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Como engajar equipes com foco nos resultados!

A Motivação é um dos pilares do engajamento. O que motiva um pode não motivar o outro. Ninguém motiva ninguém, podemos no máximo despertar algo que motive a pessoa e a melhor forma de ser assertivo é conhecê-lo.

Um dos grandes dilemas de todo empresário é como obter o máximo de engajamento da equipe.

Para termos mais clareza é importante compreender alguns pontos:

  1. Que a motivação é um dos pilares do engajamento;
  2. Que a motivação é interna e inerente a cada indivíduo, ou seja, o que motiva um pode não motivar o outro. Ninguém motiva ninguém, podemos no máximo estimular ou despertar algo que motive a pessoa e a melhor forma de ser assertivo é conhecê-lo;
  3. Não existe receita mágica, o engajamento é resultado de um processo contínuo.

ALINHAMENTO DE VALORES

Baseado nesses 3 conceitos o primeiro passo é a empresa ter clareza e fidelidade aos seus objetivos, princípios e valores e contratar pessoas alinhadas a essas premissas.

LIDERANÇAS

O papel do líder é fundamental. Ter lideranças com foco em resultados e ações baseadas na gestão de pessoas é essencial. Apesar de óbvio é comum empresas apoiarem líderes tóxicos que demonstram competências na condução de processos e inabilidade na gestão de pessoas. O resultado deste perfil geralmente são colaboradores desmotivados com atuações meramente mecânicas.

Não há mais espaço para este tipo de profissional. O líder deve ser uma pessoa focada na gestão e desenvolvimento de pessoas com capacidade para conhecer cada membro da equipe, estimulá-los para a ação, extrair o máximo do potencial delas com foco nos resultados e reconhecer seus feitos.

PLANO DE CARREIRA

Não existe uma pessoa que ingressa numa empresa com o objetivo de se aposentar na mesma função, todos almejam algo a mais, assim, um plano de carreira estruturado que mostre com clareza a possibilidade de perspectiva profissional é essencial.

CAPACITAÇÃO

Capacitar os colaboradores além de influenciar a qualidade do trabalho, é um fator motivador importante, pois demonstra o quanto a empresa valoriza seus colaboradores. Esta percepção de valor é um diferencial no processo de engajamento.

Certamente há outros pontos importantes e particularidades de cada empresa, mas implementando estas ações já será um bom começo e um passo importante para o sucesso.

Pós-Graduado em Tecnologia Assistiva pela Fundação Santo André. Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e Graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Extensão em Gestão de Diversidade pela PUC. Credenciado em Holomentoring, Coaching e Advice pelo Instituto Holos. Formação em Coaching Profissional pela Crescimentum. Formação em Facilitação Digital pela Crescimentum, Formação em RH e Mindset Ágil pela Crescimentum. Formado como analista DISC.Vivência de 30 anos na área de RH em empresas como Di Cicco., Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf, Mestra Segurança do Trabalho.Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE responsável pela estratégia e coordenação de equipe multidisciplinar especializada em temas como Diversidade, Liderança e Gestão, Vendas, Educação Financeira, Comunicação.Presidente e Fundador do Instituto Bússola Jovem, projeto social com foco em jovens em situação de vulnerabilidade social que tem por missão transformar vidas através da Educação, Empregabilidade, Orientação de Carreira e Saúde Mental.Colunista da plataforma de desenvolvimento Cloud Coaching. Coautor dos livros: Segredos do sucesso: da teoria ao topo. Gestão Humanizada de Pessoas. O Matuto Corporativo. Coordenador e coautor dos livros Diversidade em suas dimensões – Volume I, II e III. Professor de MBA da FIAP da disciplina de Diversidade, Equidade e Inclusão.
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