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O poder do feedback

Independentemente do tipo de retorno dado, o feedback sempre deve ser encarado como uma oportunidade para crescimento e jamais desprezado.

Segundo o dicionário Michaelis…

Feedback – Retorno da informação ou do processo; obtenção de resposta, realimentação retroalimentação

Eu incluiria no conceito “A maior oportunidade que uma empresa, prestador de serviço tem para compreender e conquistar seu cliente.”

Ocorre que nem todos valorizam ou pedem feedback para seus clientes. Sem contar aqueles que só aceitam feedbacks positivos e ficam bravos quando o cliente dá algum retorno negativo.

Independentemente do tipo de retorno dado, o feedback sempre deve ser encarado como uma oportunidade para crescimento e jamais desprezado.

Já vi depoimentos do tipo “Ah, mas foi somente um cliente que reclamou”. Não importa, toda opinião é válida e deve ser tratada. Até porque pesquisas demostram que apenas 5% dos clientes dão feedback aos seus clientes, então como saber se os outros 95% não pensam igual a este único cliente que teve a coragem de se posicionar?

Vale ressaltar que além dos clientes, a equipe também é fonte de feedback e quem está em campo percebendo as nuances do atendimento, sendo assim, criar canais de atendimento internos e externos são fundamentais.

Para que estes feedbacks sejam construtivos e qualificados é importante criar engajamento com a equipe, de forma que compreendam que fazem parte do contexto e pratiquem o empreendedorismo interno.

Tão importante quanto estar aberto a receber feedbacks internos e externos é preciso ser ágil para tratá-los. Tenha clareza de que áreas poderão agir em cada demanda e redirecione a solução acompanhando a conclusão da mesma. Feito isso, retome com o cliente para compreender o grau de satisfação após a tratativa.

Implantar procedimentos proativos para monitorar a saúde dos seus clientes é fundamental e uma tarefa constante. Quanto mais você entender seus clientes, suas necessidades e as formas como eles estão usando seu produto, mais se sentirão importantes e acolhidos e melhor você estará quando chegar a hora deles renovarem seu contrato ou comprarem novamente seu produto.

Pós-Graduado em Tecnologia Assistiva pela Fundação Santo André. Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e Graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Extensão em Gestão de Diversidade pela PUC. Credenciado em Holomentoring, Coaching e Advice pelo Instituto Holos. Formação em Coaching Profissional pela Crescimentum. Formação em Facilitação Digital pela Crescimentum, Formação em RH e Mindset Ágil pela Crescimentum. Formado como analista DISC.Vivência de 30 anos na área de RH em empresas como Di Cicco., Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf, Mestra Segurança do Trabalho.Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE responsável pela estratégia e coordenação de equipe multidisciplinar especializada em temas como Diversidade, Liderança e Gestão, Vendas, Educação Financeira, Comunicação.Presidente e Fundador do Instituto Bússola Jovem, projeto social com foco em jovens em situação de vulnerabilidade social que tem por missão transformar vidas através da Educação, Empregabilidade, Orientação de Carreira e Saúde Mental.Colunista da plataforma de desenvolvimento Cloud Coaching. Coautor dos livros: Segredos do sucesso: da teoria ao topo. Gestão Humanizada de Pessoas. O Matuto Corporativo. Coordenador e coautor dos livros Diversidade em suas dimensões – Volume I, II e III. Professor de MBA da FIAP da disciplina de Diversidade, Equidade e Inclusão.
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