fbpx

A Era do Autodidatismo

Ao contrário do que muitos pensam, o autodidatismo não é só para quem nasce com esse dom, é possível desenvolver habilidades para se tornar autodidata. 

A Era do Autodidatismo

A Era do Autodidatismo

Em tempos onde a informação é democratizada, o autodidatismo é ponte para o conhecimento.

“O maior paradoxo da atualidade é que vivemos num mundo inundado de informação, mas sedento de conhecimento.”

Essa afirmação, atribuída a Jack Welch, reflete o quanto nos deixamos soterrar por essa infinidade de informações que saltam diariamente aos nossos olhos sem precisarmos sequer sair de casa. Na verdade, para nos tornarmos especialistas em algo, não seria necessário nem mesmo nos levantarmos da cama, se assim o quiséssemos. A questão é: como lidar com tantas informações interessantes que chegam para nós?

Ao contrário do que muitos pensam, o autodidatismo não é só para quem nasce com esse dom, é possível desenvolver habilidades para se tornar autodidata.

Entre as habilidades mais importantes do líder autodidata estão:

  1. Dedique um tempo diário para estudar assuntos relacionados ao que você quer desenvolver ou aprimorar em sua liderança;
  2. Tenha foco no que pode transformar sua maneira de liderar e impactar positivamente sua equipe para que juntos, vocês alcancem os resultados esperados;
  3. Utilize intensamente duas forças de caráter essenciais para o seu aprendizado: criatividade e curiosidade, pois são forças essenciais nessa era de inovação;
  4. Contabilize as vantagens de se escolher aprender sempre mais. É motivador para qualquer líder que investe em seu próprio crescimento, reconhecer sua evolução através de suas ações diárias;
  5. Diga “não” para o que te afasta do seu objetivo. Esse é um dos maiores desafios dos líderes autodidatas;
  6. Diga “sim” para o que agrega valor à sua vida, especialmente à sua carreira.

As empresas têm sede de líderes que ampliam suas visões investindo tempo em se aprimorar, não somente na teoria, mas principalmente na prática. Buscam líderes que transformam informações em conhecimentos práticos.

Experimente colocar na sua rotina diária aquelas informações que fazem sentido para você. Pratique e observe os resultados; faça os ajustes necessários e repita este ciclo até que esta habilidade desejada se transforme em aptidão, quando, então, estas informações terão se transformado em conhecimento.

Mais uma coisa: envolva sempre a sua equipe neste processo de busca pelo conhecimento. Pessoas envolvidas se motivam e se comprometem com a alma, transformando objetivos e metas em resultados tangíveis e extraordinários.

Shirley Brandão
https://shirleybrandao.com.br/

Confira também: Liderança Autêntica com Propósito

 

Shirley Brandão acumulou mais de cem mil horas exercendo cargos de alta liderança ao longo de seus 31 anos de experiencia. É administradora; Especialista em Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey, Pós-graduada em Coaching, Liderança e Consultoria pela Organização Condor Blanco/Chile; Master Coach. Desenvolve programas personalizados para líderes utilizando técni-cas de Coaching e Mentoring. É sócia-fundadora do Grupo Vivencial Eu Pleno – Terapia e Co-aching Vibracional (Brasil/Atacama/Havaí); É sócia-fundadora do Workshop Outdoor Vivencial A Jornada do Propósito; Palestrante Internacional já tendo palestrado em Londres e Nova York. Certificada MBTI Step I e II. Escritora, autora do livro O Caminho de Shanti – O Perdão Muda Tudo, Editora Hércules. Shirley atribui sua ascendência profissional à sua forte paixão pelo de-senvolvimento humano. Seu propósito de vida é fazer as pessoas acreditarem que podem voar e assim fazê-lo à altura de seus sonhos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa