fbpx

Quem nesta reunião está grávida?

Para que vão me contratar grávida? Como ser promovida agora que sairei de licença maternidade? E o que vai acontecer quando retornar ao trabalho? Terei a mesma posição? O que farão comigo?

Quem nessa reunião está grávida? - Gravidez, Maternidade e Trabalho

Quem nesta reunião está grávida?

Olá, caro(a) leitor(a)! 

 

É com grande prazer que estreio na minha coluna Carreira e Maternidade, onde, uma vez por mês, irei abordar como conciliar a chegada da maternidade com o trabalho e o crescimento na carreira com mais leveza, determinação e sucesso. 

 

Como especialista em gestão de carreira com mais de 20 anos de experiência profissional, Mentora, Consultora, Coach, Empreendedora e Mãe de dois, espero impulsionar mulheres e mães que querem ser bem-sucedidas em seus papéis, bem como apoiar empresas a se tornarem mother-friendly.  

 

Espero que goste!

 

Sumaia Thomas

Quem nesta reunião está grávida?

A vida anda repleta de momentos online como esse na foto abaixo. Pessoas se reúnem para aprender, compartilhar resultados e assim construir um futuro melhor. O fluxo da vida corre e a imagem que antes era esporádica passou então a ser corriqueira para todos nós nessa pandemia.

Quero convidar o caro leitor, seja você homem ou mulher, a observar a imagem abaixo novamente e então responder a pergunta no centro dela: quem nesta reunião está grávida?

Quem nessa reunião está grávida? Gravidez, Maternidade e Trabalho

Uma delas com 38 semanas de gestação e uma outra que acabou de completar 22 semanas conversam sem mencionar o tema. E eu, numa reunião 1:1 com elas descubro que nenhuma das duas tem conhecimento da gravidez da outra. Mas quem poderá dizer quem são?

A imagem é meramente ilustrativa, mas o fato é real e aconteceu recentemente entre os meus atendimentos de coaching para gestantes em uma empresa.

O fato me levou a um antigo ditado: “o que os olhos não veem, o coração não sente”. E também a refletir sobre o quanto esta oportunidade evidencia que a gravidez não é um problema ou um tema a debater. É uma prova que conciliar maternidade, trabalho e crescimento na carreira é possível sim.

Uma janela de oportunidades se abre quando a própria gestante não leva a notícia da gravidez com pesar para a empresa, mas isso se contrapõe ao questionamento de muitas outras mulheres na mesma situação, como segue: Para que vão me contratar grávida? Como ser promovida agora que sairei de licença maternidade? E o que vai acontecer quando de fato eu retornar ao trabalho? Terei a mesma posição? O que farão comigo? Terei que começar do zero e provar minhas competências e habilidades dentro da mesma empresa?

Com a chegada da maternidade, se faz essencial reforçar à mulher e ao seu entorno, que o mix de habilidades, competências e resultados já alcançados não desaparecem do currículo.

O viés da maternidade no trabalho começa com o posicionamento da própria mulher. Se encarada como um problema, a autoconfiança profissional ficará abalada assim como suas perspectivas de crescimento a partir daí. Nesses casos, gosto de fazer uma analogia com o momento da promoção para um primeiro cargo de liderança, onde o discurso seria mais ou menos assim:

“Parabéns! A tão esperada e sonhada oportunidade chegou. Você foi promovida. Agora você é MÃE! E como se sabe, toda nova posição oferece desafios, e o primeiro deles é com sua nova equipe. Mas tenho certeza de que está preparada e dará conta de tudo”.

Então, a mãe recém promovida, se pergunta: mas como? Como seguir com uma equipe enxuta com um ou dois integrantes (em caso de gemelares) que ainda não são profissionais formados? Seguindo com a analogia, toda parte operacional, ainda será de responsabilidade da liderança, pois os novos integrantes não sabem fazer nada sem direcionamento, apoio ou o estímulo adequado para desempenhar as próprias funções fase a fase.

Em contrapartida, eles entregarão resultados excepcionais que terão efeito de longo prazo provocando os melhores sentimentos através dos sorrisos, das doces gargalhadas, do amor e do carinho em cada gesto. Metas serão atingidas, planos e rotas serão recalculados à medida que a equipe se desenvolve.

A mãe dedicada ao novo papel passará então a ter um outro hall de competências com os aprendizados advindos da maternidade. E estes, refletidos no retorno ao trabalho quando finalmente a fusão da profissional com a mãe acontece.

Quando nasce uma mãe, nasce uma líder. E com essa coluna aqui, eu desejo que a líder encontre a mãe, e que mãe encontre a líder dentro de si.

Feliz Dia Das Mães!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como a mãe encontra a líder dentro de si? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Sumaia Thomas
Mentora e Coach com foco no equilíbrio maternidade e trabalho
https://www.sumaiathomas.com.br

Não deixe de acompanhar a coluna: Carreira e Maternidade

 

Sumaia Thomas é especialista em gestão de carreira e tem mais de 20 anos de experiência no apoio, na avaliação e no desenvolvimento de competências para líderes e equipes. Mentora, Consultora, Coach, Empreendedora e Mãe de dois com foco em impulsionar mulheres e mães que querem ser bem sucedidas em seus papéis, e em apoiar empresas a se tornarem mother-friendly. Pós graduada em Modelos de Gestão de Pessoas pela FIA, Certificada em Coaching pela ICI, em Neurocoaching pela Fellipelli e em Action Learning pela WIAL,USA. Autora do e-book: Os impactos reais da maternidade no trabalho.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa