fbpx

A comunicação para prender a atenção do seu ouvinte em uma REUNIÃO!

Será que você consegue prender a atenção do seu ouvinte? Aprenda 5 pontos infalíveis para ter assertividade na comunicação e interação junto aos seus pares comerciais e de trabalho.

Você consegue prender a atenção do seu ouvinte? Aprenda 5 pontos infalíveis para uma comunicação assertiva em sua REUNIÃO!

A comunicação para prender a atenção do seu ouvinte em uma REUNIÃO!

Nós sabemos que as empresas estão limitando o tempo das reuniões de seus colaboradores, principalmente, devido ao excessivo número de encontros virtuais e presenciais que todos promovem ao longo da rotina diária nas companhias.

E aqui eu trago uma reflexão: SERÁ QUE VOCÊ CONSEGUE PRENDER A ATENÇÃO DO SEU OUVINTE?

A resposta inicial é que em muitos dos casos, as pessoas estão saturadas de tantos encontros e quando entram em discussão de algum tema, perdem o interesse do assunto e com isso, dispersam o pensamento e as ideias não fluem como deveriam.

Vou apresentar 5 pontos que precisamos nos atentar para termos assertividade na comunicação e interação junto aos nossos pares comerciais e de trabalho:

1. OUVIR as pessoas sem julgamento e entender que as informações transmitidas podem agregar para o projeto em questão, mesmo que não tenha conexão com a sua necessidade atual;

2. ANOTAR as informações mais relevantes do que foi dito pelas pessoas presentes na reunião;

3. SELECIONE as informações que condizem com o seu projeto ou sua função e encontre alternativas para contribuir para as pessoas presentes, mas antes…

4. FAÇA PERGUNTAS objetivas decorrente ao tema que te compete e não comente sem antes compilar, analisar e avaliar as informações recebidas. Lembro que OUVIR é a primeira grande ação para que a reunião seja produtiva para você e aos demais;

5. CRIE RESPOSTAS correspondentes à sua especialidade e não entre em disputa, pois muitas vezes, precisamos entender 3 pontos fundamentais – O CLIMA da reunião, o AMBIENTE em que estão e por fim, AS NECESSIDADES esperadas por todos os envolvidos.

A comunicação será assertiva se todos entenderem que o foco e o objetivo são para o crescimento da companhia e nunca para os ANSEIOS PESSOAIS, pois irão defender teses de suas determinadas áreas em questão e o importante para manter a boa vizinhança é respeitar as opiniões e se não houver consenso entre as partes, convocar uma nova reunião, mas com tópicos bem definidos para evolução do projeto em questão, se os profissionais não se permitirem abrir para novas ideias, interrompa e busque alternativas para que as respostas sejam uniformes em prol da própria empresa.

Eu sempre digo que, a comunicação é puro relacionamento, porém para existir reciprocidade precisamos nos doar, entender e acreditar que a troca de informações deve agregar para todos e que indiferentemente do resultado, deve-se conter aprendizado e contribuição das pessoas que participam de todos os encontros.

Não é simples?

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre como usar a comunicação para prender a atenção do seu ouvinte em uma REUNIÃO? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Grande abraço!

Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br

Confira também: Atenção Palestrante, antes de motivar alguém, MOTIVE VOCÊ!

Sidney Botelho é Master Coach e Master Trainer (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Especialização em Coaching Ericksoniano (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Professional Self Coaching (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Pós-Graduado em Negócios e Serviços (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Radialista e Jornalista há 21 anos na área de Rádio e TV, sendo Âncora de Telejornal na Rede Gospel de TV e da Rádio Trianon AM, 18 anos na área de cerimonial e eventos, como apresentador, sendo denominado o craque das cerimônias, pelo apresentador da Rede Globo de TV, Fausto Silva. No mercado corporativo tem experiência de 27 anos nas áreas de TI/Telecom, com passagens em grandes multinacionais, como Telefonica, HP, dentre outras. Escritor do livro Além do Microfone – Improvisos de um mestre de cerimônias (2016 – Editora Literare Books), coautor dos livros Coaching de Carreira (2018 – Editora Literare Books), Mindset – Mude o seu mindset para o sucesso (2018 – Editora Literare Books) e Manual Prático do Empreendedor (2018 – Editora Literare Books). Treinador de Alta Performance e Palestrante nas áreas de Comunicação, Estratégias, Motivação e Cerimonial.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa