fbpx

A Felicidade da Imperfeição

Somos seres com propósitos, sonhos, crenças, pensamentos e comportamentos diferentes. Reconhecer que não atingimos a perfeição é um ato de coragem e consciência para aceitar que ser imperfeito nos proporciona motivos para viver uma vida em busca das conquistas interiores.

“A imperfeição é a causa necessária da variedade nos indivíduos da mesma espécie. O perfeito é sempre idêntico e não admite diferenças por excessos ou por defeito” (Marquês de Maricá)

Reconhecer que não atingimos a perfeição é um ato de coragem e consciência para aceitar que ser imperfeito nos proporciona motivos para viver uma vida em busca das conquistas interiores.

Somos seres com propósitos, sonhos, crenças, pensamentos e comportamentos diferentes. Ser perfeito é assumir que existe um padrão pré-estabelecido que talvez não nos complete.

Podemos explorar a imperfeição através da nossa capacidade de pensar, sentir e agir de acordo com as experiências que criam conexões com nosso interior e o que desejamos para o futuro.

Explorar facilita a expansão de consciência sobre quem você é permitindo aumentar sua percepção da vida. Aos poucos tendo atitudes de acordo com os seus aprendizados, perceberá que faz mais sentido usurfuir da plenitude do ser e do momento, em comparação a querer uma perfeição estabelecida pelo senso comum.

O livro “A Coragem de Ser Imperfeito” de autoria da Brené Brown, traz reflexões ao abordar o que podemos cultivar no desejo de atingir a plenitude do nosso ser e crescer com nossas imperfeições:

  • Autenticidade e se libertar do que os outros pensam;
  • Compaixão e se libertar do perfeccionismo;
  • Espírito flexível e se libertar da monotonia e da impotência;
  • Gratidão e alegria e se libertar do sentimento de escassez e do medo do desconhecido;
  • Intuição e fé e se libertar da necessidade de certezas;
  • Criatividade e se libertar da comparação;
  • Lazer e descanso e se libertar da exaustão como símbolo do status e da produtividade como fatores de autoestima;
  • Calma e tranquilidade e se libertar da ansiedade como estilo de vida;
  • Tarefas relevantes e se libertar de dúvidas e suposições;
  • Risadas, música e dança e se libertar da indiferença e de “estar sempre no controle”.

Ser imperfeito é uma arte onde você é o artista da criação do caminho ao êxito e plenitude da obra da sua vida.

Grande Abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa