
Tendências de Endomarketing para 2025: A Saúde Mental como Foco no Cuidado com os Colaboradores
Em 2024, a NR01 (Norma Regulamentadora, que abarca o conjunto de diretrizes para garantir a segurança e saúde no trabalho), foi atualizada para incluir riscos psicossociais no gerenciamento de riscos aos trabalhadores.
E não foi à toa que essa atualização aconteceu. Problemas como burnout e depressão devem ser evitados pela empresa, com a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis.
Após a pandemia de Covid-19, evidenciou-se ainda mais a importância de investir em atividades de apoio aos colaboradores no cuidado com sua saúde mental. As tecnologias estão aí para ajudar as empresas a implementar e oferecer diversos meios para esse cuidado.
Seja com o monitoramento da saúde, através de dispositivos e aplicativos, que são capazes de medir os níveis de estresse, acompanhar os hábitos de sono, batimentos cardíacos… permitindo assim, que os colaboradores busquem ajuda quando seus índices não estiverem satisfatórios. Ou com a oferta de programas de bem-estar online, como por exemplo, aulas de Yoga, meditação, terapias online que possam auxiliar no autocuidado e controle de estresse dos profissionais.
E para que isso aconteça é importante mapear as necessidades e dores dos colaboradores e evitar riscos como cargas excessivas de trabalho, falta de apoio das lideranças, ambientes ruins e que pressionam… E aplicar tecnologias de análise de dados pode ser uma ótima maneira de identificar tendências e problemas. Auxiliando as empresas no desenvolvimento de treinamentos e programas de saúde e bem-estar.
O endomarketing é fundamental nos processos de fortalecimento de culturas organizacionais que prezem pelo bem-estar dos colaboradores. Contribuindo para a redução do turnover e afastamentos, o aumento da produtividade e engajamento, além, é claro, de poder promover um melhor clima organizacional…
E para desenvolver tudo isso é preciso investir em uma comunicação que incentive o autocuidado e o cuidado entre os pares de trabalho. Oferecer e divulgar os recursos e suportes que podem contribuir com a saúde mental dos colaboradores. Tudo isso é, sem dúvida, parte fundamental do trabalho do Endomarketing e da comunicação interna das organizações.
E sua empresa? Como vem promovendo o cuidado com a saúde mental e o bem-estar de seus colaboradores?
Gostou do artigo?
Quer descobrir quais estratégias de endomarketing sua empresa poderia adotar ou aprimorar para promover o cuidado com a saúde mental dos colaboradores de forma mais efetiva em 2025? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar com você a respeito!
Um abraço e até a próxima!
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
Confira também: Tendências de Endomarketing para 2025: Como Criar Experiências Imersivas e Interativas para Engajar Colaboradores
Participe da Conversa