco tempo, se preparar para essa nova Onda Industrial e da Sociedade do Futuro.

Seja bem-vindo ao futuro!

Iussef Zaiden Filho

⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa