fbpx

Esperança ou paciência? O que realmente precisamos para 2021?

Ter esperança não significa esperar. Ter paciência não quer dizer ser passivo. 2021 também será um desafio, mas nem por isso tem que ser pesado e difícil.

Esperança ou paciência?

Esperança ou paciência?

Início de mais um ano! Continuação da nossa jornada. Vamos lá!

Após o ano “esquisito” que foi o ano passado estamos iniciando um ano que não deixará de ser (também) diferente em nossa vida.

Ter esperança em um mundo melhor, um mundo onde a empatia possa ser vivenciada, é minimamente o que pensamos e precisamos.

Mas a esperança não quer dizer esperar. Guarde isso!

Ter um novo ano onde possamos exercer nossa paciência. Um ano com mais harmonia, especialmente uns com os outros e é claro com paz interna.

Ter paciência não quer dizer ser passivo.

Vamos separar as coisas…

Ter esperança não significa esperar. Esperar implica em uma certa passividade, porém não saber esperar pode gerar ansiedade.

Esperança significa acreditar que algo melhorará, que podemos ter momentos de felicidade, alegria, disposição em nos relacionar respeitando ao próximo e a nós mesmos.

Paciência tem a ver com nosso tempo interno, não tem a ver somente com o tempo cronológico.

Em um mundo com tantas mudanças rápidas como estamos vivendo precisamos muito de paciência para aprender e para ensinar. Para rever conceitos e aceitar muitas informações interrelacionadas o tempo todo.

Precisamos nos acalmar, respirar fundo, apaziguar nosso coração e dar tempo ao tempo.

Cada um precisa encontrar caminhos muito particulares que tragam esperança (não para esperar) para seguir acreditando que cada passo bem dado reverterá em bons resultados. E que tragam paciência para se reorganizar e reaprender vivendo sem grandes expectativas, mas sim com alegria, leveza, paz.

É isso, esse ano também será um desafio, mas nem por isso tem que ser pesado e difícil.

Encontrar ferramentas, maneiras de conhecer o que te faz bem, que te traz bem-estar é uma tarefa muito importante. É uma tarefa rumo à saúde física e mental.

Se te faz bem aprender coisas novas, manuais, intelectuais, ou fazer esporte, artesanato, conversar com amigos, fazer arte. Enfim, aprenda o que te traz alegria e leveza, isso é sinônimo de saúde.

Estamos tão preocupados com a nossa saúde e de nossos familiares, amigos, vizinhos… mas às vezes esquecemos que a saúde requer equilíbrio. Em outras palavras, não é só o que nos acontece, mas também o que fazemos por nós, pelo ambiente e pelos nossos relacionamentos.

Vamos em frente, vamos a um 2021, com foco e empatia. Esperança e Paciência.

Gostou do artigo? Quer saber mais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Rosângela Claudino
http://provoca.com.br/

Confira também: Frágil ou sensível? Você sabe a diferença?

 

Rosangela Claudino tem vivência em culturas organizacionais de portes e segmentos diferentes, como: Laborterápica Bristol e American Express. Com experiência em áreas de recursos humanos passou a atuar em consultoria própria de seleção, desenvolvimento de pessoas e implantação de gestão estratégica de RH, agregando conhecimentos e compartilhamento em outros segmentos como: alimentação, tecnologia e financeiro. Pós-graduada em Administração com foco em RH e Marketing, com Formação em Coach reconhecida pelo ICF (International Coaching Federation) e Psicanalista formada pelo Centro de Estudos Psicanalíticos, atua também em conselho de administração e atende em consultório particular. Mentora e Coach do programa, PROVOCA – Programa Vocação e Carreira, desenvolve e atua em seus atendimentos valendo-se de técnicas de Coaching, ferramentas de RH e gestão estratégica de negócio, associadas a escuta diferenciada da psicanálise.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa