fbpx

Menos especulação e mais preparação: Investimento-anjo segue Tendência de Crescimento

Nos últimos dois meses, o que não faltou foram notícias e especulações sobre o ecossistema empreendedor e o futuro do investimento em startups a médio e longo prazo. Mas a verdade é que o Investimento-Anjo segue Tendência de Crescimento.

Menos especulação e mais preparação: Investimento-anjo segue Tendência de Crescimento

Menos especulação e mais preparação: Investimento-anjo segue Tendência de Crescimento

Nos últimos dois meses, o que não faltou foram notícias e especulações sobre o ecossistema empreendedor e o futuro do investimento em startups a médio e longo prazo. Particularmente, e por estar totalmente envolvido nesse universo, fiz questão de divulgar uma carta aberta ao mercado em maio. Na sequência, continuei divulgando minha opinião e posicionamento sobre o cenário e, principalmente, sobre os alardes extremos e injustificados no qual estamos sendo bombardeados.

De novo, o momento requer cautela e análises mais criteriosas. Mas como tenho reforçado, não acabou o dinheiro e o apetite por essa classe de ativo. Estamos vivendo um momento que chamo de importante “freio de arrumação”, de amadurecimento e de responsabilidade no Brasil. Um momento em que essa nova fase e novo ciclo vão gerar negócios e Startups bem mais estruturadas em cada estágio, com menos hype. Ou seja, negócios mais focados em propósito, em resolver problemas e gerar caixa.

Quando se trata de investimento-anjo, por exemplo, obtivemos um crescimento de 17% o que elevou o patamar para R$1 bilhão. Mais do que isso, em levantamento realizado pela Anjos do Brasil, estima-se um crescimento de 10% nos aportes para 2022. O mais interessante e que merece destaque, é que apesar de considerável, esse crescimento provavelmente não será suficiente para acompanhar crescimento do ecossistema de startups. Ou seja, founders e investidores podem focar a sua atenção e energia na crise ou podem aproveitar as oportunidades que continuam disponíveis para os dois lados.

Com esses números e projeções, uma coisa é certa: as startups precisam estar preparadas (mais do que nunca) para não apenas receber aporte. Mas para continuarem a escalar e conseguir novas rodadas futuras de investimentos que se darão, de agora em diante, em cima de resultados comprovados.

Neste cenário atual de ajustes necessários e revisão de perspectivas, é válido ressaltar ainda que embora boa parte das pessoas provavelmente achem que a falta de dinheiro é o principal motivo que leva à mortalidade dos negócios, essa condição é apenas um dos fatores o que exige ainda mais compreensão do mercado e da própria solução por parte dos seus fundadores.

O investidor precisa monitorar a Startup para que ela cumpra o combinado no ato do investimento. Alocar corretamente os recursos do aporte, executar o roadmap e fazer o planejado com os stakeholders. Esse é o segredo para o investidor proteger o seu investimento.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o investimento-anjo e a sua tendência de crescimento? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

João Kepler
http://www.joaokepler.com.br/

Confira também: WeWork: História, Reviravolta e Lições que devem prevalecer no Mercado

 

João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa