fbpx

Qual é o Problema? – O Poder das Perguntas Certas (parte I)

Precisamos, de fato, entender quais são nossos verdadeiros problemas, pois só assim conseguiremos formular as perguntas certas e fazer nossa vida fluir rumo ao Sucesso.

Qual é o problema? - O Poder das Perguntas Certas!

Qual é o Problema? – O Poder das Perguntas Certas (parte I)

O maior erro que se pode cometer na vida é procurar soluções certas para os problemas errados.

Momento de reflexão… O ensino no Brasil é voltado para perguntas prontas e definidas por uma razão muito simples: porque é mais fácil para o aluno e também para o professor.

O professor é visto como um sábio, um intelectual, alguém que tem solução para tudo. E assim com o tempo os alunos acreditam.

Somos convidados desde cedo a decorar as perguntas que provavelmente iriam cair nas provas, no vestibular, num processo seletivo, etc.

Somos levados a uma falsa consciência, isto é, o mito de que todas as questões do mundo já foram formuladas e solucionadas.

Será que no seu primeiro dia de trabalho seu líder vai lhe perguntar quem descobriu o Brasil e assim vai lhe pagar um salário no final do mês?

Será que na vida profissional iremos encontrar quadrados perfeitos, divisões perfeitas ou então os números da vida terminarão em longas casas decimais?

Seu líder com certeza vai querer saber quais são os problemas que precisam ser resolvidos em sua área. Bons profissionais são aqueles que fazem as melhores perguntas. Não os que repetem suas melhores aulas.

Creiam que uma vez definido qual é o verdadeiro problema, o que não é fácil, não demora muito para encontrarmos a solução de fato.

Se você pretende ser útil na vida, aprenda a fazer boas perguntas mais que ditar respostas. Se você ainda é um estudante, lembre-se de que não são as respostas que são importantes na vida, mas as perguntas.

Agora quero fazer um desafio. Que tal se nós nos propuséssemos a descobrir quais as perguntas que precisamos responder ao longo da vida?

Quero te dizer que é seguro olhar para dentro de nós. Então vamos juntos formular muitas perguntas em várias áreas da nossa vida. Precisamos, de fato, entender quais são nossos verdadeiros problemas, pois só assim conseguiremos formular as perguntas certas e fazer nossa vida fluir rumo ao Sucesso.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o poder de fazer as perguntas certas? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Até o próximo encontro!

Elizabeth Kassis
Coluna Tudo Azul

Referências: Stephen Kanitz, 2005. Louise Hay, 1984

Confira também: Quer modificar sua Vida em 2021? Mude seu Mapa Mental!

 

Filha da Luiza, meu maior exemplo, minha verdadeira fonte de inspiração de todos os dias. Empresária focada no desenvolvimento de Pessoas, Grupos e Organizações dos principais Setores da Economia. Engenheira de Produção – Universidade Mackenzie com Pós-Graduação em Administração Financeira e Orçamentária – FGV, Marketing de Varejo – USP e Desenvolvimento Empresarial – INSPER. Atuou como Executiva no Mercado Financeiro durante 24 anos. Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante seis anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Hunting, Aplicação de Assessment, Mentoring, Escritora, Professora e Palestrante. Tem Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores – ADIGO. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II – Fellipelli. Certificada no Projeto Emotions – Relações Interpessoais e Inteligência Emocional, Gerenciamento de Estresse – Tomada de Decisão – Fellipelli. FIRO B – Fellipelli e Técnico Master Disc – Sólides.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa