
Cultura de Pertencimento nas Empresas: Como o RH Pode Promover um Verdadeiro Sentido de Inclusão
A Cultura do Pertencimento (Sense of Belonging) refere-se a um ambiente em que os membros de uma organização se sentem valorizados e incluídos como parte de algo maior, nas ações e na estrutura da empresa. Ou seja, por meio de ações estratégicas voltadas à cultura que busca promover a diversidade e o reconhecimento da importância de cada colaborador, o que contribui para o engajamento e o sucesso da empresa e, dessa forma, também agrega valor à sua marca.
O RH, alinhado a essas estratégias e propósitos da Organização inclusiva, compreende a importância de promover políticas e ações voltadas aos Colaboradores. O objetivo é valorizar as diversas formas de diversidade (pensamentos, experiências e identidades). Criar oportunidades para que eles se sintam em um ambiente seguro, transparente e aberto à troca de ideias. Dessa forma, podem opinar e apresentar sugestões, além de se sentirem acolhidos em seus interesses e expectativas.
Mas isso só se torna possível quando há práticas que incentivam, de forma aberta, o senso de colaboração e respeitam a efetiva participação.
Dessa maneira, todos podem ter seu espaço, sabendo que serão, de fato, respeitados, considerados e não julgados ou estigmatizados por suas diferenças. Portanto, o respeito permeia as interações e intenções expressas de modo genuíno.
Entre essas ações que incentivam a “cultura do pertencimento”, o apoio ao crescimento é algo essencial. As Lideranças precisam fortalecer esse apoio com diferentes ações envolvendo seus Times de Colaboradores, sempre apoiando o desenvolvimento e o reconhecimento do potencial de cada um.
Quando essa perspectiva de ir além se alinha à visão de futuro compartilhado com a empresa, os impactos positivos podem ser verificados com mais clareza. Isso ocorre tanto na melhoria da produtividade, performance e motivação, quanto na diminuição do turnover de talentos. Assim, amplia-se a percepção de vínculo e de futuro.
Essa percepção se mostra vantajosa para ambas as partes, tanto para o Colaborador quanto para a empresa. A sensação de bem-estar se instala no ambiente, com menor incidência de adoecimentos e absenteísmo. Além disso, amplia-se o otimismo e a positividade nas relações e percepções.
Mas isso não é tão simples nem tão imediato, e não pode ficar somente no discurso.
É preciso ter um compromisso alicerçado de ponta a ponta, por meio de ações, comunicação e práticas internas. Além disso, é fundamental realizar verificações periódicas, com Pesquisas internas e acompanhamento do clima organizacional, utilizando diagnósticos precoces para aperfeiçoamento e possíveis ajustes. Assim, é possível analisar os níveis de engajamento com a cultura e as ações propostas.
Além disso, é fundamental verificar se os Colaboradores estão seguindo na direção proposta pelo modelo de Gestão adotado e quanto percebem onde podem chegar ao alcançar os objetivos e as metas traçados. Também é essencial avaliar se os instrumentos formais de avaliação de desempenho, adotados e disponibilizados pelo RH, de fato retratam fielmente o esforço realizado. E, por fim, é preciso analisar se esse esforço está sendo reconhecido, valorizado e celebrado dentro das Equipes, refletindo-se nos resultados que a Empresa tem atingido e que a diferenciam no mercado.
Mais do que o reforço do Endomarketing, as boas práticas de uma empresa e o modo como ela valoriza e respeita seus Colaboradores precisam ser expressos desde a fase de Recrutamento e Seleção até o momento de sua saída. Dessa forma, os ex-colaboradores podem retornar, caso surjam oportunidades futuras. E ainda se sintam orgulhosos em indicá-la a outros, como uma empresa admirada e considerada um ótimo lugar para se trabalhar.
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Fátima Farias
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