fbpx

A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! (parte VI)

Cada vez mais pacientes procuram os psiquiatras queixando-se de sentimentos de falta de sentido e de vazio, de uma sensação de futilidade e de absurdo.

Logoterapia: A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! (parte VI)

A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! (parte VI)

Dando continuidade ao artigo publicado anteriormente sobre Viktor Frankl e a Logoterapia, hoje vamos à parte V. Caso você não tenha lido as partes anteriores, então acesse: A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! parte I, parte II, parte III, parte IV e parte V.

Logoterapia: A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! (parte VI)

“…a espiritualidade do homem, não é apenas uma característica que meramente distingue o homem assim como o elemento corporal e o psíquico o fazem (elementos esses que são próprios também ao animal). Ao contrário, o espiritual é algo que distingue o homem, algo que só cabe a ele.” (Viktor Frankl)

Em 1937 Viktor abre seu consultório particular e inicia sua prática como Doutor em Neurologia e Psiquiatria. Em 1938, publica “Sobre a Problemática Intelectual da Psicoterapia” Trata-se da primeira publicação original de Viktor sobre a Logoterapia e Análise Existencial.

E em 1938 as tropas nazistas de Hitler invadem a Áustria e a atuação de Viktor como médico é limitada. Teve que fechar seu consultório particular. A partir de então médicos judeus só poderiam ter pacientes judeus. Em 1939 cria a expressão Análise Existencial no texto: “Philosophy and Psychotherapy: on the Foundation of na existencial analysis”.

Entre 1940 e 1942 tornou-se diretor da Enfermaria de Neurologia de um hospital judeu. Nessa época recusou um visto para a América para poder cuidar dos Pais. Junto com Otto Pötzl, protegeu através de diagnósticos falsos, muitos pacientes psiquiátricos judeus do programa de eutanásia de Hitler. Publica artigos em revistas médicas suíças e começa a escrever a primeira versão do livro: “Aerztliche Seelsorge” (The Doctor and The Soul).

“Com as vivências infelizes (ou improdutivas) não só nos enriquecemos, mas também nos tornamos mais profundos e, às vezes, chegamos até a crescer nelas e nelas amadurecer.” (Viktor Frankl)

Estre trecho abaixo, poderia ter sido escrito por Viktor, mas não… ele foi escrito por Tim Maia. Já notaram quantas letras de música trazem, de fato, conceitos psicológicos profundos?

“Mas quem sofre sempre tem que procurar, pelo menos vir achar…razão para viver. Ver na vida algum motivo pra sonhar…ter um sonho todo azul…azul da cor do mar”.

“Hoje, contudo a vontade de sentido está frustrada. Cada vez mais pacientes procuram os psiquiatras queixando-se de sentimentos de falta de sentido e de vazio, de uma sensação de futilidade e de absurdo. São vítimas da neurose de massa de hoje.” (Viktor Frankl)

Mais atual que nunca!

“Hilel dizia: Se eu não for por mim, quem será por mim? Mas se eu for só por mim, o que sou eu? E se não agora, quando?” (“A Ética do Sinai”).

Até o próximo encontro!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Viktor Frankl  e Logoterapia? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul

Referências: Wikipédia, Página Oficial: www.univie.ac.at/logotherapy/ , Viktor E, Frankl (1984), Alberto Nery.

Confira também: Logoterapia – A Humanidade está (de fato) em busca de Sentido?! parte I, parte II, parte III, parte IV e parte V.

 

Filha da Luiza, meu maior exemplo, minha verdadeira fonte de inspiração de todos os dias. Empresária focada no desenvolvimento de Pessoas, Grupos e Organizações dos principais Setores da Economia. Engenheira de Produção – Universidade Mackenzie com Pós-Graduação em Administração Financeira e Orçamentária – FGV, Marketing de Varejo – USP e Desenvolvimento Empresarial – INSPER. Atuou como Executiva no Mercado Financeiro durante 24 anos. Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante seis anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Hunting, Aplicação de Assessment, Mentoring, Escritora, Professora e Palestrante. Tem Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores – ADIGO. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II – Fellipelli. Certificada no Projeto Emotions – Relações Interpessoais e Inteligência Emocional, Gerenciamento de Estresse – Tomada de Decisão – Fellipelli. FIRO B – Fellipelli e Técnico Master Disc – Sólides.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa