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A Estrutura das Perguntas nos Processos de Coaching e Mentoring

Distinguir as perguntas certas ou erradas é fundamental para se preparar uma sessão de coaching ou mentoring. Confira uma lista bem estruturada de perguntas por área de necessidade:

A Estrutura das Perguntas nos Processos de Coaching e Mentoring

A Estrutura das Perguntas nos Processos de Coaching e Mentoring

A alma de um processo de coaching, mentoring está na arte de fazer perguntas. E isso aprendemos desde a filosofia antiga com Sócrates, na disciplina chamada “Maiêutica.

Ao longo dos anos isso foi sendo aperfeiçoado e estruturado.

Grandes Mestres se dedicaram ao estudo de como fazer perguntas que são fundamentais para descobrir a raiz ou razão das necessidades humanas e entender os problemas que geram essas necessidades.

O processo de coaching usa muito bem essa técnica, a arte de fazer perguntas.

Muitos dos grandes executivos, pensadores aprenderam ao longo de suas vidas essa técnica, como por exemplo Warren Berger que escreveu um livro “Uma Pergunta Mais Bonita” onde traz um sistema: “Por quê? E se? Como?”.

“Segundo Berger, a mais bela pergunta é “por quê?”

Conforme o professor do MIT Hal Gregersen, ter um sistema organizado para fazer perguntas é fundamental antes de se começar qualquer atividade ou projeto, portanto, é interessante ter um check list de perguntas para se preparar para qualquer processo.

Meu intuito aqui e trazer um sistema mais organizado em várias áreas que envolvem as perguntas num processo de coaching ou de mentoria (mentoring).

Distinguir as perguntas certas ou erradas e fundamental para se preparar antes de qualquer sessão de coaching ou mentoring, apesar que seu coachee ou mentorado normalmente traz as suas perguntas e a partir delas é que formulamos as nossas para aprofundar cada vez mais no tema trazido pelo coachee ou mentorado e ter entendimento correto de sua necessidade.

Segue então uma sugestão bem estruturada de perguntas por área de necessidade, a saber:

Perguntas diagnósticas:

  1. O que não está funcionando?
  2. Quando começou a dar errado?
  3. Por que isso aconteceu?
  4. Como podemos consertar?
  5. O que aprendemos?
  6. O que isso significa?

Perguntas estratégica:

  1. Como você acha que a mudança ocorrerá?
  2. Como mediremos os resultados?
  3. De quanto dinheiro precisaremos?
  4. Quantos são os nossos concorrentes?

Perguntas Empáticas:

  1. O que você gosta de ler?
  2. Como eram seus pais?
  3. Você está triste agora?
  4. Sua integridade é a que imaginou que teria?
  5. Como você gostaria de ser nesse aspecto?

Perguntas que aproximam:

  1. O que o motiva?
  2. O que você está pensando agora?
  3. Você oferece perigo?

Perguntas que confrontam:

  1. Como isso aconteceu?
  2. Quem é o responsável?
  3. Você acha que fez a coisa certa?

Pergunta criativas:

  1. O que você faria se tivesse muito dinheiro?
  2. O que você faria se fosse o presidente dos Estados Unidos?
  3. E o que você faria se não pudesse fracassar?
  4. O que você faria se morasse no Butão?
  5. O que você faria se vivesse no século XVIII?

Perguntas missionarias:

  1. O que é importante para você?
  2. O que gostaria de mudar/construir/consertar?
  3. Quanto podemos ousar?
  4. Quão longe podemos chegar?
  5. Como podemos ser parceiro?

Perguntas científicas:

  1. As empresas mais inovadoras são assim por empregaram mais mulheres?
  2. Ou essas empresas empregam mais mulheres por serem inovadoras?

Perguntas de Entrevista:

  1. Que países fazem fronteira com a França?
  2. Que adjetivos descrevem você?

Perguntas para descontrair:

  1. Você gosta de escrever a mão ou só digita em teclados?
  2. Se fosse escolher uma única coisa para todos saberem a seu respeito, qual seria?
  3. Em Paris, você prefere passear na Rive Gauche ou na Rive Droite?

Perguntas de Legado:

  1. Como você quer ser lembrado?
  2. Como você encara seus fracassos?
  3. O que você escreveria em uma carta a seu bisneto?
  4. Qual seu maior orgulho?
  5. Qual é a sua história?

Perguntas regulares de negócio:

  1. Quais são as grandes tendências que vão remodelar seu ambiente de negócio?
  2. Como essas tendências vão afetar o setor como um todo e o negócio em particular?
  3. Quais são as questões de maior impacto e mais incertas que essas mudanças trazem, e que possíveis cenários futuros sugerem?
  4. Quais são as implicações específicas desses cenários?
  5. Por que nosso concorrente está ganhando Market share?
  6. Por que os concorrentes estão ajustando preços em tempo real?
  7. E por que compradores pela internet querem alternativa à entrega em domicílio?
  8. Como a tecnologia transformará as gôndolas do mercado em showrooms?

Perguntas que tiram o sono?

  1. Sabe aquilo que você não quer, de jeito nenhum, que lhe perguntem?
  2. Como podemos tornar nossa organização obsoleta ante que alguém o faça por nós?
  3. Como empresas estabelecidas deve embarcar na transformação digital?
  4. E como uma empresa iniciante, sem quaisquer recursos tradicionalmente considerados essenciais para sobreviver, consegue, em questão de meses invadir, conquistar e às vezes até dominar todo um ramo de atividade?
  5. O que mais poderá fazer?

Essas foram algumas sugestões de perguntas estruturadas que você poderá completar com seu repertório que no momento de preparar um processo de coaching, ou mentoria, ou até mesmo um projeto, ou ainda começar um negócio, terá como um check-list, para ajudá-lo.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a estrutura das perguntas nos processos de coaching e mentoring? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Um abraço!

Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/

Fonte: SALIBI, Neto José; MAGALDI, Sandro; O Que as Escolas de Negócios Não ensinam, Alta Books, 2019, págs. 53-59

Confira também:
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Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
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