fbpx

A Arte do Diálogo: Como ela contribui para a Saúde Mental no Trabalho?

Como construir ambientes saudáveis, éticos e seguros, ampliando a flexibilidade mental e comportamental, incentivando o respeito ao outro? A resposta está na Arte do Diálogo. Entenda o por quê.

A Arte do Diálogo: Como ela contribui na Saúde Mental no Trabalho

A Arte do Diálogo: Como ela contribui para a Saúde Mental no Trabalho?

Todo e qualquer indivíduo se situa em contextos interacionais e os modos de interação no interior dos contextos em que se encontram que os deixam perturbados e tornam impossível para eles lidar adequadamente com as diferentes situações.

Só para ilustrar essa situação, um exemplo é quando um líder vem queixar-se do comportamento de passividade e falta de compromisso de um colaborador, frente às soluções de problemas.

Inicialmente visualizamos o rótulo “comportamento passivo do indivíduo”, como característica passiva, sem comprometimento e iniciativa. Sem avaliar o sistema interacional entre o indivíduo e sua liderança, e até mesmo a cultura da organização.

Nessas interações existe a realidade objetiva, aquilo que percebemos de forma consciente e a realidade subjetiva. Expressas por meio de microssinais paraverbais e não-verbais que emitimos sem nos darmos conta.

Muitas vezes é necessário acessar diferentes pontos de vista e recursos para que seja possível superar situações que se manifestam de forma fragmentada e repetitiva.

Temos os hábitos de dar explicações, julgar, culpabilizar, responsabilizar sempre o outro, considerando apenas a própria percepção. Cada um tenta corrigir o comportamento do outro e quanto mais o fazemos, mais então a situação fica confusa e se agrava.

Na realidade a comunicação é circular, sendo a base das relações interpessoais, onde não existe separação entre os indivíduos, pois uns e outros se influenciam mutuamente. Qualquer situação nas relações interpessoais não tem um “único culpado”. Trata-se, antes de tudo, explorar a percepção das pessoas envolvidas. Esclarecer o que se espera, quais as expectativas comuns e objetivos pretendidos.

A fluidez nas relações interpessoais está relacionada à confiança, estima, valorização e respeito recíproco, facilitando a integração das informações e abrindo assim possibilidades para a criação novas formas de se relacionar.

A comunicação é comportamental, ela é diálogo, atitude em comum, enriquecer-se, cooperar, criar juntos. A arte do diálogo consiste em reconhecer as semelhanças para religá-las, e depois em explorar as diferenças para conjugá-las e extrair o valor dessa relação.

Nós nos construímos e evoluímos através das relações que estabelecemos com os outros. Nossa identidade é um processo contínuo e não algo tangível, determinado e fixo. A qualidade de nossos diálogos interiores e da relação que estabelecemos internamente contribui em grande medida para nosso equilíbrio e consequentemente para nossa evolução.

Nós nos alimentamos mutuamente ao interagirmos, essa interação pode ser, de fato, benéfica para o nosso desenvolvimento pessoal, nos revigorar ou nos intoxicar, dependendo da maneira com que nos interagimos conosco e com os outros.

Aprender a escutar o modo como pensam as pessoas que nos relacionamos é uma das maiores aprendizagens que a vida pode nos proporcionar. O fato de aprender a escutar sobre os recursos do outro mais do que sobre seus limites é um dos pilares chave da comunicação circular, sendo transformadora na relação com os nossos interlocutores. Implica em esquecer-se de si e do próprio quadro de referência, para ir ao encontro do outro em seu território e reconhecer seu ponto de vista.

A Arte do Diálogo favorece a construção de ambientes saudáveis, éticos e seguros, ampliando a flexibilidade mental e comportamental, incentivando o respeito ao outro.

É surpreendente a transformação com a prática da Arte do Diálogo!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a arte do diálogo e como ela colabora com a saúde mental no trabalho? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Um abraço,

Regina Sotto Maior
https://www.estacaolideranca.com.br

Confira também: Grupo Focal: Uma Escuta Transformadora para a Saúde Mental

 

Regina Sotto Maior é Psicóloga, consultora sênior e palestrante nas áreas do desenvolvimento humano, transformação organizacional e projetos educacionais. Especialista nas áreas de cultura institucional, liderança, facilitação de grupos, change management, executive e professional coach, mentoring, design de carreira e saúde psíquica no trabalho. Atua em diversos segmentos como automotivo, energia, óleo e gás, telecomunicação, segurança, tecnologia, saúde, alimentos, farmacêutico, cosméticos, hotelaria, varejo, serviços, pesquisa, programas sociais e governamentais. Na FAAP, atuou durante 18 anos como coordenadora dos cursos de pós graduação em Recursos Humanos e MBA, atualmente é professora na ESPM-Mentoria para Líderes e no curso de Especialização em Gestão de Pessoas em Saúde -SES-CRH-Governo Estado de São Paulo. Trabalhos apresentados em congressos nacionais e na América Latina, sobre a saúde no trabalho.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa