fbpx

A história do aluno como parte do viver acadêmico

No viver acadêmico, quando o aluno narra a sua história, abrem-se possibilidades para que ele compartilhe a sua identidade e os seus contextos familiar e sociocultural, por exemplo.

Compartilho uma experiência que tive com alunos do ensino superior. Ela foi vivenciada durante uma disciplina que tem entre os seus objetivos: a criatividade e a inovação durante o desenvolvimento de software.

Cada aluno foi convidado a trazer um prato de comida para compartilhar com a turma durante os intervalos. O prato deveria ser – necessariamente – feito com a família e, se possível, próximo às pessoas com mais idade.

A participação do aluno era voluntária. Nesta oportunidade eles se organizaram e todos participaram. Em algumas aulas tínhamos até três pratos à turma. Era um grande encontro!

O aluno tinha que: apresentar o prato, dizer como ele foi feito e comentar a sua colaboração para que ficasse pronto. Era possível perceber a emoção no olhar dele e o respeito da turma via o silêncio oferecido: ouvindo aquela narrativa repleta de detalhes e envolvimentos com cada um que participara daquele contexto familiar.

Para conciliar a disciplina a esta situação: foi pedido para que o aluno procura-se conhecer as necessidades de softwares – e de outras tecnologias – junto ao viver familiar. Elas foram categorizadas e trouxeram aprendizados por competências aos respectivos desenvolvimentos.

Foram alguns exemplos de softwares construídos: controle de finanças pessoais, alertas via celular para localizar objetos pessoais perdidos, comunicações entre grupos familiares que motivassem encontros e troca de serviços/objetos.

A alegria e as histórias contadas foram lindas. Não apenas dos alunos que estiveram ali na frente, como também, dos relatos trazidos por eles a respeito das reaproximações com avós, pais e irmãos que há muito não conversavam.

A relação professor-aluno foi construída e mantida. Os conteúdos lecionados conciliaram-se à experiência vivida.

Leandro Alves da Silva é Gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional na First Peopleware e atua desde 2011 em Coaching-Mentoring-Counseling, palestras e treinamentos customizados. Doutor em Educação pela FEUSP e Master Coach pelo BCI.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa