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Como Fidelizar o Cliente num Mundo em Constante Mudança?

Adapte-se às mudanças do mercado e conquiste a lealdade dos seus clientes. Descubra como o CRM e o Big Data podem ser seus aliados na fidelização e por que a humanização é o diferencial da sua marca.

Como Fidelizar o Cliente num Mundo em Constante Mudança?

Como Fidelizar o Cliente num Mundo em Constante Mudança?

Vivemos um momento da humanidade onde a velocidade das mudanças aumenta de forma progressiva. Em um ritmo cada vez mais acelerado, o mercado torna-se mais desafiador e competitivo. Estar atento às mudanças e tendências de mercado é fundamental, tanto quanto a capacidade de mudar rapidamente e adaptar-se ao novo.

Os clientes também são influenciados e atraídos pela concorrência, assim, estar próximo e compreender suas necessidades é cada vez mais necessário. Criar canais de comunicação diversificados para garantir que o cliente tenha espaço para opinar e mostrar se está satisfeito ou não com os serviços prestados é um excelente caminho. Negligenciar a estratégia de relacionamento compromete o crescimento da marca, já que não atrai fidelização.

A boa notícia é que com o avanço da tecnologia abre-se um leque de possibilidades. Há muitas ferramentas para armazenar e cruzar dados que podem facilitar a tomada de decisões para que sejam mais assertivas e ágeis.

O CRM, possibilita armazenar dados do cliente e aprimorar o pós-venda ou antecipar ações numa recompra.

Com o Big Data, é possível antecipar tendências e desejos do consumidor ao analisar e cruzar os dados, avaliar os comentários e os feedbacks dos clientes. 

A partir destes dados é possível criar conexões, convidar os clientes para conhecer novidades, principalmente aquelas relacionadas com os feedbacks oferecidos. E antecipar-se e gerar o efeito surpresa.

Tão importante quanto ouvir o cliente externo, são as opiniões do cliente interno. São eles que estão no dia a dia e que percebem nuances que passam despercebidas.

Pesquisas de satisfação interna, Caixa de sugestões, rodas de conversa com foco em melhoria contínua, são ações importantes. Contudo, lembre-se, uma vez criadas estas ações, é preciso implementá-las ou dar satisfação do porquê não foram. Caso contrário, o risco de entrar em descrédito é grande.

Importante ter em mente que a tecnologia jamais substituirá o acolhimento que um ser humano pode proporcionar. Assim, é essencial ter pessoas que atuem com respeito, empatia e sensibilidade.

É fundamental que as empresas tenham uma cultura de humanização, com líderes comprometidos em gerar resultados através das pessoas, ao mesmo tempo que olhem por elas.

Pessoas são os recursos mais valiosos de uma empresa. A ideia de um futuro melhor nas empresas é pensar, primeiramente, nas pessoas. E em como podemos viabilizar seu melhor desempenho, para que a lucratividade seja uma consequência desse conjunto de ações.

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Quer saber mais sobre como fidelizar o cliente num mundo em constante mudança? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Luciano Amato
http://www.trainingpeople.com.br/

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Pós-Graduado em Tecnologia Assistiva pela Fundação Santo André. Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e Graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Extensão em Gestão de Diversidade pela PUC. Credenciado em Holomentoring, Coaching e Advice pelo Instituto Holos. Formação em Coaching Profissional pela Crescimentum. Formação em Facilitação Digital pela Crescimentum, Formação em RH e Mindset Ágil pela Crescimentum. Formado como analista DISC.Vivência de 30 anos na área de RH em empresas como Di Cicco., Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf, Mestra Segurança do Trabalho.Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE responsável pela estratégia e coordenação de equipe multidisciplinar especializada em temas como Diversidade, Liderança e Gestão, Vendas, Educação Financeira, Comunicação.Presidente e Fundador do Instituto Bússola Jovem, projeto social com foco em jovens em situação de vulnerabilidade social que tem por missão transformar vidas através da Educação, Empregabilidade, Orientação de Carreira e Saúde Mental.Colunista da plataforma de desenvolvimento Cloud Coaching. Coautor dos livros: Segredos do sucesso: da teoria ao topo. Gestão Humanizada de Pessoas. O Matuto Corporativo. Coordenador e coautor dos livros Diversidade em suas dimensões – Volume I, II e III. Professor de MBA da FIAP da disciplina de Diversidade, Equidade e Inclusão.
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