fbpx

Você se considera capaz de reger a orquestra da sua vida?

Você sabia que suas atitudes e seu estilo de vida podem mudar todas suas “pré-disposições” até mesmo as genéticas? Que tal desenhar um novo PLANO DE VIDA?

estilo de vida

Sabia que suas atitudes e seu estilo de vida podem mudar todas as suas “pré-disposições” até mesmo as genéticas?

Quantas vezes já ouvimos ou até mesmo dizemos para nós, as seguintes frases:

  • “Meu metabolismo é lento”;
  • “Eu tenho genética para engordar”;
  • “Toda a minha família é assim”;
  • “Sou assim desde criança”.

E por aí vai. Sem desmerecer as heranças genéticas, você sabia que mudar o seu estilo de vida, escolhendo melhor aquilo que come e faz pode alterar suas “pré-disposições genéticas’?

Você já ouvia falar do CURSO DE VIDA?

O curso de vida é, de uma maneira simplista, o seu destino social, cultural, financeiro, educacional, profissional, emocional e o da sua saúde física seguindo as ações do seu dia a dia se você NÃO fizer alguma intervenção diferente. Ou seja, serei uma pessoa obesa se seguir o mesmo estilo de vida da minha família, sedentária, comendo muito e com pouca disposição para mudar. Não me formarei em uma faculdade já que minha família não estudou e não me cobra estudos. Deu pra entender?

Se não mudarmos INTENCIONALMENTE nossas atitudes gerando novas e melhores possibilidades seremos fadados a seguir o curso de vida que minha família, minha vizinhança, minhas tradições nos “impõe” ou propõe.

O psicólogo canadense Albert Bandura propôs a teoria da AGÊNCIA HUMANA, onde considera que todos os seres humanos são agentes da sua própria vida, capazes de influenciar intencionalmente sua própria vida.

Mas será que todos nós temos a capacidade de mudar nossas atitudes sozinhos, sem ajuda de alguém? Nessa mesma linha ele fala da agência da PROCURAÇÃO, quando influenciamos outras pessoas para atingir nossas metas e necessidades e ainda a agência COLETIVA, onde trabalhamos todos em conjunto.

E dessa forma surgem vários questionamentos:

  • “O que estou fazendo por mim?”
  • “Estou indo atrás dos meus objetivos, sonhos e metas? Preciso de ajuda de outra pessoa para isso?”
  • “O que me impede de executar meu plano de ação? Ué, você tem MESMO um plano de ação para sua vida?”

Então, hoje vou propor a você desenhar, traçar o seu PLANO DE VIDA.

Para ajudá-lo a clarear as ideias vamos dividir sua vida em 4 partes:

  • TRABALHO/PROFISSIONAL/OCUPAÇÃO;
  • SAÚDE/BEM-ESTAR FÍSICO;
  • EMOCIONAL/AUTOESTIMA/CONFIANÇA;
  • FAMÍLIA/AMIGOS/SOCIAL.

Comece avaliando cada área e desenhando onde você está hoje em relação a cada item e onde gostaria de estar ou chegar.

Depois, para cada item, escreva algumas ideias que você pode seguir para se aproximar cada vez mais do objetivo final.

Por exemplo: na área autoestima, eu coloquei que não estava satisfeito com meu corpo e gostaria de ser mais magro, atlético. Sendo assim, identifiquei que fazer mais vezes exercício na semana seria uma boa alternativa para gastar mais calorias. Seguindo meu plano de ação, decidi que vou pegar uma bicicleta de aluguel e ir e voltar do trabalho de bicicleta.

Assim como em uma empresa, todos os projetos têm início, meio e fim. Todos eles tem planos de ação: etapas de planejamento inicial, de execução e de avaliação de resultado. Que tal fazer isso com você mesmo?

Todos nós podemos MUDAR o nosso curso de vida, fazer diferente e colher frutos diferentes. Se você não está satisfeito com o que vem apresentando hoje, seja em qualquer área da vida, seja O AGENTE da sua própria vida e faça o seu próprio destino.

Sozinho ou com o auxílio de outras pessoas ou profissionais, seu curso de vida pode e deve ser modificado por você em prol dos seus desejos e metas. Não aceite frases prontas, crie as suas e desfruto da doce alegria de ser uma pessoas de sucesso.

Se cuidem sempre!

Um grande abraço,

Nat Barros
Studio Nat Barros de Nutrição e Body Design

Confira também: 5 passos para tirar proveito deste período de reclusão social e melhorar sua saúde, seu físico e sua dieta

 

Natasha Barros é nutricionista, educadora física, atleta e graduanda de Biomedicina com especialização em Coaching de emagrecimento, saúde e positividade. Palestrante em universidades e empresas, participa de diversos programas de TV na área da saúde e atua com exercício físico e nutrição desde 1994 de forma individualizada e em grupos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa