fbpx

Existe um momento ideal para começar a praticar mindfulness?

Será que o mindfulness é para mim? Será que esse recurso é o ideal para me ajudar com os sintomas de ansiedade e estresse que eu tenho?

Os programas e protocolos de mindfulness são aplicados em cursos facilitados por instrutores e praticantes.

Uma dúvida comum que surge em boa parte das pessoas que procuram por esses cursos é: será que esse programa é para mim? Ou ainda, será que esse recurso é o ideal para me ajudar com os sintomas de ansiedade e estresse que eu tenho?

Na minha experiência como praticante e facilitadora dos programas de mindfulness, posso afirmar que qualquer pessoa pode se beneficiar das práticas de atenção plena, pelo simples fato de que estar mais consciente dos padrões mentais que levam ao estresse e à ansiedade e menos reativo aos estressores externos, muda a relação com esses fatores, e  melhora significativamente a qualidade de vida de qualquer pessoa, com transtornos psicológicos ou não, afinal, todos passamos por problemas e situações estressantes na vida.

Não existe um momento ideal para se tornar consciente e se apropriar de quem você é. Não existe um nível ideal de um problema para buscar um programa de mindfulness.

Mesmo que não haja nenhum motivo específico para participar de um programa de atenção plena, que seja apenas por curiosidade, a semente da prática trará bons frutos no que diz respeito à qualidade de vida e à percepção de mundo de qualquer ser humano.

Sendo assim, os programas são indicados para qualquer pessoa? Sim, esteja essa pessoa com um “problema” ou não. Há apenas uma ressalva: para pessoas com transtornos mentais em crise, ou seja, com os sintomas muito aflorados e em desequilíbrio, não é indicado participar de um programa de mindfulness.

O ideal é que o distúrbio esteja controlado e equilibrado para que uma pessoa com transtorno psicológico se beneficie do programa.

Se após ler esse texto, ainda ficar em dúvida se mindfulness é para você, sugiro que se faça as seguintes perguntas:

Quero ter mais qualidade de vida? Quero ter uma vida com mais sentido e consciência de mim mesmo? Quero mudar a minha relação com as situações que me causam estresse ou qualquer outro desconforto?

Se a resposta for sim, não há mais o que duvidar.

Vamos praticar?

Neste momento, se você estiver sentado, apenas leve a sua atenção para seus pés apoiados ao chão, sentindo a pressão no apoio, e depois, leve a atenção para os glúteos apoiados na cadeira.

Faça isso por alguns segundos e então, direcione a atenção para o ar entrando e saindo de suas narinas.

Ao fazer isso, se perceber que a mente divagou, se volte à sua respiração de forma gentil e continue a prestar atenção na sua respiração por mais alguns instantes.

Sílvia Cavalaro tem 7 anos de experiência como profissional de Comunicação e Marketing, e 9 anos de experiência na área de Desenvolvimento Humano. Coach especializada em Direcionamento e Desenvolvimento de Carreira, Consultora em parceria com Sher Consultoria e Treinamento, Analista Comportamental pela Universidade Quantum Assessment, Instrutora de Mindfulness pela UNIFESP atuando em parceria com Centro Paulista de Mindfulness. Formação acadêmica em Comunicação Social pela Universidade Paulista e especialização em Marketing de Serviços pela Fundação Armando Álvares Penteado. Criadora do Programa Carreira e Vida com foco em direcionamento de carreira. O programa é fundamentado em três pilares principais: Qualidade de Vida, Carreira com sentido/propósito e Clareza para escolhas conscientes e sustentáveis.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa