fbpx

A beleza da mulher e a autoestima

A autoestima não está relacionada em se sentir bonita ou feia. A beleza está muito além de traços, medidas e peso. Então como beleza e autoestima se relacionam?

beleza e autoestima

A beleza da mulher e a autoestima

Este artigo é um convite para que você se olhe com mais Amor, espalhando por todos que estão ao seu redor, o seu melhor, sem se comparar ou buscar padrões de beleza preestabelecidos, como também olhar para as outras mulheres com esse mesmo Amor e empatia.

A autoestima parte da maneira como nós nos olhamos. Quando vemos no espelho uma imagem que nos agrada, despertamos em nós sentimentos positivos que se estendem por todas as demais áreas da vida. A autoestima não está relacionada à beleza, ou seja, em se sentir bonita ou feia. Mas sim se reconhecer como uma pessoa especial que é merecedora de tudo de melhor que o universo pode oferecer e estar atenta a isso. Esse “melhor” podemos considerar como sendo: saúde, Amor, boas amizades, relacionamentos saudáveis…

Mulheres com autoestima em dia não se preocupam com o que os outros pensam ou falam delas, elas não precisam de aprovação de ninguém para nada, elas sabem que a opinião mais importante vem de si mesmas, o que as fazem sentirem-se bem e em paz.

É muito interessante como o ambiente que vivemos e os pensamentos que temos interferem diretamente na visão que temos de nós. Se eu lhe colocar em uma sala e pedir para você observar e identificar rapidamente todos os objetos amarelos, e me dizer, fechando os olhos, onde estão, qual a posição e para que servem, eu tenho certeza de que você faria isso rapidamente. Se logo depois, eu pedisse para você permanecer com os olhos fechados e me listar quantos objetos vermelhos têm na sala, com certeza você hesitaria em responder, lembraria de alguns ou nenhum.

É assim que acontece conosco, quando focamos em nossos defeitos, e somente eles, fica difícil lembrar das qualidades.

Não é preciso ser doutor em estética para saber que o que sustenta a beleza de uma mulher está muito, muito além de seus traços, de suas medidas e de seu peso.

Tem a ver, sobretudo, com quem a pessoa acredita que é, e de que modo ela se mostra ao mundo!

Sugiro você fazer uma lista de quais são suas forças internas, suas qualidades que geram resultados positivos, no que você se destaca. Nada melhor você ter noção de quem você é para desenvolver um trabalho de formação de identidade fortalecido, é isso que gera um resultado concreto.  

A beleza começa sempre de dentro para fora, por mais clichê que essa afirmação possa ser.

Ercília Canali
http://www.erciliacanali.com.br/

Confira também: A mulher autônoma

 

Ercilia Canali é especialista em desenvolvimento afetivo e profissional.Consultora de carreira para planejamento do Percurso Profissional diante da história de carreira e de vida, desenvolvimento de competências, transição de carreira e resiliência no ambiente de trabalho.Criadora do programa de atendimento Percurso Afetivo, metodologia de atendimento para mulheres, com foco na aprendizagem de lidar com sentimentos e superar acontecimentos como: infidelidade, traição, separação, dependência emocional, dificuldade de se relacionar, medo e solidão.Mentora de mulheres para resgate de Autoestima e Amor Próprio.Idealizadora e facilitadora do Círculo Afetivo, – encontro de mulheres com compromisso umas com as outras de apoio, respeito, escuta e conexão, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano.Certificada Professional Coaching, Self Coaching e Coaching Generativo, pelo Centro Nacional de Coaching – Cenacoaching; Practitioner SOAR – Soar Advanced Certification Program Presential, – Analista Comportamental, em Flórida Christian University – FCU (USA); Practitioner PNL – Programação Neurolinguística, pelo Centro Nacional de Coaching – Cenacoaching; Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento de Consultoria Interna em Recursos Humanos pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP; MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FAAP. Graduada em Serviço Social pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU; Membro do Grupo de Estudo e Trabalho dos Profissionais de Recursos Humanos das Agências de Publicidade de São Paulo; mais de 30 anos dedicados a área de gestão de Recursos Humanos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa