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A Diversidade no atendimento ao cliente!

Alguns podem se perguntar por que falar de diversidade, se a coluna trata de excelência no atendimento ao cliente. Na realidade, a diversidade está presente em tudo, inclusive no processo de atender com excelência.

A diversidade é algo cada vez mais presente na sociedade. Digo cada vez mais, pois ela sempre esteve entre nós, já que é a essência do ser humano.

Por muito tempo pessoas com deficiência pouco atuavam na sociedade pela falta de acessibilidade da cidade que dificultava o acesso ao mercado de trabalho, educação e estabelecimentos comerciais.

LGBTIs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais) da mesma forma eram colocados à margem da sociedade.

Apesar do preconceito e da falta de acessibilidade ainda existirem, atualmente, há mais liberdade para expressar-se e assumir papéis que outrora não ousariam, bem como, maior acessibilidade, informação e mobilização, embora muito longe do ideal.

Alguns podem se perguntar por que estou falando de diversidade se a coluna trata de excelência no atendimento ao cliente. Na realidade a diversidade está presente em tudo, inclusive no processo de atender com excelência.

Os colaboradores e a empresa precisam estar preparados para atender qualquer público. Ter um ambiente acessível para todas as deficiências, colaboradores treinados para lidar, tanto com pessoas com deficiência, como o público LGBTIs, por exemplo, é essencial.

Colaboradores que se comuniquem em Libras (Língua Brasileira de Sinais), saibam conduzir um cego, atender uma necessidade de um cadeirante ou pessoa com deficiência intelectual.

Que tratem pessoas LGBTIs, como deve ser, com naturalidade, chamando pelo nome social.

Estes são pontos básicos, mas muitos empreendedores não se deram conta deste contexto e continuam consciente ou inconscientemente segregando.

Na sociedade que vivemos não existe mais espaço para preconceitos ou omissões.

Concorde ou não a diversidade está aí para ser vivida e respeitada. E independentemente de julgamentos, o empreendedor deve agir mediante as necessidades do público sob pena de perecer.

Chega de falsos moralismos. Empatia e respeito são as premissas de um atendimento excelente e de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Pós-Graduado em Tecnologia Assistiva pela Fundação Santo André/ITS Brasil/Fundação Don Carlo Gnocchi (Itália/Milão). Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Extensão em Gestão de Diversidade pela PUC (Trabalho final: “O impacto do imaginário dos líderes no processo de diversidade e inclusão nas organizações”), Credenciado em Holomentoring, Coaching e Advice pelo Instituto Holos. Formado como analista DISC. Desde 1990 na área de R.H., atuou em subsistemas como Recrutamento & Seleção, Treinamento, Qualidade, Avaliação de Desempenho e Segurança do Trabalho contribuindo com empresas como Di Cicco, Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf Telecomunicações e Mestra Segurança do Trabalho. Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE, especializada em treinamentos, palestras e projetos de consultoria personalizados responsável pela estratégia e coordenação de equipe multidisciplinar especializada em temas como Diversidade, Liderança e Gestão, Vendas, Educação Financeira, Comunicação, Turismo e Segurança do Trabalho. Vice-Presidente de Gestão e Conteúdo da ABPRH – Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos, responsável pela gestão da equipe e curadoria dos grupos de debates, bem como pelo Comitê de Diversidade e Inclusão. Coordenador do grupo virtual Gestão por Competências com base no Facebook e Linkedin, somando 40.000 profissionais de RH em ambos. Escreve duas colunas da Cloud Coaching com os temas Diversidade e Inclusão e Excelência no Atendimento ao Cliente. Presidente e idealizador do Instituto Bússola Jovem, projeto social que tem por objetivo transformar a vida de jovens de baixa renda através dos pilares: Educação, Trabalho e Carreira.
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