fbpx

7 Passos Práticos para Você Escolher Sua Carreira

Em um universo com tantas áreas cheias das mais diversas opções, escolher uma carreira é uma tarefa cada vez mais difícil. Confira um passo a passo para a escolha segura de sua carreira.

7 Passos Práticos para Você Escolher Sua Carreira

7 Passos Práticos para Você Escolher Sua Carreira

Em um universo com tantas áreas cheias das mais diversas opções, escolher uma carreira é uma tarefa cada vez mais difícil. São poucos os privilegiados que, desde muito cedo, conhecem a sua vocação e, de fato, têm consciência de suas aptidões.

Normalmente no momento da decisão, as pessoas estão cheias de dúvidas, influenciadas pelas “carreiras da moda”, pelas bases salariais, por pressões familiares e movimentos mercadológicos. Com tantas pressões e opções, acabam por não conseguir decidir ou então por tomar a decisão errada.

É comum encontrarmos universitários interrompendo o seu curso, insatisfeitos ou decepcionados com o conteúdo da cadeira escolhida, e também profissionais atormentados um uma carreira que não lhes dá nenhum prazer, pelo contrário, transformou a sua vida profissional num suplício.

Mesmo bem remunerados, alguns deles estão infelizes e estressados de tal forma que tiveram afetada a sua qualidade de vida como um todo, pois atingiram um nível de remuneração e reconhecimento profissional que lhes tira a coragem de abandonar aquela carreira e começar do zero na carreira que verdadeiramente lhe estimula e se afina com a sua vocação. Esta realmente é uma decisão difícil.

O ideal é que ninguém chegue a esta terrível encruzilhada tendo que escolher entre uma carreira próspera que lhe deixa infeliz ou jogar tudo para o alto por uma nova carreira onde recomeçará toda a jornada profissional. Por isso decidi escrever este artigo oferecendo um passo a passo em um caminho com orientação profissional para a escolha segura de sua carreira.

1º Passo:

Antes de tudo abandone a ideia de que existe escolha certa ou errada, o que existe são escolhas feitas com base no autoconhecimento, pesquisa de mercado e de carreiras ou escolhas impensadas, feitas com bases em influências externas.

2º Passo:

Analise as suas preferências pessoais junto com as tendências do mercado de trabalho, pois a escolha certa é aquela que se afina com os seus gostos, habilidades e competências, além de encontrar no mercado o caminho para atender às suas expectativas no mercado de trabalho.

3º Passo:

Comece pelo autoconhecimento, pois você não saberá escolher o caminho se não souber aonde quer chegar. Antes de pensar na carreira a seguir, pense em quem você é e em como é a sua personalidade; pense no que lhe motiva e quais são os seus objetivos pessoais.

Identifique quais são as suas habilidades, os seus principais interesses e os valores que lhe movem. Faça uma lista com todas as suas preferências – livros, filmes, lazer, matérias, paladar – enfim, faça uma lista em que se possa ler quem você é.

4º Passo:

Identifique os seus talentos. Pergunte a amigos e familiares o que você faz melhor, quais são as suas principais características. Pense em situações do dia a dia e analise o seu comportamento. Por exemplo, nas festas de final de ano, você é aquele que pensa na decoração, na ceia e no conforto da família? Ou é aquele que vai organizar o amigo oculto e convidar os amigos e parentes?

Você é sempre o primeiro a chegar ou é aquele que chega mais tarde justamente para não ser o primeiro? A partir disso, trace o seu perfil pessoal. Ele vai lhe ajudar a se encaixar ou não em determinadas carreiras, de acordo com as características e necessidades de cada uma.

5º Passo:

Faça um teste vocacional. Ele vai lhe ajudar, e muito, a encontrar o sentido certo para a sua jornada profissional, as áreas de atuação que se afinam com as suas vocações, talentos e habilidades específicas. Além disso, o tipo de atividade que se encaixa em sua personalidade.

O teste vocacional é uma ferramenta sensacional e indispensável para escolha acertada de uma carreira profissional. Mas atenção, não imagine que fazer o teste vocacional sozinho, através de sites na internet será uma boa decisão, pois os resultados apresentados nos testes precisam ser avaliados por um mentor, coach ou psicólogo, que além de explicar o resultado obtido no teste, poderá orientar os primeiros passos a serem dados para a nova carreira. Procure um profissional especializado e capacitado a lhe dar apoio e orientação neste momento em que você desenha o seu futuro.

6º Passo:

Depois de se conhecer melhor, traçar o seu perfil e conhecer as suas vocações, então faça uma lista das profissões que estão dentro de suas possibilidades de sucesso e pesquise muito sobre todas elas. Procure conhecer as competências que a carreira exige, os cargos disponíveis para profissionais da área e as condições atuais do mercado na área pretendida.

Dicas de como saber mais sobre uma carreira:

  1. Veja as matérias exigidas nos cursos necessários para atuar na área;
  2. Participe de eventos e palestras da área;
  3. Converse com profissionais atuantes na área;
  4. Faça buscas em sites de emprego, assim você terá uma ideia da oferta de trabalho.

7º Passo:

Faça uma lista para cada profissão das suas possibilidades, relacionando os prós e contras de cada profissão para você.

Depois de cumprir cada um destes passos, você terá respostas e informações valiosas que ajudarão muito na escolha de sua carreira profissional. Sei que o processo parece trabalhoso, mas cada etapa é um bom investimento que lhe levará a um caminho seguro de prosperidade, realização e sucesso. Não dispense nenhum dos passos!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como escolher a sua carreira? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Mônica Graton
https://www.monicagraton.com.br/

Confira também: A Importância do Coaching Vocacional na Escolha da Carreira

 

⚙️ VirtusRH
Mônica Graton é Pós-Graduada pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e tem mais de 32 anos experiência profissional. Consultora, coach, professora e escritora, com foco em Gestão Estratégica de RH, Coaching Vocacional e Carreira. Idealizadora e Presidente da ABRAPCOACHING – Associação Brasileira dos Profissionais de coaching, Sócia fundadora da Virtus RH e Sócia da Prime Gestão Ocupacional. Coautora de 03 livros, Cartas para o Sucesso, Um Novo Olhar sobre a Educação e Inteligência Emocional em tempos de Crise. Atuante como voluntária na Ong MeuFuturoDigital, voltada ao desenvolvimento das potencialidades dos jovens que estão a busca do seu primeiro emprego na área de TI.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa