fbpx

Qual a mensagem deixada pela Paralimpíada!

A Paralimpíada teve o poder de mostrar a capacidade de superação das pessoas com deficiência. Que possamos aprender com eles que nada é impossível quando se acredita e persevera num objetivo.

De 07 a 18 de setembro de 2016 foi realizada no Brasil a Paralimpíada, um evento que reuniu 163 países e 4359 atletas e que muitos apostavam no desastre da organização pelo cenário político e cultural do Brasil, do famoso “jeitinho brasileiro”.

Contrariando esta aposta, a Paralimpíada foi um sucesso e deixou um legado positivo para a inclusão de pessoas com deficiência. Muitos brasileiros puderam assistir ao espetáculo e vivenciar momentos mágicos de superação.

Apesar da meta de chegar ao Top 5 não ter sido alcançada, o 8º lugar com 72 medalhas, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze foi bastante significativo. Valendo ressaltar que o Brasil foi o 6º país com maior número de medalhas.

Os paratletas protagonizaram momentos emocionantes como o ouro da Bocha, o destaque da Natação e Atletismo como as modalidades que mais receberam medalhas.

Devemos parabenizar e nos curvar a estes verdadeiros guerreiros que mesmo diante das adversidades de suas vidas e falta de investimento e apoio mostraram a garra e o poder de superação que possuem.

Falta de apoio evidenciado pela atitude das emissoras de TVs de não transmitirem a abertura, jogos e encerramento nas TVs abertas que ocasionou vários protestos nas redes sociais.

A Paralimpíada teve o poder de mostrar às pessoas a capacidade de superação das pessoas com deficiência, surpreender o mais cético e insensível ser humano, gerar e disseminar o debate.

Que possamos aprender com eles que nada é impossível quando se acredita e persevera num objetivo.

Após todo este sucesso fica a expectativa que, assim como a Grã-Bretanha que intensificou o apoio aos atletas e paratletas após as Olimpíadas e Paralimpiadas de Londres nossos brasileiros também tenham mais apoio e investimento, afinal 4 anos passam muito rápido e Tóquio está aí. Que venha 2020!

Pós-Graduado em Tecnologia Assistiva pela FMABC/ ITS/ Fundação Don Carlo Gnocchi. Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e Graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Extensão em Gestão de Diversidade pela PUC. Credenciado em Holomentoring, Coaching e Advice pelo Instituto Holos. Formação em Coaching Profissional pela Crescimentum. Formação em Facilitação Digital pela Crescimentum, Formação em RH e Mindset Ágil pela Crescimentum. Formado como analista DISC. Vivência de 30 anos na área de RH em empresas como Di Cicco., Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf, Mestra Segurança do Trabalho. Presidente e Fundador do Instituto Bússola Jovem (2016 a 2025), projeto social com foco em jovens em situação de vulnerabilidade social que tem por missão transformar vidas através da Educação, Empregabilidade, Orientação de Carreira e Saúde Mental. Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE, empresa especializada em Implantação de Programas de Diversidade, Equidade e Inclusão que atua em 3 frentes: Processos, Ambiente e Pessoas por meio de projetos de consultorias especializadas, palestras, treinamentos e jogos corporativos. Professor do MBA de “Inteligência Artificial Aplicada a Gestão de Pessoas e Negócios” da Anhanguera Educacional, disciplinas de Diversidade e Inclusão e Segurança Psicológica. Professor do MBA da FIAP de Gestão Estratégica de Negócios da disciplina de Diversidade, Equidade e Inclusão. Coordenador do MBA Executivo de Diversidade Estratégica e Cultura Inclusiva na Anhanguera Educacional. Colunista da plataforma de desenvolvimento Cloud Coaching. Coautor dos livros: Segredos do sucesso: da teoria ao topo. Gestão Humanizada de Pessoas. O Matuto Corporativo. Coordenador e coautor dos livros Diversidade em suas dimensões – Volume I, II e III.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa