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7 Pontos Principais para a Jornada de Experiência do Colaborador

O quanto sua empresa e área de People está engajada com a jornada da experiência o colaborador? Confira os 7 principais pontos para apoiar você e sua empresa.

7 Pontos Principais para a Jornada de Experiência do Colaborador

7 Pontos Principais para a Jornada de Experiência do Colaborador

Uma pesquisa da Gallup aponta que 85% dos colaboradores não estão engajados ou então estão ativamente desengajados de seus empregos. Por outro lado, outra pesquisa da Global Force relata que colaboradores engajados geram mais inovação, satisfação do cliente, retorno sobre vendas e 25% mais lucros.

Então eu te pergunto: O quanto sua empresa e área de People está engajada com a jornada do colaborador?

O colaborador é seu principal cliente, já que com engajamento e encantamento, ele se torna um defensor de sua marca. Então te pergunto outra vez: qual a sua proposta de valor? Ela se preocupa, de fato, com quem está internamente construindo o seu negócio? Ou apenas olha para seus clientes?

Para reforçar Cultura, Propósito e Marca você precisa desenhar ações refletindo em toda a jornada. Abaixo os principais pontos para te apoiar, a saber:

1 – Atração

Como você recruta talentos e um time que você vai desenvolver e crescer contigo? Já parou para pensar como anda sua marca empregadora? Quais as ferramentas você utiliza, de fato, para captação e demonstrar o seu propósito?

2 – Contratação

Como é a sua jornada de contratação? Você deixa o processo de forma transparente e com clareza? Nesse sentido, um ponto básico: você dá feedback sobre o processo seletivo e prepara as suas lideranças para entrevistas?

3 – Onboarding

De que maneira você apresenta cultura, rituais e valores da empresa? Você tem uma jornada de integração pensando no engajamento, aprendizado, desafio e processos? Após esse primeiro contato com a cultura, como então a pessoa absorve conhecimento e as ferramentas de trabalho? A pessoa sabe, de fato, o que é esperado dela? Qual a conexão do trabalho com o propósito, trazendo sentido no dia a dia?

4- Engajamento

Propósito e estratégia. Existem ferramentas para medir engajamento na sua empresa? Como a liderança gera rituais no dia a dia, além de uma reunião mensal, para reforçar pertencimento? Quais as métricas para avaliar o andamento da cultura?

5 – Performance

Na execução das atividades, existe clareza e metas assertivas? Como você garante performance e mede através de indicadores? Existe alguma avaliação de projetos, desafios nos ciclos da estratégia?

6 – Desenvolvimento

Como sua empresa promove o crescimento e preparo dos colaboradores para o dia a dia do negócio? Existem programas para desenvolver, por exemplo, soft skills, liderança, inovação?

7 – Saída

Como é a experiência de saída desse colaborador? Você troca buscando melhorias?

Essa jornada parece óbvia, mas muitas empresas colocam foco apenas na performance e assim se esquecem que a cultura é construída no dia a dia. Esse é um papel não apenas do time de People, mas de liderança e todos os colaboradores.

Para começar, escute os colaboradores, faça essa construção em conjunto. Dessa forma, se gera corresponsabilidade e engajamento.

As empresas são feitas por pessoas e negócios também. Coloque o seu colaborador no centro e assim você verá os resultados impressionantes junto aos seus clientes. O valor percebido é de dentro para fora. Fica a dica.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como desenhar a jornada da experiência do colaborador? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ouvir.

Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/

Confira também: Síndrome do Impostor: Dê um basta e Reconheça seu Valor!

 

Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
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