
Sua carreira estagnou? Vamos falar sobre como retomar o movimento em 7 passos!
Seja bem-vindo a mais uma conversa do Café com Sassá, um espaço para reflexões e provocações, cheias de energia sobre carreira, liderança e crescimento. Se você já sentiu que sua carreira está parada no tempo, que está se esforçando sem sair do lugar, ou se apenas busca inspiração para dar o próximo passo, esta leitura é para você. Pegue sua xícara de café e venha comigo!
Recentemente, escrevi um post no LinkedIn sobre essa sensação de estagnação e o impacto que isso tem na nossa trajetória profissional. A repercussão foi intensa, e percebi o quanto esse tema ressoa com tantas pessoas. Então, decidi aprofundar essa conversa aqui. Afinal, mudanças fazem bem, mesmo quando assustam. Se o seu corpo, seus amigos, sua família, seu entorno estão sinalizando que algo não está bem, é porque realmente não está. Então, que tal recomeçar?
Como bem disse Dilma Campos:
“Recomeçar pode parecer assustador, mas é uma das decisões mais brilhantes e transformadoras que você pode tomar. Não é sobre fracasso, mas sobre reconhecer que você merece algo melhor.”
Quantas vezes já sentimos que estamos correndo em uma esteira? Muito esforço, mas sem sair do lugar. Esse sentimento pode minar nossa motivação e obscurecer o caminho. Mas a verdade é que a carreira, independente do que você faça, é um organismo vivo, e como todo organismo, precisa de estímulo para crescer.
Sinais de estagnação da carreira
Os primeiros sinais de que algo não está certo podem ser sutis:
- Falta de desafios;
- Rotina previsível;
- Sensação de que seu talento está subutilizado;
- Desmotivação e cansaço excessivo;
- Energia desperdiçada.
O problema não é uma fase em si, mas permanecer nela. A boa notícia? Você pode virar o jogo!
Construindo um novo caminho
Recomeçar não significa abandonar tudo de uma vez ou agir por impulso. É sobre construir algo pensado, seguir sua intuição, acreditar na sua força e criar o novo, aproveitando o tempo a seu favor.
Aqui estão algumas estratégias para transformar sua carreira:
1. Reflita sobre seu propósito
Dinheiro é importante, mas o que te move além dele? O que faz seus olhos brilharem? O que você esqueceu pelo caminho? Não saber a resposta pode ser um indicador para buscar novos significados para sua trajetória profissional.
2. Atualize-se constantemente
O mercado muda e você também precisa evoluir. Quais são as novas tendências da sua área? Quais habilidades estão em alta? Aprender algo novo pode ser o impulso que faltava para a reinvenção.
3. Expanda sua rede de contatos
As melhores oportunidades muitas vezes vêm de conexões inesperadas. Esteja cercado de pessoas que te inspiram, participe de eventos, converse com profissionais da sua área, tome um café (mesmo que online) com quem você admira e respeita. O networking estratégico abre portas. Muito se aprende nas interações também.
4. Crie oportunidades
Se aquilo que você busca não existe, crie! Não espere que um novo cargo ou uma chance caia do céu. Tome iniciativa, participe de projetos voluntários, demonstre seu valor.
5. Entenda o seu valor no mercado
Você sabe o que te torna único? Conhecer suas fortalezas e diferenciais permite que você se posicione com mais segurança e amplie seu leque de oportunidades. Se precisar, peça feedback a colegas, amigos, familiares. Busque um profissional para apoiá-lo.
6. Aprecie o poder da escolha
Nada é mais libertador do que saber que você pode decidir os próximos passos da sua trajetória. Se você não escolhe, alguém escolhe por você. Construir sua carreira com estratégia te dá o prazer de escolher para onde quer ir.
7. Invista na sua marca pessoal
Seu nome é a sua marca. O quanto seu nome e sobrenome valem? O quanto eles traduzem reputação e credibilidade? Construir uma presença forte e autêntica no mercado aumenta sua visibilidade e abre novas oportunidades.
Pequenas mudanças criam grandes resultados
Quando você reconhece seu valor, percebe que não precisa aceitar qualquer caminho – pode escolher o melhor para você. Pequenas mudanças hoje podem transformar completamente seu amanhã.
O caminho pode ser desafiador, mas é possível. Confie na sua força, ajuste a rota e siga em frente. O melhor ainda está por vir!
E você? Já passou por uma fase assim? O que fez para sair dela? Compartilhe sua história nos comentários!
Compartilhe suas impressões conosco e continue essa conversa no próximo Café com Sassá!
Gostou do artigo?
Quer saber mais quais são os principais sinais de estagnação na carreira e como superá-los? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Salete Deon
Especialista em Gestão de Carreira e Desenvolvimento de Lideranças, Segurança Psicológica de Times pelo IISP, Coach Executiva, Palestrante, Top Voice Linkedin
https://www.linkedin.com/in/salete-deon/
salete@unblur.com.br
Confira também: Permissão para Ser: O Caminho para a Plenitude na Vida e na Carreira
Participe da Conversa