8 dicas para produção de vídeos quase hollywoodianos

Você já parou para pensar como a produção de vídeo para internet cresceu ultimamente? Juntamos aqui algumas dicas simples que podem te ajudar a produzir vídeos incríveis!

350
350

Você já parou para pensar como a produção de vídeo para internet cresceu ultimamente?

Em Lisboa eu tive a oportunidade de conversar com o maior especialista de marketing da Europa, e sabe o que ele falou? Que VÍDEOS são o futuro do marketing. Que quem não fizer vídeos ficará para trás. O vídeo tem o poder de gerar uma conexão profunda entre você e seu cliente, sem que vocês precisem estar juntos fisicamente. Já parou para pensar nisso? O vídeo é a mais poderosa ferramenta para você melhorar o RELACIONAMENTO com seus clientes.

Mas eu sei que muitas pessoas não gostam de gravar vídeos, ou acham que precisam dos melhores equipamentos para isso. Se esse for o seu caso, eu recomendo que você comece a gravar seus vídeos utilizando apenas o seu celular, que tal?

Os atuais smartphones podem ser extraordinários para quem gosta de aliar praticidade e qualidade de imagem. Resolução 4K, estabilização de imagem e HDR são recursos que permitem a gravação de vídeos quase hollywoodianos usando apenas o dispositivo portátil. No entanto, na maior parte das vezes, o que faz um vídeo ser bom de verdade é a pessoa diante da câmera e o CONTEÚDO que ela tem para falar, e não as ferramentas do aparelho. Para mostrar isso, juntamos aqui algumas dicas simples que podem te ajudar a aproveitar ao máximo o seu smartphone e produzir vídeos incríveis.

1. Limpe a lente

Por mais boba que essa dica possa parecer, faça! Você vai ficar impressionado ao descobrir o quanto de sujeira e gordura podem estar acumulados na lente da câmera do seu smartphone. Use um pano macio e seco ou um lenço de papel e veja a diferença.

2. Fique atento ao áudio

A baixa qualidade de um áudio pode ser a ruína de um bom vídeo; e o fato do seu aparelho conseguir captar bem o som em um ambiente silencioso não significa que o mesmo irá acontecer em ambientes abertos e barulhentos.

Sempre que você for gravar seus vídeos de conteúdo, evite ao máximo os ruídos ambientes — como vento, por exemplo. Além disso, esteja sempre atento para não cobrir o microfone do smartphone na hora de gravar um vídeo. O ideal é usar um microfone de lapela, mas se você não tiver um, use aquele do seu fone de ouvido mesmo!

3. Filme na horizontal

Segundo dados do YouTube, 75% dos usuários utilizam o smartphone para assistir aos vídeos online, então para uma melhor qualidade de visualização nesta plataforma, mantenha o seu smartphone na horizontal enquanto grava. Filmar com o telefone na posição vertical só ficam bons para o Instagram ou IGTV, mas assim que você publica seu vídeo para qualquer outro lugar, o resultado é uma imagem no meio da tela com faixas pretas em ambos os lados e com tamanho menor.

Quando estiver com o aparelho na orientação paisagem, encontre um nível para o quadro, que pode ser a linha do topo de um prédio ou de uma casa, o horizonte ou qualquer cobertura que fique parada. Sabemos que o conteúdo é o mais importante, mas não deixar as pessoas enjoadas com a câmera se movimentando, torna seu vídeo muito mais agradável.

4. Use as duas mãos

Essa dica é principalmente para quem vai ter ajuda de outra pessoa para fazer a gravação. Manter os cotovelos junto a lateral do seu corpo deixa a imagem ainda mais estável. Ter os pés bem firmes ao chão em local plano resultam em melhores imagens. Isso ajuda a evitar solavancos nos vídeos, ainda que não elimine pequenos movimentos involuntários ou mãos trêmulas.

5. Utilize a regra dos terços

A regra dos terços consiste basicamente em entender que a tela do telefone deve ser dividida em três partes iguais na horizontal e três partes iguais na vertical formando um total de nove quadrados. O quadrado central é a parte mais importante e destacada da tela e é nesta parte onde deve ficar o seu rosto no vídeo.

A maioria dos smartphones possuem, no próprio aplicativo da câmera ativar as grades de enquadramento, mas nem sempre funciona em modo de vídeo. Se esse for o caso do seu aparelho, deixe o aparelho parado no “tripé” (seja ele qual for), passe para a opção “foto” e veja onde é o seu melhor enquadramento para o vídeo. Isso dá uma melhor noção do espaço em geral.

6. Use a luz a seu favor

Um dos itens mais importantes na hora de fazer um vídeo é uma boa iluminação; e ela pode ser sua amiga ou inimiga durante a filmagem. É preciso saber trabalhar com a luz disponível e usá-la a seu favor. Ao ar livre, por exemplo, tente não ficar contra o sol, pois isso deixa o seu rosto sem claridade natural e as pessoas não vão conseguir te ver perfeitamente. O sol diretamente no rosto não é o ideal pois você gravará de olhos fechados na maior parte do tempo.

7. Acessórios amigos

Até aqui, falamos apenas do seu smartphone e você, porém o atual mercado possui uma infinidade de acessórios que são capazes de transformar seus vídeos e deixá-los ainda melhores. Alguns até já foram citados “de passagem” como o tripé e o microfone de lapela, e ainda podemos citar: filtros analógicos, lentes acopláveis, estabilizadores motorizados, etc.

8. Edição

Editar seus vídeos pode parecer algo extremamente complicado quando visto a primeira vez, mas com um bom roteiro em mãos e domínio do conteúdo, pode ser preciso apenas fazer pequenos cortes no início ou no final da gravação, e você já terá um bom resultado para sua divulgação.

Os atuais smartphones já vêm com um aplicativo no qual é permitido fazer essas pequenas edições, e se esse não for o caso do seu telefone, há diversos aplicativos que podem ser baixados gratuitamente para a edição de vídeo e que vão dar mais qualidade à sua gravação. Agora coloque essas dicas em prática e boas gravações!!!

Um forte abraço e BOAS REALIZAÇÕES.

Paula Quaiser

Paula Quaiser é graduada e pós-graduada em Marketing. Master Coach e Canvas, certificada nacional e internacionalmente. Idealizadora do método Canvas Coaching. Eterna viajante e nômade digital. Palestrante internacional, em mais de 10 cidades pelo mundo. Indicada ao prêmio Bid-Star Awards 2018 (Genebra, Suíça) em qualidade de inovação. Coautora dos livros: “Business Model Teams” e “O Fator-E: O empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas”.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...