A Arte da Autopromoção: 6 Passos Práticos para Vender Seu Potencial com Confiança
Falar sobre autopromoção é um tabu para a maioria das pessoas. Isso porque se promover nem sempre é visto com bons olhos (o que é uma loucura).
A gente sempre ouviu: “não queira aparecer, deixe que as pessoas descubram o quanto você é bom no que faz”.
Será que é mesmo?
Olhe à sua volta, veja se as pessoas promovidas eram as que ficavam caladinhas ou quase invisíveis?
O mundo mudou, e entender como o jogo é jogado faz toda a diferença para o sucesso da sua carreira.
Minha intenção, ao construir este artigo, é compartilhar 6 passos para você começar agora a mudar esse cenário. Até porque, se você acredita nas suas entregas, precisa fazer com que as outras pessoas também saibam.
6 passos práticos para vender seu potencial com confiança
1. Mude sua mentalidade
Você não será considerado uma pessoa egoísta quando começar a falar de si. Exceto se deixar seu ego tomar conta.
Vivemos em uma era em que cuidar da imagem profissional abre portas, até porque as empresas buscam os melhores.
Se você não falar, como elas chegarão até você? Mude sua forma de pensar sobre seus talentos, encontre oportunidades de sempre trazer o que já fez à tona, valorize sua trajetória.
2. Seja visto
Fico assustada com a quantidade de profissionais que atendo nas minhas mentorias e que afirmam que não gostam de aparecer – “prefiro fazer o meu trabalho e ir embora”. Sabe o que acontece com quem pensa assim? Demissão.
Lembra do ditado: “quem não é visto não é lembrado”? Eu ainda acrescento: “não é promovido, não é contratado e nem faz negócios”.
Ficar na mesa, escondido atrás de uma pilha de papéis, entrar e sair de uma reunião mudo não é uma boa estratégia, a não ser que seu objetivo seja passar 10 anos da sua carreira fazendo o mesmo.
Para ser notado, você precisa estar presente nos espaços certos, dar sua opinião nas reuniões, comunicar ao seu chefe que deseja uma promoção e conhecer pessoas. Só que tudo isso cria sua visibilidade apenas para sua empresa, o que não é suficiente.
Com o mundo digital, você pode ser visto por muita gente. E saber utilizar o LinkedIn, a maior plataforma de relacionamento profissional do mundo, é o local perfeito para montar a sua vitrine.
Somente no Brasil, são mais de 65 milhões de perfis na rede, com foco em contratação, networking, compartilhamento de conhecimentos, parcerias, negócios. Você deixa de existir apenas para sua empresa e passa a existir para sua área de atuação no âmbito mundial.
E quando compartilho isso, sempre escuto: “Ah, mas eu não gosto de redes sociais, não quero que as pessoas saibam da minha vida, não tenho paciência para conversar com elas, etc.”
Primeiro, o LinkedIn não é uma rede social. Segundo, você não tem obrigação de fazer nada, se a sua carreira está no auge, se você tem uma rede de relacionamento poderosa, está no cargo que deseja estar, recebendo o que merece. Não vejo mesmo motivo para “gastar tanto tempo fazendo o que não gosta”, até porque time que está ganhando não se mexe, não é mesmo?
Agora, qualquer coisa diferente disso, aconselho ter a mentalidade de adulto e fazer o que o mercado indica como boa prática.
É claro que não adianta ter apenas um perfil, você precisa atuar de forma ativa, criando conteúdos autorais sobre sua trajetória, compartilhando sua visão do mercado, o que sabe sobre as novas tendências, seus perrengues e conquistas que sente orgulho.
Se você entende que o LinkedIn é o melhor caminho para ser, de fato, visto pelo mercado, mas não sabe como colocar em prática. Clique no link e conheça minha Mentoria Linkedin Estratégico
3. Saiba contar sua história
Como você anda compartilhando sua trajetória? Você cria uma narrativa para que a pessoa entenda o que você realizou ou apenas joga as informações?
Saber contar sua trajetória de forma que o outro entenda quais resultados você entrega é o melhor modelo para se vender em um projeto ou entrevista de emprego.
Só que para isso acontecer de forma clara, você precisa ter clareza da sua trajetória e resultados entregues. No meu site você pode baixar um modelo da Técnica STAR gratuitamente, que irá te ajudar a modelar o seu discurso.
Fazendo isso em formato de histórias, fica mais fácil para as pessoas compreenderem sua atuação e entrega, sem falar que não dá a sensação de que você está dando carteirada, humanizando sua autopromoção.
4. Use a regra dos 3 pontos
Tudo na sua carreira, quanto mais estratégico, melhor. É dessa forma que você conduz o seu Rumo ao Topo e tem sucesso. Sua trajetória tem valor, mas será que a gente precisa falar de tudo? Será que aquela entrega que você fez em 2000 tem grande peso agora?
Quanto mais clareza na sua comunicação você tiver e conhecimento sobre a empresa ou pessoa que está ouvindo o seu pitch de autopromoção, melhor.
Por isso, vale a pena usar a técnica simples dos 3 pontos: montando um roteiro para falar de si, destacando 3 realizações ou habilidades que são mais interessantes para aquele momento.
5. Cuide da comunicação não verbal
Autopromoção não é apenas o que você diz, mas como diz e se apresenta. Confiança, tom de voz e postura precisam ser compatíveis com sua fala, até porque 93% da nossa comunicação não é falada. Segundo o professor Albert Mehrabian, em seu estudo, a comunicação se divide assim:
- 7% para as palavras;
- 38% para o tom de voz;
- 55% para a linguagem corporal.
Nas minhas simulações de entrevistas e orientações de carreira, eu também faço uma análise sobre isso e oriento, o melhor posicionamento. Se você desejar ter o meu olhar e minha orientação, clique aqui e reserve o seu horário.
6. Pratique, Pratique, Pratique
Ninguém nasce sabendo vender seu próprio peixe, por isso quanto mais você praticar o seu discurso, mais natural isso se torna. Grande parte das pessoas ainda sente timidez ao fazer networking ou em uma reunião, isso é normal e pode melhorar. Por isso, pratique diante do espelho ou grave a si mesmo, compartilhando o roteiro já criado. A chave aqui é repetição.
Conclusão
Autopromoção nada mais é do que se conhecer e ter confiança de quem você é.
E a questão da confiança não está ligada a títulos ou diplomas, mas sim na sua vivência diária para entregar o que promete.
Reconhecer e comunicar seu valor não é sobre ego, mas sobre ser honesto com o que fez até aqui e como pode ajudar pessoas ou empresas a resolverem seus problemas.
Deixe de lado tudo que ouviu de forma negativa sobre se vender ou mostrar seu talento. Não sei se você percebeu, mas eu fiz isso aqui em vários momentos: primeiro, ao escrever mensalmente essa coluna, depois ao falar sobre alguns atendimentos que fiz, da mesma forma quando compartilhei algum material meu. E a melhor forma de me vender será quando você compartilhar este artigo com seu amigo.
Não doeu nada, aliás, eu amo fazer isso, da mesma forma que faço com os meus atendimentos e palestras. E, nem sempre foi assim, como você, eu também tive que quebrar algumas crenças que tinha.
O ponto de virada foi quando eu entendi quais eram os meus pontos de potência, no que eu era boa e como poderia melhorar a minha entrega de forma clara e confiante.
Lembre-se: você precisa primeiro brilhar do lado de dentro para que depois o mundo descubra o seu potencial!
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre a arte da autopromoção e como vender seu potencial com confiança? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Priscilla Couto
https://www.priscillacouto.com.br
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