
Navegando pelas Tempestades da Vida: Terapia Filosófica para Emoções e Adversidades
Quem nunca se deparou com desafios e emoções que vão desde uma alegria muito grande até uma tristeza profunda? Todos nós vivemos períodos de turbulências e a Terapia Filosófica é uma excelente prática, um verdadeiro farol para navegar frente a estas tempestades.
A Filosofia, com sua sabedoria atemporal por si só é o caminho para desenvolvimento do pensamento crítico que nos afasta de uma solução paliativa, mas nos leva a uma jornada de autoconhecimento e reflexão sobre a natureza de nossas emoções e a melhor forma de responder à adversidade.
Filósofos do estoicismo, como Epicteto, Sêneca e Marco Aurélio, nos ensinam a distinguir entre aquilo que está sob nosso controle — como nossos julgamentos e escolhas — e aquilo que não está, como os eventos externos e as ações de outras pessoas. Segundo o estoicismo, devemos concentrar nossos esforços apenas no que podemos controlar, deixando de lado o que foge ao nosso alcance.
Quando focamos nossas ações no que está sob nosso domínio, aprendemos a cultivar a resiliência diante das provações da vida, que são inevitáveis. Entender e aceitar o que não podemos evitar é um escudo poderoso contra a angústia e desespero.
O terapeuta filosófico, não utiliza apenas o estoicismo em suas atividades, pois outras escolas de pensamento podem oferecer também insights valiosos, como o epicurismo, que erroneamente é interpretado como busca pelo prazer desenfreado, orienta por uma vida plena e livre de perturbações.
Ao compreendermos a natureza transitória dos prazeres, a importância da moderação, podemos então evitar a armadilha de buscar satisfação no que é externo, comportamento que leva à frustração e sofrimento. A busca deve se concentrar em nós.
A corrente existencialista, por sua vez, nos confronta com a liberdade e a nossa existência. Em face da adversidade, a filosofia existencial nos encoraja a encontrar significado e propósito, mesmo em situações de sofrimento. A capacidade de escolher nossa atitude diante do que nos acontece é a nossa derradeira liberdade. Essa escolha pode transformar a dor em crescimento e a adversidade em oportunidade de autodescoberta.
Em última análise, a terapia Filosófica não oferece um manual de instruções para lidar com emoções e adversidades da vida. Em vez disso, ela nos fornece ferramentas, conceitos e perspectivas que nos capacitam a desenvolver, de fato, nossa própria sabedoria interior.
Ao nos engajarmos em uma reflexão profunda sobre nossos valores, crenças e a natureza da realidade, então podemos aprender a navegar pelas tempestades da vida com mais serenidade, resiliência e um senso de propósito mais claro.
A filosofia nos lembra que, embora não possamos controlar o vento, podemos ajustar as velas do nosso barco.
Gostou do artigo?
Quer descobrir como a Terapia Filosófica pode ajudar na forma como lidamos com emoções intensas e situações adversas do dia a dia? Então, entre em contato comigo. Com certeza será um prazer te ajudar.
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
Confira também: Saúde Mental – Enfrentando o Estresse com Sabedoria Estoica: Um Guia Prático
Participe da Conversa