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Inteligência Emocional: Um dos Pilares da Alta Performance

Foco e disciplina são importantes, mas não bastam. A inteligência emocional é pilar decisivo da alta performance. Entenda como autoconsciência, empatia e gestão de emoções sustentam resultados consistentes e transformam desafios em crescimento.

Inteligência Emocional: Um dos Pilares da Alta Performance

Inteligência Emocional: Um dos Pilares da Alta Performance

Foco, disciplina, metas, autorresponsabilidade são elementos importantes para a alta performance. Se algo não vai bem, revemos e ajustamos alguns destes pontos e seguimos adiante.

Entrar no que chamamos de estado de flow é incrível, pois alinhamos nossas habilidades junto a um desafio interessante e geramos alto valor para aquele objetivo.

Entretanto, este estado parece algo de ápice, de um ótimo momento e de fato é. Mas será que ele garante consistência e sustentabilidade ao longo do tempo?


Será que temos algum outro pilar também importante que negligenciamos na linguagem do mundo corporativo?


Ao assistir uma palestra de Daniel Goleman aqui no Brasil, o pai da inteligência emocional, trouxe provocações importantes: Mesmo com toda tecnologia e IA, sem inteligência emocional, não conseguiremos manter uma alta performance.

Pesquisas já apontam que a forma como lidamos com nossas emoções são mais que 70% da performance profissional. Portanto, para atingirmos um estado “optimal” como diz Daniel Goleman, torna-se crucial desenvolvermos a forma como nos conhecemos, relacionamos e respondemos diante de situações desafiadoras e estressantes.

A Inteligência emocional é composta por 4 pilares, sendo 2 internos e 2 externos. E o mais interessante é que para conduzir mudanças estratégicas, ser assertivo na geração de valor aos clientes e duplicar suas receitas financeiras, para mim, o pilar mais importante é a autoconsciência.


Precisamos saber tirar do limão uma limonada, para tal, é essencial nos conhecer, saber o que fazemos bem.


Parece óbvio dizer isso, afinal somos protagonistas. Mas se algo sai do controle, do planejado ou enfrentamos barreiras e conversas difíceis, tudo parece desafiador, estressante e entramos num movimento de autossabotagem.

A partir do momento, que compreendemos nossas motivações e pontos de desafios pessoais de desenvolvimento, podemos mapear os gatilhos que causam um desequilíbrio emocional. O engolir ou estourar são movidos por gatilhos que entendemos que são difíceis de lidar e nosso cérebro, responde de acordo com os padrões que internalizamos. Saber gerenciar e enxergar as situações que nos rodeiam, fará toda a diferença neste movimento interno.

Porém, vivemos trocando com as pessoas e os outros 2 pilares externos, falam da forma como geramos uma rede de colaboração e integração. A forma de se comunicar e compreender as necessidades dos outros, pela empatia, dirá o quanto vamos conseguir de fato levar e concretizar nossas ideias no mundo.

Acabamos interpretando e julgando situações como também pessoas, tornando o ambiente profissional algo mais desafiador. Olhamos conflitos como algo ruim, mas na verdade, através deles, os times amadurecem e inovam.

Este ciclo interno-externo é essencial para todo e qualquer profissional. Seja líder ou não, seja sênior ou no início da carreira.

A constância de resultados só vai ocorrer quando as metas forem internalizadas de forma a dar clareza do nosso papel e do reconhecimento do próprio valor. E a inteligência emocional é a grande habilidade para a alta performance.

Faça um exercício de análise e verifique qual pilar desenvolver primeiro e coloque foco nele. Mas se quer uma dica: olhe primeiro para você.

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Quer descobrir qual dos pilares da inteligência emocional você acredita que mais impacta a sua performance profissional hoje? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você!

Aline Gomes
alinegomes@alimonada.com.br  
http://www.linkedin.com/in/alinecgomes/

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Aline Gomes Author
⚙️ Limonada
Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
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