
Se Você Usar Sua Coragem Pura Agora… O Que Faria?
Meu artigo desse mês, homenageia o dia 06 de maio, Dia da Coragem… essa que permeia meu trabalho há 16 anos e a minha vida há 57.
Sim, não é fácil manter viva essa virtude que vem conosco quando nascemos. Somos dotados de coragem e vamos deixando ela perder força conforme crescemos e encontramos as dificuldades sociais e pessoais.
Viver exige coragem, já nos ensinou o poeta Guimarães Rosa. Mas, temos que acordar diariamente e dizer pra nós mesmos a quem queremos alimentar. E agir com o impulso de nossa essência, que reside em nosso coração é forma mais eficaz.
A origem da palavra “coragem” vem do latim “coraticum”, que deriva do latim “cor” (coração) e de um sufixo que indica ação. Portanto, a nossa verdade, a nossa assinatura diante da vida, exige atitude.
Quantas vezes na sua vida você se lembra de ter ultrapassado algum limite, que parecia intransponível, com a força de sua coragem? Essa sensação única é maravilhosa, pois nos sentimos donos de nós mesmos, capitães de nossos destinos.
“Eu aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo.” (Nelson Mandela)
Brené Brown, pesquisadora e escritora, traz ensinamentos através do seu trabalho para provar que para sermos corajosos temos que nos permitir sermos vulneráveis, ou seja, aceitar os riscos quando estamos na arena, como ela define essa atitude, pois é nesse momento que permitimos essa exposição de sermos o que somos.
“A vulnerabilidade não é sobre ganhar ou perder. É ter a coragem de aparecer mesmo quando você não consegue controlar o resultado.” (Brené Brown)
Trilharmos o caminho da coragem é trilhar o caminho do sucesso, tanto que é esse o grande tema das minhas palestras. Todos pensam que dependemos dos outros para chegamos longe, quando na verdade, basta acreditar quando apenas seu coração acredita. É sua coragem gritando, te guiando, impulsionando.
Parece simples, mas nem sempre é. Não à toa, encontramos pessoas que foram se transformando ao longo da vida, para agradar aos outros, para conseguir o que queriam e não o que precisavam, quando tiveram que fazer concessões para sobreviver. Eu entendo essas opções, afinal estudo esse tema há mais de uma década e é por isso que fiz da Coragem o objeto do meu trabalho. Por analogia, ficamos encantados quando um bebê consegue se colocar de pé e andar sozinho. Assim é a vida nos contemplando.
“A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.” (Winston Churchill)
Todas as vezes em que que usei tudo o que aprendi sobre coragem, obtive excelentes resultados. Mas entendi que dá trabalho agir, com constância, de acordo com nossa verdade. Foi exatamente por isso que me debrucei sobre o tema, já que as pessoas almejam triunfo e fazem de tudo para isso se tornar realidade, mas se esquecem de trazer a coragem para a trilha da vida.
Hoje, te convido a respirar fundo e me responder: Se você usar sua coragem pura agora… o que faria?
“O sucesso só existe com decisão, consciência e coragem.”
Gostou do artigo?
Quer saber mais de que forma a coragem pura e autêntica pode ser cultivada diariamente, apesar do medo e da vulnerabilidade? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito!
Carla Brandão
Psicanalista e Escritora
https://www.acarlabrandao.com.br
https://www.instagram.com/carlabrandao11/
Confira também: Como 90 segundos podem mudar sua vida!
Participe da Conversa