fbpx

Blog: o bom e velho que ainda funciona no Marketing Digital

Pensando num projeto amplo de Marketing Digital, os meios para propagar conteúdo são diversos. E aí se inclui o blog. Sim, o velho blog continua tendo sua importância para as marcas.

blog

Algumas pessoas veem o blog como uma ferramenta obsoleta nos dias de hoje. Alegam que o foco está nas mídias sociais e, por isso, dedicam todos os esforços produzindo conteúdo para Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube… É o seu caso também? Neste artigo vou mostrar porque essa visão é equivocada.

Primeiro é importante ressaltar que já não é tão mais barato trabalhar com redes sociais. Imagino que você já saiba que, para alcançar muitas pessoas e ter um bom retorno em seus posts, é preciso investir em mídia paga. E, com cada vez mais negócios usando essa estratégia, o custo aumenta.

Cursos online, didáticos e práticos: Redes sociais | Facebook | Instagram | LinkedIn

Seria insano de minha parte dizer que não se deve mais utilizar Facebook e Instagram, por exemplo. Mas não é correto dizer que só esses canais bastam. Até para que as marcas não fiquem dependentes exclusivamente dessas mídias.

Pensando num projeto amplo de Marketing Digital, os meios para propagar conteúdo são diversos. E aí se inclui o blog. Sim, o velho blog continua tendo sua importância para as marcas. Digo isso por vários motivos.

É sempre bom lembrar que as buscas feitas no Google, por exemplo, não param de crescer. Por dia (!), são feitas mais de 4 milhões de pesquisas! E a preferência da ferramenta não é mostrar conteúdos postados em redes sociais, mas sim em sites, blogs e, claro, no YouTube, plataforma pertencente ao Google.

Além da possibilidade de aparecer (gratuitamente!) na maior vitrine no mundo, o uso adequado de um blog mostra que a empresa está ativa, aumenta a audiência do site como um todo e potencializa o relacionamento com o público.

Soma-se a isso o fato de poder, através de conteúdo de qualidade, despertar a consciência, o desejo e o interesse dos potenciais clientes pelos produtos ou serviços vendidos.

Por fim, pelo seu caráter informal, o blog pode ser encarado como um espaço multiuso no site. Uma central para compartilhar artigos, novidades, reportagens veiculadas na mídia, divulgar eventos (presenciais ou online) e gerar leads.

Pelo custo-benefício, o blog, sem dúvida nenhuma, deve ser um dos pilares do seu projeto de Marketing Digital.

Cursos online, didáticos e práticos: Redes sociais | Facebook | Instagram | LinkedIn

Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br

Confira também: Como fazer uma live de sucesso em 12 passos

 

Almir Rizzatto possui graduação em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação Empresarial, Relações Públicas e Marketing. É fundador da RZT Comunicação, criada em 2006 e que atende empresas de todos os portes e profissionais liberais. A agência oferece soluções em comunicação, como Marketing Digital, redes sociais, conteúdo para sites e blogs, e-books, assessoria de imprensa e Media Training, entre outros. Almir também atua como palestrante, instrutor e consultor em Marketing Digital. Entre os cursos oferecidos estão os de Marketing Digital, redes sociais e SEO, com os quais já capacitou centenas de profissionais.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa