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O olhar atento e a atitude como forma de fidelização

A cada ano, uma empresa perde pelo menos 10% de seus clientes. Para quem acha pouco, saiba que a conquista de novos clientes pode exigir cinco vezes mais investimento do que a manutenção deles.

A cada ano, uma empresa perde pelo menos 10% de seus clientes. Para quem acha pouco, vale dizer que a conquista de novos clientes pode exigir cinco vezes mais investimento do que a manutenção deles.

Um cliente satisfeito impacta 4 pessoas positivamente, porém um cliente insatisfeito, pelo menos, 11 pessoas. Isso sem contar o estrago que as redes sociais podem fazer numa marca dependendo da situação de insatisfação.

Estar em constante contato com o cliente com a finalidade de compreender seus anseios é fundamental. Os canais podem ser os mais diversos: pessoalmente, pesquisas de satisfação, NPS (Net Promoter Score), canais físicos e eletrônicos de feedback. O que a empresa puder proporcionar de canais de comunicação.

A acomodação ou a utilização de parâmetros próprios para intuir o que o cliente deseja é um dos maiores erros que um empreendedor possa cometer.

Ao mesmo tempo cuidar do time de linha de frente e backup é fundamental, pois não adianta cobrar um sorriso no rosto, atendimento primoroso se a pessoa não tem senso de pertencimento e não está engajada com o propósito da empresa.

Vejo empresas gastando um mundo em treinamentos, mas esquecem do básico: respeito, empatia e engajamento das equipes. O dia a dia nos mostra muitos sinais, tanto da equipe interna, como da satisfação do próprio cliente.

Estar aberto a feedbacks, tanto internos, como externos também é importante. Deixe de lado o sentimento de progenitor da empresa e pense como negócio. O feedback para o processo de melhoria contínua é de extrema importância, pois nos permite olhar possíveis falhas e ajustá-las.

E da mesma forma que recebeu o feedback, retorne ao cliente com a informação do que já foi feito em relação à sugestão. Ele se sentirá valorizado, ouvido e tenho certeza que será um passo para a fidelização.

Pós-Graduado em Tecnologia Assistiva pela Fundação Santo André. Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e Graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Extensão em Gestão de Diversidade pela PUC. Credenciado em Holomentoring, Coaching e Advice pelo Instituto Holos. Formação em Coaching Profissional pela Crescimentum. Formação em Facilitação Digital pela Crescimentum, Formação em RH e Mindset Ágil pela Crescimentum. Formado como analista DISC.Vivência de 30 anos na área de RH em empresas como Di Cicco., Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf, Mestra Segurança do Trabalho.Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE responsável pela estratégia e coordenação de equipe multidisciplinar especializada em temas como Diversidade, Liderança e Gestão, Vendas, Educação Financeira, Comunicação.Presidente e Fundador do Instituto Bússola Jovem, projeto social com foco em jovens em situação de vulnerabilidade social que tem por missão transformar vidas através da Educação, Empregabilidade, Orientação de Carreira e Saúde Mental.Colunista da plataforma de desenvolvimento Cloud Coaching. Coautor dos livros: Segredos do sucesso: da teoria ao topo. Gestão Humanizada de Pessoas. O Matuto Corporativo. Coordenador e coautor dos livros Diversidade em suas dimensões – Volume I, II e III. Professor de MBA da FIAP da disciplina de Diversidade, Equidade e Inclusão.
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