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Team Coaching: O que é e como se diferencia de outras práticas de intervenção de equipes (parte II)

O que se espera que um coach profissional e responsável demonstre em sua prática, baseado nas competências da ICF – International Coaching Federation, quando atua em Team Coaching (Coaching de Equipe/Times)?

Team Coaching: O que é e como se diferencia de outras práticas de intervenção de equipes (parte 2)

Team Coaching: O que é e como se diferencia de outras práticas de intervenção de equipes (parte II)

Como havia prometido aos caros leitores e prezadas leitoras, trago em detalhes o que se espera que um(a) coach profissional e responsável demonstre em sua prática, baseando-me nas competências da ICF – International Coaching Federation, quando atua em Team Coaching (Coaching de Equipe/Times).

Recordo aqui, que são oito (08) competências divididas em quatro (04) Blocos:

A. Fundamentos

1. Demonstra a Prática Ética
  • Faz o coaching da equipe do cliente como uma entidade única;
  • Mantém a distinção entre coaching de equipe, formação de equipe, treinamento de equipe, consultoria de equipe, mentoria de equipe facilitação de equipe e outras modalidades de desenvolvimento de equipe;
  • Demonstra o conhecimento e a habilidade necessários para praticar a combinação específica de modalidades de desenvolvimento de equipe que estão sendo oferecidas;
  • Adota modalidades de desenvolvimento de equipe mais diretivas apenas quando necessário para ajudar a equipe a atingir seus objetivos;
  • Mantém a confiança, a transparência e a clareza ao cumprir várias funções relacionadas ao coaching de equipe.
2. Incorpora a mentalidade de coaching
  • Engaja-se em supervisão de coaching na busca de suporte, desenvolvimento e responsabilidade quando necessário;
  • Permanece focado e ciente da dinâmica e dos padrões da equipe.

B. Cocriação do Relacionamento

3. Estabelece e Mantém Acordos
  • Explica o que é e não é o coaching de equipe, incluindo como ele se diferencia de outras modalidades de desenvolvimento;
  • Estabelece parcerias com todas as partes relevantes, incluindo o líder da equipe, membros da equipe, partes interessadas e quaisquer co-coaches para criar de forma colaborativa, acordos claros sobre o relacionamento de coaching, processos, planos, modalidades de desenvolvimento e metas;
  • Estabelece parceria com o líder da equipe para determinar como a responsabilidade do processo de coaching será compartilhada entre o coach, o líder e a equipe;
4. Cultiva Confiança e Segurança
  • Cria e mantém um espaço seguro para interação aberta e honesta dos membros da equipe;
  • Promove que a equipe se perceba como uma entidade única com uma identidade comum;
  • Promove a expressão dos sentimentos, percepções, preocupações, crenças, esperanças e sugestões dos membros individuais da equipe e da equipe no coletivo;
  • Incentiva a participação e contribuição de todos os membros da equipe;
  • Faz parceria com a equipe para desenvolver, manter e refletir sobre as regras e normas da equipe;
  • Promove uma comunicação eficaz dentro da equipe;
  • Estabelece parceria com a equipe para identificar e resolver conflitos internos.
5. Mantém Presença
  • Usa uma gama completa de habilidades sensoriais e perceptivas para focar no que é importante para o processo de coaching;
  • Usa um co-coach quando acordado com a equipe e patrocinadores e ao fazê-lo permitirá que o coach de equipe esteja mais presente na sessão de coaching de equipe;
  • Incentiva os membros da equipe a fazer uma pausa e refletir sobre como eles estão interagindo nas sessões de coaching de equipe;
  • Entra e sai do diálogo da equipe conforme apropriado.

C. Comunicação Eficaz

6. Escuta Ativa
  • Observa como as perspectivas compartilhadas por cada membro da equipe se relacionam com as opiniões dos outros membros da equipe e o diálogo da equipe;
  • Nota como cada membro da equipe afeta a energia, o engajamento e o foco da equipe coletiva;
  • Avisa padrões de comunicação verbal e não verbal entre os membros da equipe para identificar potenciais alianças, conflitos e oportunidades de crescimento;
  • Modela a comunicação e colaboração de forma confiante e eficaz ao trabalhar com um co-coach ou outros especialistas;
  • Incentiva a equipe a assumir o diálogo.
7. Evoca Conscientização
  • Desafia as suposições, comportamentos e processos de criação de significado da equipe para aprimorar sua consciência ou percepção coletiva;
  • Usa perguntas e outras técnicas para promover o desenvolvimento da equipe e facilitar que ela se aproprie de seu diálogo coletivo;
  • Usa perguntas e outras técnicas para promover o desenvolvimento da equipe e facilitar que ela se aproprie de seu diálogo coletivo.

D. Cultivo do Aprendizado e Crescimento

8. Facilita o Crescimento do Cliente
  • Incentiva o diálogo e a reflexão para ajudar a equipe a identificar seus objetivos e as etapas para alcançá-los.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Team Coaching? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer para uma boa conversa.

João Luiz Pasqual
Coach Mentor Certificado

 
https://www.intervisionclub.com.br/
https://www.cw4u.com.br

Referências:
Site: https://coachingfederation.org/

Confira também: Team Coaching: O que é e como se diferencia de outras práticas de intervenção de equipes (parte I)

 

João Luiz Pasqual tem mais de 40 anos de experiência profissional. Coach Executivo e de grupos. Foi por mais de 30 anos, executivo do mercado financeiro tendo ocupado posições de Diretor Executivo em diversos bancos (Sudameris, Banco Real, Unibanco, ABN AMRO e Santander), viveu na Europa por 8 anos e viajou para mais de 30 países. É conselheiro de empresas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e foi Presidente da ICF no Brasil durante o exercício 2015/2018. É coach ICF – International Coaching Federation com a credencial Master Certified Coach (MCC), Mentor Coach pela inviteChange-USA e Accredited Coach Supervisor pela CSA – Coaching Supervision Academy – Londres. MBA pela FIA-USP e Mestrado em Consulting and Coaching for Change pelo INSEAD-Fontainebleau na França.
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