fbpx

Tudo começa com Deus, o líder por excelência

Como surgiu a liderança? É hora de refletirmos sobre essa questão, especialmente nesse tempo novo em que estamos vivendo.

lições de liderança

Vou começar uma série de artigos com lições de liderança onde o Dr. Maxweel, um dos mais brilhantes pensadores de nossa época, trata sobre as questões de liderança, principalmente, para refletirmos nesse tempo novo em que estamos vivendo.

A lição sobre liderança de hoje, o Dr. Maxwell, nos traz como surgiu a liderança, um ensinamento que nos leva a refletir sobre essa questão que na era atual, a do conhecimento, vem à tona todos os questionamentos sobre a liderança.

Essa lição começa no primeiro livro da Bíblia, Gênesis. Então, vamos a ela.

“Alguma vez você reconheceu Deus como o líder por excelência? Ele, em um ano apenas, criou o Universo, redimiu a humanidade, inovou com energia organizacional e agiu como alguém excepcional; ele também lidera.

Embora Deus pudesse ter governado e redimido o planeta Terra por conta própria, incluiu em seus planos seres mortais. Pense a respeito disso! Ele poderia ter limitado sua criação a animais dotados de instinto, mas não o fez. Criou seres humanos com vontade própria, homens e mulheres que devem seguir a liderança dele, conformando-se com o plano dele. Deus sempre leva outros consigo.

Como líder por excelência, Deus sempre toma iniciativa. Iniciou a criação do Universo. Iniciou o nascimento de nossa espécie. E iniciou o processo de redenção, estendendo-se a si próprio em nossa direção para que pudéssemos ser salvos.

Ao você ler as escrituras, observe quantas vezes Deus demonstra sua magnífica liderança. De fato, ele é o líder por excelência.

Você e eu fomos criados para liderar e governar.”

Bem, ao ler o livro do Gênesis, onde tudo começou, veremos algumas grandes lições sobre liderança:

Destaques de liderança em Gênesis:

  1. Comunicação – Adão falhou em manter-se ligado a Eva;
  2. Adão – o primeiro a fracassar;
  3. Eva – Uma líder que aprendeu do fracasso;
  4. Noé – Um homem justo;
  5. Visão – Abraão capta o que vê. Esaú não capta o grande quadro;
  6. Abraão – Um líder que percorreu o longo caminho;
  7. Solução de problemas – Sara realiza a vontade de Deus do jeito dela;
  8. Jacó – Um líder que se tornou útil através do quebrantamento;
  9. José e a Lei do processo – liderança se desenvolve diariamente, não em apenas um dia;
  10. Faraó – Liderando com humildade.

O papel de Deus em Gênesis

Deus quis que sua criação começasse bem. Transmitiu sua visão ao mundo para Adão, Noé, Abraão e, depois, para Isaque e Jacó. Semelhantes a todos os bons líderes. Deus tomou a iniciativa. Porém, nunca impôs sua liderança sobre alguém. Cada vez que seu povo falhava, ele expunha seu plano; então, selecionava aqueles a quem convidaria a agirem de forma apropriada. Com determinação, persistiu no seu plano de redimir homens e mulheres das suas faltas e, da mesma forma, manteve um relacionamento com eles.

Líderes em Gênesis:

Adão, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Potifar e Faraó.

Outras pessoas de influência em Gênesis:

Eva, os construtores da torre de Babel, Sara, Ló, Rebeca, Esaú e a esposa de Potifar.

Lições de liderança:

  • Deus criou a humanidade para liderar e governar, mas somente no contexto da liderança dele;
  • Líderes devem aprender a ajustar os seus planos enquanto mantêm firmemente sua visão;
  • Cada um lidera e segue alguém;
  • Ninguém pode liderar bem sem seguir bem;
  • Pessoas devem ver os benefícios da visão antes de se comprometerem com ela;
  • Para conquistar em confiança, líderes devem demonstrar caráter e competência.

Bem pessoal, por agora é só isso. Vamos ao longo desse ano, aprendendo as grandes lições de liderança que a Bíblia nos traz.

Iússef Zaiden Filho

http://www.izfcoaching.com.br/

Confira também: Impacto do desemprego no século XXI

 

⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa