A Autoconfiança leva ao sucesso e a baixa autoconfiança ao insucesso. Qual a causa?

O medo é um dos maiores causadores da ansiedade, nos leva a depressão e a inúmeras causas de doenças psicossomáticas, inclusive a baixa autoestima.

Ao longo dos dezesseis últimos anos, venho observando o comportamento humano, isso dentro das organizações, nos processos de Coaching, dando aula, com alunos que se preparam para ser lideres, e sempre observo as pessoas que estão muito próximo do sucesso e aquelas que têm medo de ter sucesso.

Aí, me lembrei de um pensamento de Gandhi, que dizia: “medo pode ser um obstáculo e te faz covarde, ou pode ser um motivador, que te faz romper a barreira do sucesso.”

Eu sou fã de um grande escritor, Napoleon Hill, que em um de seus inúmeros livros, um best seller, chamado “A Lei do Triunfo”, escreveu sobre os medos humanos.

O medo é um dos maiores causadores da ansiedade, nos leva a depressão e a inúmeras causas de doenças psicossomáticas, e inclusive a baixa autoestima, que está intimamente ligada à confiança.

Por incrível que pareça, a confiança é o resultado da nossa confiabilidade. Imagine um médico com medo de realizar uma cirurgia, um professor de dar aulas, um jogador de futebol em bater um pênalti, um coach em realizar uma sessão com seu coachee, isso leva a perder negócios e o resultado é ruim, ou seja, tem um lucro ruim.

Pessoas com autoconfiança, são vistas no mercado, têm muitos clientes, realizam muitos negócios, se preparam para as adversidades, buscam se envolver com as mudanças que estão ocorrendo, têm visão de futuro, trabalham com metas, buscam seus resultados, e com certeza, têm medo, mas passam por cima deles, e fazem dos seus medos um motivador para buscar sempre o sucesso cada vez mais, ou seja, o medo é uma forma de motivar as pessoas a darem certo.

Para isso reconhecem seus medos e trabalham para conseguir controlá-los.

Seguem aqui alguns dos medos que Napoleon Hill, estudou e que podem nos ajudar a verificar se estão ou não atrapalhando nosso sucesso:

“Medo da Crítica: somos seres profundamente impactados pelo medo da opinião alheia. Muitas vezes deixamos de planejar e executar por medo do que os outros possam pensar ou falar. Esse medo, porém, é mais absurdo. Ele se apresenta de várias formas, das quais a maioria é de natureza insignificante, trivial e até mesmo infantil.

Medo da Rejeição: Muitas vezes somos atribulados pelo medo de perder o amor de alguém, principalmente o da pessoa amada. Coroamo-nos de ciúmes e de fantasias suspeitas. Esse medo produz mais devastação no espírito de uma pessoa do que qualquer outro, pois, não raras vezes, leva à ruina moral, psicológica e financeira.

Medo da doença: junto com a pobreza e a velhice o medo da doença é extremamente assustador, porque nos expõe diretamente à dor e nos conduz à insegurança e ao desconhecido.

Medo da morte: para muitos, o momento da morte parece ser uma preocupação que os acompanha a vida inteira, menos quando essa hora realmente chega. É inútil se preocupar com a morte, uma vez que a única certeza que temos é que ela é inevitável.”

(HILL, Napoleon, adaptado por Jacob Petry, ed. Faro, 2017, p.74)

Bem, vimos porque temos sucesso ou insucesso na vida, e está intimamente ligado à nossa autoconfiança e à nossa autoestima.

Procure controlar seu medo, através da prevenção, preparação, planejamento e execução daquilo que é realmente importante para você em sua vida.

Muito sucesso!

⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa