fbpx

Coração: Muito mais do que um órgão

O Instituto HeartMath surgiu há quase 30 anos nos EUA para estudar o coração. E descobriu que ele não é apenas uma fantástica bomba de sangue para o corpo.

Instituto HeartMath

Coração. Muito mais do que um órgão!

Olá,

 

Este é o artigo inaugural da coluna Papos do Coração.

 

Aqui vamos falar de muitos assuntos e aplicações práticas sobre a inteligência deste órgão, cuja sabedoria vem sendo utilizada há milênios por culturas ancestrais, e agora conta com descobertas científicas surpreendentes que comprovam que o coração é o caminho para uma vida mais saudável, feliz e plena, individual e coletivamente. 

 

Abordaremos temas como coerência cardíaca, resiliência, gerenciamento inteligente das emoções, o poder da escolha, intuição prática, comunicação coerente, coerência social, coerência global e muito mais. Por isso, dedicamos esta coluna a quem busca uma conexão mais profunda com a sabedoria do coração. 

 

Sou publicitária e há quase 20 anos sou orquestradora da RESERVA DE IDEIAS, uma organização em rede de marketing consciente, que tem o propósito de contribuir para uma nova consciência nos negócios. Sou certificada em Capitalismo Consciente, movimento que tem o propósito de despertar o espírito heroico das organizações, gerando lucro de forma humanizada. Apaixonada por pessoas e obstinada em gerar mais felicidade nas organizações, me formei Terapeuta Vibracional, Coach e Master Practioner em PNL. Há 30 anos sou estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de “Um Curso em Milagres” e o mais recente “O Curso em Amor”, encontrei no Instituto HeartMath o suporte científico que consolida o meu propósito individual de contribuir com a humanidade por meio da transição do MEDO para o AMOR. Hoje sou instrutora certificada HeartMath e venho compartilhar com o mundo técnicas simples e acessíveis para uma Vida baseada no Coração. 

 

Sejam bem-vindos a esta jornada que iremos empreender juntos rumo à inteligência do coração.

 

Roberta Moreira Lima
HeartMath. Conectando com a Inteligência do Coração. 

Coração. Muito mais do que um órgão!

O Instituto HeartMath surgiu há quase 30 anos nos Estados Unidos para estudar o órgão coração. E descobriu que o coração não é apenas uma fantástica bomba de sangue para o corpo. As pesquisas mostram que o coração possui talentos e características próprias que extrapolam nossa capacidade racional de compreensão e assim abrem caminho para uma vida mais criativa, produtiva e saudável.

  • O coração começa a bater no feto muito antes do cérebro ser formado;
  • Os batimentos cardíacos são gerados a partir do próprio coração (nó sinusal), ou seja, não precisa de uma ligação com o cérebro para continuar a bater;
  • Existe uma constante comunicação de duas vias entre cérebro e coração;
  • O coração envia mais informações para o cérebro (80%) do que o cérebro envia ao coração (20%);
  • Dentro do coração, existe um sistema com aproximadamente 40 mil células nervosas, que agem como se fossem um “cérebro do coração”. Ele tem inteligência própria, diferenciada e altamente intuitiva. E processa informações e se comunica com o cérebro (sistema límbico e neocórtex), interferindo diretamente no desempenho das funções cerebrais e nas nossas escolhas;
  • Os sinais do coração afetam especialmente os centros cerebrais responsáveis pelo pensamento estratégico, tempo de reação e autorregulação;
  • O coração ajuda a sincronizar vários sistemas no nosso corpo, permitindo um funcionamento harmônico entre eles.

Os estudos mostram a importância da conexão entre coração e mente para atingirmos de fato o potencial máximo de performance pessoal e profissional.

  • Aumento da intuição e resiliência;
  • Promoção de processos de regeneração naturais do corpo;
  • Aumento da autoestima e iniciativa;
  • Mais equilíbrio nas adversidades;
  • Redução de fadiga e cansaço;
  • Mais clareza e melhor tomada de decisão.

A missão do Instituto HeartMath é ajudar pessoas a promover o alinhamento coerente entre os sistemas físico, mental e emocional com a inteligência do coração. Acessar esta sabedoria interna então pode nos ajudar a navegar por estes tempos de rápidas mudanças com mais equilíbrio pessoal e relacionamentos baseados no coração. E assim elevar a humanidade de um estado de separação para um novo patamar de colaboração, facilitando a cocriação de melhores soluções para nossos desafios globais.

Acreditamos que a parceria consciente entre cérebro e coração, juntamente com a expansão do amor, da gentileza e da compaixão irá decerto se tornar uma nova referência para a criação do mundo que sonhamos. As pesquisas e ferramentas HeartMath pretendem simplificar e apoiar este processo, individualmente, enquanto grupos e organizações, e enquanto Humanidade.

Roberta Moreira Lima
http://www.reservadeideias.com.br/

Não deixe de acompanhar a coluna: Papos do Coração

 

⚙️ BeHeart
Roberta Moreira Lima é apaixonada por pessoas e felicidade, acredita no despertar das organizações para o seu papel facilitador de cura e florescimento de seu ecossistema. Fundadora e CEO do BeHeart, startup que traz uma plataforma social gamificada para exponenciar a coerência cardíaca como estilo de vida. CEO e orquestradora da Reserva de Ideias Heart&Business, traz a coerência do coração para as estratégias de negócio por meio da união de marketing consciente, inovação e evolução humana. Capitalista Consciente, ICI Coach, PNL MasterPractioner, Terapeuta Vibracional e Instrutora Certificada HeartMath®. Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso de Amor.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa