fbpx

Visão de Futuro

Você tem sonhado? Já se permitiu definir com clareza o lugar para onde está caminhando no seu dia a dia? Qual o seu destino na estrada da vida?

Você tem sonhado? Já se permitiu definir com clareza o lugar para onde está caminhando no seu dia a dia? Qual o seu destino na estrada da vida?

Tenho observado muitas pessoas que deixaram de sonhar. Envolvidas com a rotina de trabalho e família, vão gradativamente se afastando dos planos iniciais, desacreditando dos seus sonhos e em um curto espaço de tempo já não lembram parte ou até mesmo o todo do sonho que inicialmente as movia.

Percebendo este fenômeno na sociedade, não surpreendem as notícias do aumento significativo dos índices de doença mental e suicídios em todas as idades. As pessoas estão desistindo de viver, ou vivendo com a certeza de que a vida não é boa.

Mas afinal, qual a relação entre sonho e qualidade de vida e saúde mental?

Nossos sonhos são nossa visão de futuro. Eles nos ajudam a acreditar que a caminhada vale a pena. Sonhar gera motivação e nos tira de onde estamos. Alimenta o sentido de agir para alcançar nossos objetivos.

Quando abro mão deste recurso riquíssimo, eu roubo de mim meu melhor combustível. Facilmente passo a me envolver com sonhos e destinos de outras pessoas. Passo a viver de forma mecânica e no automático, sem um verdadeiro envolvimento com aquilo que estou construindo. Alguns chegam a descreditar os resultados alcançados, pois não lhe dão nenhum sentido de existir.

É vital voltarmos a sonhar enquanto sociedade. Fazermos planos de como alcançaremos estes sonhos, tornando-os a nossa realidade. Resgatando o protagonismo em nossas ações, nosso estilo de vida.

Você pode ter dúvidas sobre a importância de sonhar, especialmente se a falta de prática te trás sonhos muito variados e até superficiais. A dica que te dou é começar do zero. Brincar com os pequenos e mais simples sonhos e, a partir deles, exercitar sua habilidade de escolher.

Pois você deve escolher entre os seus vários sonhos, qual você vai alimentar. Em qual deles você investirá sua energia, traçando planos para torná-lo realidade.

Decida e comece. Amanhã você ficará muito feliz por ter começado hoje.

Sonhar é vida!

Sheila Berna Author
⚙️ Sheila Berna
Sheila Berna é Psicóloga pela USP, Especialista em Orientação de Carreira pela USP, Master Coach pela FEBRACIS, Consultora e Palestrante. Com mais de 12 anos de experiência em atendimento individual, há 5 anos trabalha desenvolvendo lideranças e equipes. Residente do Vale do Paraíba, atuou em diferentes projetos da região assim como em São Paulo e Rio de Janeiro. Empreteca, apoia o movimento dos Empretecos do Vale do Paraíba, contribuindo para a organização de eventos relevantes ao empreendedorismo da região.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa