fbpx

8 passos para se tornar um líder mais carismático

Quer se tornar um líder mais carismático? Coloque em prática agora mesmo essas 8 atitudes e aumente o seu magnetismo social!

líder carismático

8 passos para se tornar um líder mais carismático

No artigo anterior (veja aqui) nós falamos sobre 3 competências essenciais dos líderes extraordinários e eu convidei você, leitor, para então escolher comigo o tema do próximo mês com base em uma das 3 competências que destaquei no artigo de Outubro. Desse modo, o tema escolhido foi líder carismático.

Primeiro vamos entender o significado de extraordinário. Nesse contexto quer dizer raro, singular, autêntico, aquele que se distingue entre os indivíduos de uma mesma profissão. São várias as habilidades e competências dos líderes extraordinários e o carisma é uma delas.

Mas como é ser um líder carismático? Uma pessoa nasce assim ou é possível desenvolver habilidades para se tornar mais carismática de fato?

Um estudo realizado pelo professor de psicologia, Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire mostrou que o carisma é 50% inato e 50% treinado. Em outras palavras, qualquer um pode tomar atitudes para desenvolver seu magnetismo social. Por essa razão, nesta edição, eu compartilho com você algumas das atitudes mais importantes que podemos desenvolver para nos tornarmos carismáticos, a saber:

Magnetismo

Em  minha opinião essa é a habilidade que mais se destaca em um líder carismático. Isso porque ele é naturalmente magnético, leva sempre o seu brilho onde chega e contagia a todos. É uma pessoa de alma sedutora, que vai além das questões físicas ou externas de uma pessoa. E o seu olhar é assim diferente, transmite força, amor e luz.

Escuta

Além de encantar por seu magnetismo, o líder carismático é envolvente por sua forte habilidade de escuta. É como se realmente pudesse sentir como o outro se sente, tamanho o seu interesse, curiosidade e atenção no que ele está dizendo. Sua intenção ao ouvir é sempre tentar ajudar ou, no mínimo, fazer o outro se sentir bem ao perceber que está sendo ouvido.

Comunicação

O líder carismático é extremamente habilidoso na arte de se comunicar, sua fala é clara, objetiva e eloquente. Metáforas e contação de histórias fazem parte da sua repercussão na arte de se comunicar; sabe fazer pausas adequadas para sentir se o outro está conectado com o que ele está dizendo; usa o humor na medida certa; seu tom de voz é suave e firme ao mesmo tempo, não fala nem tão baixo, nem tão alto. Talvez a principal habilidade de um líder carismático que se comunica bem seja a força natural que ele transmite através do olhar e da sua fala espontânea e confiável.

Autoconfiança 

Procura reconhecer suas qualidades e as praticar em seu máximo potencial, reforçando suas crenças positivas sobre si mesmo. Quanto mais ele acredita em seu potencial, mais autoconfiante ele se torna.

Sem reconhecer suas forças um líder não se torna carismático e muito menos consegue  reconhecer as forças do outro.

Elogio

Um líder carismático procura sempre razões honestas para elogiar o outro. Reconhecimento é algo que todo mundo aprecia e se o motivo for verdadeiro, porque não deixar o outro saber que você aprecia algo nele? Mas é preciso tomar o cuidado para ser algo forçado ou feito de forma exagerada para não se tornar um bajulador ao invés de carismático.

Entrega

Sempre que alguém sai de sua presença, sente que ganhou algo. Sejam eles insights, estímulos para agir, confiança em si mesmo, alegria e disposição, coragem e por aí vai. Um líder carismático entrega algo de valor até quando não percebe que está entregando.

Memória

O líder carismático se esforça para memorizar o nome das pessoas e os repete sempre que tem a oportunidade. Ele lembra de um episódio que você contou para ele há meses ou em seu último encontro. E é capaz de iniciar uma conversa com você do ponto de onde parou. Lembrar seu aniversário talvez não seja o mais importante de fato. Mas saber se já saiu o resultado daquela prova importante que você disse há um mês que fez, com certeza ele se lembrará.

Vulnerabilidades

Quando sente que isso fará diferença, ele compartilha suas próprias experiências, expõe suas vulnerabilidades e como fez para resolvê-las, sempre no intuito de te ajudar. O líder carismático evita reclamar, mas fazer de suas vulnerabilidades, oportunidades para a sua evolução.

Tornar-se carismático pode levar tempo, mas vale a pena exercitar. Porque é somente assim que poderemos desenvolver esta habilidade tão importante para exercermos com excelência a arte de liderar. Preocupe-se em ser verdadeiro e deixe que o tempo se encarregue do restante.

Gostou do artigo sobre os 8 passos para se tornar um líder mais carismático? Quer saber mais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Um forte abraço e até a próxima edição.!

Shirley Brandão
https://shirleybrandao.com.br/

Confira também: 3 competências essenciais dos líderes extraordinários para você se inspirar

 

Shirley Brandão acumulou mais de cem mil horas exercendo cargos de alta liderança ao longo de seus 31 anos de experiência. É administradora; Especialista em Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey, Pós-graduada em Coaching, Liderança e Consultoria pela Organização Condor Blanco/Chile; Master Coach. Desenvolve programas personalizados para líderes utilizando técnicas de Coaching e Mentoring. É sócia-fundadora do Grupo Vivencial Eu Pleno – Terapia e Coaching Vibracional (Brasil/Atacama/Capadócia); Criadora do workshop online Viva Sua Melhor Versão; Facilitadora Internacional do Método Heal Your Life de Louise Hay; É sócia-fundadora do Workshop Outdoor Vivencial A Jornada do Propósito; Conferencista Internacional já tendo ministrado palestras em Londres e Nova York. Certificada MBTI Step I e II. Escritora, autora do livro O Caminho de Shanti – O Perdão Muda Tudo, Editora Hércules. Membro Honorífico da AILB – Academia Internacional de Literatura Brasileira ocupando a cadeira de número 183. Shirley atribui sua ascendência profissional à sua forte paixão pelo desenvolvimento humano. Seu propósito de vida é fazer as pessoas acreditarem que podem voar e assim fazê-lo à altura de seus sonhos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa