
Armadilhas do Abismo Entre a Intenção e o Gesto: Como Evitar a Ruptura Entre Promessa e Prática
Quanto maior o alinhamento entre intenção e gesto, mais força, mais potente a vibração emitida e o consequente resultado.
Nesses tempos de narrativas, declarações e discursos de convencimento, que permeiam as campanhas de marketing e os jogos de influência em decisões e tentativas de manipulação, o resultado efetivo e sustentável está lastreado por uma força invencível: a Verdade.
Seja com seu filho, seu gestor, sua equipe, seus clientes, sua declaração merece crédito graças à sua relação, ao longo do tempo, com qualquer um desses interlocutores. Seu currículo abre portas, sim. Mas não mantém essas portas abertas se suas ações não corresponderem às expectativas. Sim, é óbvio, mas vale repetir para gerar reflexão e uma autoanálise sincera e corajosa.
A declaração desacompanhada da prática pode ser sustentada por algum tempo. Mas o combustível da credibilidade se esgota e aquilo que realmente mostra a vida real acaba vindo à tona, mais tarde ou mais cedo. E creia, quanto mais cedo, melhor.
Ninguém escapa de ser o que realmente é, de fazer estritamente o que pode e de dar somente aquilo que tem. Com amor à causa, alegria de servir e dedicação genuína, todos somos capazes de fazer mais do que aquilo que foi “contratado”, prometido ou declarado. A melhor avaliação que podemos receber de um cliente é: “superou minhas expectativas”. No extremo oposto, o feedback mais desonroso para um fornecedor é: “comprei gato por lebre” ou outras expressões similares.
Com amor à causa, alegria de servir e prazer genuíno ao perceber que o cliente do seu cliente está se beneficiando das competências que tornamos disponíveis para o mercado, todos nós podemos dar um pouco mais do que foi vendido.
Revise seus fracassos.
Conduzidas no piloto automático, fórmulas mágicas de sucesso muitas vezes incluem táticas que podem gerar boas vendas no curtíssimo prazo, mas destruir reputações no médio ou longo prazo.
Nas regras de negócios que sustentam relações perenes, resumidas no desgastado, mas muito válido jargão “ganha-ganha”, primeiro você faz, depois você tem força para dizer que faz. Não há distância entre a promessa e a prática.
Quem já faz bem feito, mas não afirma com clareza, objetividade e segurança sua competência e seus diferenciais, talvez deva cuidar de problemas pessoais não resolvidos.
Não basta entregar a uma empresa de marketing digital a tarefa de transformar você num grande sucesso. É preciso, primeiro, reconhecer a si mesmo como um sucesso. Não necessariamente um sucesso estrondoso, mas um sucesso real, palpável. Acho que podemos chamar essa postura de amor-próprio.
E isso é bem distinto de estufar o peito, levantar o queixo e fazer cara de notório saber.
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Quer saber mais sobre como alinhar, na prática, intenção e gesto para construir credibilidade e relações duradouras? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar com você.
Almir J Nahas
Consultor Sistêmico
https://olharsistemico.com.br/
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