fbpx

A vida que vale a pena ser vivida

Não, não é autoajuda, charlatanismo terapêutico nem misticismo do bem-estar. A Psicologia Positiva é uma abordagem que baseia-se em evidências científicas para promover crescimento com plenitude e autorrealização.

A Vida que Vale a Pena Ser Vivida - A Psicologia Positiva não é autoajuda!

Não, não é autoajuda, charlatanismo terapêutico nem misticismo do bem-estar. A Psicologia Positiva é uma abordagem que baseia-se em evidências científicas para promover crescimento com plenitude e autorrealização.

É esperado que novos movimentos, metodologias ou terapias gerem um certo desconforto no status quo do conhecimento, estimulando reações de desconfiança ou até mesmo de desmerecimento.

É desconfortável mesmo desconstruir convicções, colocar premissas à prova e rever atuações, elaboradas a tanto custo, mediante vasto investimento intelectual.

Mas, cavalheiros, relaxem as armas, esse não é o caso da psicologia positiva. Ela surge, formalmente, no coração da psicologia, pelas mãos de Martin Seligman, quando este era presidente da Psychological Association (APA), ele mesmo um pesquisador, estudioso e professor.

Não nasce para combater ou destituir e sim para redirecionar o olhar e resgatar uma parte da psicologia que não se dedica às doenças e aos transtornos, mas sim à autorrealização e ao bem-estar.

A psicologia positiva ressurge como uma “reparação de dívida histórica” uma vez que até a segunda Guerra Mundial a psicologia está inteiramente debruçada em solucionar patologias e entender transtornos para tornar possível que todos gozassem de saúde mental e emocional.

Uma vez feito isso, era a hora de ajudar pessoas saudáveis a terem vidas mais plenas, que valessem realmente a pena estar vivo. Afinal, sabemos que saúde não é ausência de doença, é a possibilidade de desenvolver-se e explorar os próprios potenciais humanos integralmente e intensamente.

Mas como fazer isso? Com palpites, conselhos e autoajuda?

Não, era necessário novamente ter evidências científicas para consolidar parâmetros de conduta que pudessem beneficiar o máximo de pessoas possível. Há então a força-tarefa de uma equipe de psicólogos e pesquisadores norte-americanos, extremamente qualificados, que iniciou uma frente para investir em estudos científicos do que faz a vida ser digna de vivê-la. Estudos centrados nas forças e nas potencialidades humanas, norteadoras confiáveis para nos levar a essa vida plena e realizadora.

Há muito mais a conversarmos sobre isso, mas os caracteres não permitem. Continuemos no próximo artigo. Por ora, pergunte e investigue o que faz a vida merecer ser vivida para você.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a Psicologia Positiva e a vida que vale a pena ser vivida? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Tatiana Avolio
https://www.estacaolideranca.com.br

Confira também: Como Driblar (DESDE JÁ) os Pensamentos Negativos

 

Tatiana Avolio é comunicadora especializada em psicologia positiva pelo Wholebeing Institute Brasil. Master coach, com formação internacional em coaching pela ICI (Inegrated Coaching Institute), especializada em Gestão de equipes, pela Fundação Getúlio Vargas. Desenvolve trabalhos em comunicação terapêutica e crescimento profissional, com foco na psicologia positiva.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa