fbpx

Parou de receber, por quanto tempo consegue se sustentar?

Se você deixasse de receber seus ganhos hoje, por quanto tempo se sustentaria? Nunca essa pergunta foi tão real, por isso a preocupação dever ser grande.

como se sustentar

Parou de receber, por quanto tempo consegue se sustentar?

Hoje eu pergunto a você esta questão que faço para milhares de brasileiros e que, para a grande maioria, a resposta é assustadora: e se você deixasse de receber seus ganhos hoje, por quanto tempo se sustentaria? Nunca essa pergunta foi tão real, por isso a preocupação dever ser grande.

Mas se você ficou preocupado, possivelmente está junto com os 65% dos brasileiros que não conseguem se sustentar mais de dois meses se pararem de receber seus ganhos. Isso é o que mostrou uma pesquisa recente do DataFolha.

Isso comprova o que eu já sabia, pois sempre fiz essa pergunta e as respostas nunca foram positivas. Mas esse novo resultado é realmente assustador, ainda mais quando nos aprofundamos neles. Sendo que apenas 17% conseguiria sobreviver mais de 4 meses, 11% até três meses.

Dentro dos que sobrevivem menos de dois meses, 20% sobrevivem um mês, 9% menos de um mês, 11% menos de 15 dias e 6% já não estão conseguindo se sustentar, ou seja, 46% só se sustentam até um mês, uma situação assustadora, sem contar que 9% nem ao menos souberam responder essa questão.

E com esses dados em mãos posso afirmar: a culpa disso é da falta da educação financeira e ninguém está preocupado com isso. Ninguém não, vou corrigir, eu estou e se você for atento a este texto também estará. Temos que mudar esse tema e perceber que ele tem que estar em nosso cotidiano. Tem que ser tema nas salas de aulas de nossos filhos.

Mas não estou falando de matemática simplesmente, educação financeira não é soma de mais e menos, é ensinar comportamentos, mudar a realidade, aprender a sonhar, criar uma poupança, e isso não precisa ser com muito, mas um pouco no início. Esse é o primeiro passo e isso garantirá que no futuro você não esteja neste grupo que vive apenas o hoje. Aprendendo a viver o hoje, o amanhã e o sempre de maneira sustentável.

Reinaldo Domingos
Inscreva-se no Canal Dinheiro à Vista

Confira também: Dólar: qual o limite e impacto para as pessoas?

 

Reinaldo Domingos está à frente do primeiro streaming de educação financeira DFlix e do canal Dinheiro à Vista. É PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa